O que são jogos FPS?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Desde Wolfenstein 3D da id Software, o avô dos jogos de tiro em primeira pessoa, o gênero FPS evoluiu bastante. O FPS é um dos gêneros de jogos mais conhecidos, ostensivamente colocando você diretamente no jogo, conforme você vê (e atira) no mundo digital através dos olhos do personagem. Embora tecnicamente não seja o primeiro de seu tipo, Wolfenstein 3D foi certamente o primeiro a ganhar força real. Também foi o precursor do jogo FPS que mudou tudo: Doom de 1993.

O Doom foi melhor do que seu antecessor, mas ambos valem a pena e são fáceis de encontrar gratuitamente na Internet. Eles são as fontes primárias dos jogos, um sinal de quanto as coisas mudaram – ou não.

Leia também

O que são jogos de FPS?

FPS é uma sigla para First Person Shooter ou Atirador em Primeira Pessoa. Este é um tipo de videogame cuja jogabilidade envolve atirar em inimigos e outros alvos e no qual o jogador vê a ação como se fosse através dos olhos do personagem que está controlando. FPS também pode significar Frames Per Second ou Quadros Por Segundo, usado para indicar a “fluidez” de um jogo. Portanto, não confunda.

No FPS moderno, ainda há uma arma flutuando na frente da câmera, embora agora esteja relegada para o lado direito da tela. Normalmente, há uma mão digital segurando a arma. Às vezes você tem pés. Às vezes você reflete em espelhos e água; outras vezes, você é apenas uma câmera flutuante que sangra.

Algumas pessoas preferem FPS baseado em história, outros preferem o multiplayer. Por anos, o último foi calçado em todos os jogos focados em narrativas apenas para enchê-los de conteúdo. Esses modos eram frequentemente brandos e certamente não faziam nada para quebrar o domínio do Call of Duty, Battlefield e Halo. Halo, a rocha sobre a qual o império do Xbox foi construído, causou um impacto especial, provando que os atiradores de console eram um gênero viável. O GoldenEye 007 do Nintendo 64 foi um sucesso, um dos quais muitos de nós temos boas lembranças, mas Halo foi a verdadeira virada de jogo. Com Halo 2, os atiradores de console ficaram online. O mundo nunca olhou para trás.

Jogos FPS multiplayer ou solo?

Dentro do mundo dos FPS, tem muita coisa diferente. O gênero já teve muitas mudanças, atualizações, e atende aos mais diversos gostos e estilos. Para alguém que deseja entrar no FPS, você precisa fazer duas perguntas. A primeira: você quer jogar sozinho ou está procurando uma experiência multijogador? Para alguém que é novo no gênero, faria sentido molhar os pés em algumas campanhas para um jogador. Algumas das pessoas que você encontrará online têm feito isso literalmente durante anos no jogo, e elas irão destruir você e arruinar as experiências multijogador para sempre.

A segunda pergunta pode ser mais importante, mas, por motivos que entraremos em breve, é parcialmente definida por sua resposta anterior: você quer jogar em um console ou em um PC?

Por anos, essa pergunta nem valeu a pena. Era PC, obviamente. No entanto, nas últimas gerações, os consoles se tornaram uma alternativa genuína para o gênero FPS.

Se você tem um Xbox ou um PlayStation 4, a resposta é fácil: você provavelmente deve ficar com essas plataformas. Os videogames da Nintendo são ótimos e com sorte terão alguns bons FPS, mas é um tipo diferente de console com considerações diferentes.

Jogos FPS e sua definição

Jogos de tiro em primeira pessoa são um estilo altamente popular e muito competitivo. (Imagem: PCGamesN)

Estilo de jogo de tiro em primeira pessoa: teclado e mouse ou controle?

Se você não tem um console, ou tem um console e um PC razoavelmente competente, então é um pouco mais complicado. O jogo de tiro em primeira pessoa foi projetado para a combinação de mouse e teclado e ainda é a melhor maneira de jogar um. Isso contrasta com os jogos de tiro em terceira pessoa (TPS ou Third Person Shooter), como Uncharted ou Gears of War, onde você controla um personagem na tela, mirando e atirando por cima do ombro em vez de através dos olhos.

Este gênero tem suas raízes nos jogos de console, e o estilo de jogo foi desenvolvido com um controlador em mente. Sempre preferi jogar TPS com um controle, embora alguns pensem que sou louco por isso (eles estão errados; eu sou louco por outros motivos). Para jogos de tiro em primeira pessoa, geralmente estou bem jogando a campanha com um controle, porque não estou tão preocupado com velocidade e precisão. Porém, isso depende do jogo, já que algo como os jogos da série DOOM são melhor jogados com um mouse e teclado.

Isso é provavelmente melhor exemplificado pela existência do Aim Assist ou Auxiliar de Mira. Por causa das limitações inerentes de um stick analógico em comparação com um cursor de mouse, os desenvolvedores de jogos adicionaram um recurso que ajuda seu retículo a “grudar” em um inimigo, tornando mais fácil acertá-lo, principalmente em movimento. Isso torna o controlador muito mais utilizável para uma jogabilidade rápida, mas é o resultado da incapacidade do sistema de combinar. Essa tecnologia não existe ao usar um mouse, porque não precisa haver.

Em um teclado, o movimento do personagem é centrado em WASD. W move você para frente, A para a esquerda, S para trás, D para a direita. Um stick analógico parece um pouco mais natural, mas a natureza digital (em oposição ao analógico) dos controles WASD significa que você tem um nível extra de velocidade ao controlar seus movimentos. Em vez de mover fisicamente um stick analógico de um lado para o outro, você simplesmente solta uma tecla e pressiona outra. Enquanto você tenta abrir caminho através de uma saraivada de balas, esses segundos podem fazer toda a diferença.

Controladores de última geração tentam superar algumas das limitações dos controladores adicionando opções de entrada extras e a capacidade de ajustar botões, gatilhos, manípulos, etc., ao seu gosto. Isso pode lhe dar uma vantagem em certos cenários (sniping é mais fácil quando se usa as varas analógicas mais longas incluídas com o controle do Xbox Elite), mas isso é algo que você terá que decidir por si mesmo.

Jogando online, você descobrirá que os atiradores de console têm um ritmo muito mais lento, em grande parte por causa das coisas que falamos antes. Ir de uma partida multijogador de um jogo em um PlayStation para o mesmo em um PC pode ser como jogar um jogo totalmente diferente.

FPS no console ou PC?

Mas há outro fator a considerar: sua configuração. Morando em um apartamento, você pode estar confinado a um espaço bastante pequeno. Portanto, sua mesa e o monitor do computador podem ficar lado a lado com um centro de entretenimento. Isso significa que é possível conectar seu computador à sua TV, o que pode ser melhor do que jogar no monitor.

No entanto, quando estou nesta configuração, sou forçado a usar um controlador. Observe que os controladores do Xbox funcionam com o computador Windows pronto para uso. É um ótimo controlador, então, quer você vá de alta tecnologia ou apenas obtenha o normal, você está pronto. O suporte para DualShock é menos consistente, embora existam maneiras de contornar isso e ele realmente seja um controlador excelