PS Vita: modelos e melhores jogos

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Vale a pena comprar um PS Vita? O portátil da Sony pode ter sido um fracasso comercial, mas continua a manter um público engajado quase uma década após seu lançamento japonês original. Então, como é jogar um PS Vita hoje em dia? Há algum jogo PS Vita que valha a pena prestar atenção? E o console é econômico à medida que se aproxima do status retrô?

Como parte deste guia PS Vita, analisaremos todos os aspectos de jogar com o portátil em 2021 e além, incluindo disponibilidade de hardware, preços dos jogos e muito mais.

PS Vita: vale a pena?

Apesar de suas vendas insignificantes, o PS Vita sempre foi uma peça de hardware geralmente bem considerada. Ao contrário de outras falhas no console, geralmente é aceito que o segundo computador de mão da Sony foi o “dispositivo certo liberado na hora errada”.

Leia também

Ou seja, suas deficiências comerciais giravam amplamente em torno da transição para jogos de smartphones e as limitações de sua biblioteca de software, em vez de qualquer problema inerente ao próprio sistema.

Considerando que foi lançado originalmente em dezembro de 2011 no Japão, o sistema não parece tão datado quanto sua idade pode sugerir. A tela OLED do modelo PS Vita 1000 original continua a deslumbrar até certo ponto, embora seja obviamente muito menos impressionante em uma era de exibições de retina e televisores UHD em 4K. Dito isto, a unidade ainda é relativamente confortável de manter, geralmente tem uma sensação premium e possui um dos melhores D-Pads que a Sony já projetou.

Ao contrário de outros consoles herdados, como o PlayStation 3, o PS Vita também manteve sua velocidade original, o que significa que navegar na interface do usuário e inicializar os jogos é uma experiência relativamente rápida e sem esforço.

As atualizações recentes de software se concentraram amplamente na fixação de hacks, mas o PS Vita ainda pode se conectar à rede PlayStation e acessar a loja PS, embora o suporte para elas tenha sido amplamente abandonado pelo detentor da plataforma e aplicativos pré-instalados como quase não funcionem mais .

PS Vita: e quanto aos jogos?

Os jogos do PS Vita geralmente ainda são muito agradáveis, embora você precise explicar um pouco a idade do hardware. Títulos como Uncharted: Golden Abyss, que eram feitos técnicos no lançamento há quase uma década, agora parecem datados em comparação com os esforços disponíveis no Nintendo Switch. Isso é esperado para um hardware tão antigo, é claro.

No entanto, o sistema ainda é um ótimo lugar para desfrutar de títulos indie de menor escala, como Rogue Legacy e Spelunky. Com a tela nítida da unidade e os ótimos controles, muitas experiências de rolagem lateral ainda são mais apreciadas no PS Vita, em oposição ao PS4-embora a maioria tenha sido portada para o mais contemporâneo Nintendo Switch.

Existem algumas ótimos ports de PS2 que também parecem em casa no PS Vita: Persona 4 Golden, Final Fantasy X HD e Metal Gear Solid HD Collection se encaixam extremamente bem no formato, com muito poucos compromissos. E títulos exclusivos como Freedom Wars, Tearway e Soul Sacrifice Delta também valem a pena jogar no dispositivo.

Modelos de Ps Vita

O PS Vita teve 2 modelos, ambos excelentes para sua diversão e jogatinas. (Imagem: Sony)

PS Store no PS Vita

A loja PS ainda está aberta e operacional no PS Vita. Na verdade, uma vez que a Sony revisou sua loja baseada em navegador antes do lançamento do PS5, é a única maneira de comprar software digital para o sistema. Infelizmente, enquanto a loja PS permanece disponível, grande parte de sua funcionalidade está meio parada: ela não foi atualizada adequadamente em meses nos anos.

Isso significa que novos lançamentos de software – e ocasionalmente existem alguns deles – não estão mais listados na loja PS; Você precisará encontrá-los manualmente usando o utilitário de pesquisa. Da mesma forma, você encontrará muitos problemas, como imagens quebradas e logotipos ausentes. A maioria dos jogos não exibe mais capturas de tela e navegar na biblioteca de jogos pode ser uma enorme dor de cabeça.

Os downloads do Wi-Fi são bastante lentos, amplamente acelerados pelas taxas de hardware e transferência. Talvez a maior desvantagem de todos, no entanto, seja que a Sony não descontenta os jogos do PS Vita, o que significa que você precisará de valor total para cópias digitais de grande parte da biblioteca de software do console. Considerando que os preços físicos também estão aumentando à medida que o hardware envelhece, não é o console mais econômico  hoje em dia.

Interface de usuário do PS Vita

Quer você goste ou não do design de “Bubbles” do PS Vita, a interface do usuário funciona bem em 2021 e não foi arruinada por uma década de atualizações de firmware – ao contrário, por exemplo, o PS3. Navegar no console ainda é extremamente rápido, há toneladas de configurações e alternativas para ajustar, e a organização também é bastante decente.

Obviamente, todas as desvantagens do dispositivo permanecem, como a maneira pela qual as defesas estão vinculadas a aplicativos de jogo. Você descobrirá que alguns recursos não funcionam mais: perto de ter sido desativado, o YouTube foi desativado e o Twitter não foi atualizado. Apesar disso, o navegador da web ainda é apenas utilizável, e outros aplicativos como o calendário ainda funcionam também.

Vale a pena enfatizar que, embora o jogo remoto esteja disponível para consoles PS4, você não pode usar o jogo remoto com um PS5, que é uma desvantagem frustrante, mas não é surpreendente, dada a idade do computador de mão. Você também descobrirá que coisas como listas de amigos e mensagens, embora tecnicamente ainda funcionais, nem sempre funcionam exatamente como pretendidas.

PS Vita é barato, mas usado

A Sony interrompeu tecnicamente o PS Vita em 2019, por isso é improvável que você possa obter uma nova unidade, embora tenhamos certeza de que existem alguns sistemas novos por aí. É mais provável que você esteja comprando a segunda mão portátil de um revendedor. Como tal, o preço girará amplamente em torno do modelo e sua condição.

Você deseja prestar atenção se o vendedor inclui um cartão de memória PS Vita, pois eles são proprietários e essenciais. Você pode pegar um cartão de memória de 4 GB, mas provavelmente deseja mais espaço.

Recomendamos tentar obter um cartão de memória de 32 GB de preços razoáveis, e ele deve fornecer flexibilidade mais do que suficiente, com o tamanho médio dos jogos PS Vita se estabelecendo em torno da marca de 1 GB.

Os jogos podem ser obtidos em mídias físicas com vários preços diferentes. Voc~e pesquisando, poderá encontrar diversos modelos para atender suas necessidades.

Modelos de PS Vita

Existem dois tipos de PS Vita com pequenas diferenças: o PS Vita 1000 e o PS Vita 2000. Você também pode ver o PS Vita 2000 referido como PS Vita Slim, pois é um pouco menor e mais elegante que o seu equivalente original. No geral, existem muito poucas diferenças entre os dois dispositivos, embora o PS Vita 2000 não tenha a tela OLED do original, o que significa que o contraste é mais pobre em geral.

Dependendo do preço, recomendamos que você opte pelo PS Vita 1000, embora o PS Vita 2000 também seja uma opção perfeitamente adequada. Vale a pena notar que havia uma versão 3G do PS Vita 1000 também, mas recomendamos pular este, a menos que você o encontre como parte de um bom negócio, pois é mais pesado que o modelo Wi-Fi padrão e muitos dos recursos da rede foram descontinuados agora.

PS Vita: vão ter jogos novos?

Se você planeja comprar um PS Vita, quase certamente estará olhando para o catálogo de software nas costas. Dito isto, apesar do sistema ter sido descontinuado em 2019, ainda existem novos jogos PS Vita no horizonte. Estes estão sendo desenvolvidos principalmente por equipes indie menores, embora ocasionalmente haja novos títulos lançados no Japão também.

Muitos desses títulos são lançados com muito pouca fanfarra e precisam ser pesquisados na PS Store para encontrá-los.

Empresas como a Play-Asia também publicam regularmente edição limitada, cópias físicas dos títulos de nicho PS Vita, tornando-o um formato divertido para colecionadores.

PS Vita: Vale a pena comprar?

O PS Vita tem, contra todas as probabilidades, ficou bem no teste do tempo. Embora nunca tenha montado um catálogo particularmente grande de títulos de tendão, ele sempre se destaca como um sistema para lançamentos independentes e jogos menores. Isso permanece verdadeiro até hoje, onde muitos jogos são mais apreciados no portátil quando comparados ao seu irmão maior, o PS4.

Dito isto, há algumas coisas a serem lembradas antes de comprar um PS Vita em 2021: os preços do software geralmente são bastante altos, estejam comprando edições limitadas para lançamentos mais recentes, cópias usadas de jogos de alto perfil ou mesmo digitais da PS Store. Você também deve considerar os custos do cartão de memória, que podem se destacar, dependendo da quantidade de espaço que você deseja.

O dispositivo em si, no entanto, apesar de várias de suas características sendo desativadas, permanece elegante e agradável; Ao contrário do PS3, ele também manteve sua facilidade de uso e capacidade de resposta. A história sempre será desagradável para o PS Vita, mereceu mais – mas isso não significa que você não pode se entregar ao que ele tem a oferecer, mesmo que você precise pagar um pouco pelo nariz pelo privilégio.

O que acham do PS Vita? Vocês teriam um ou já aproveitam os jogos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário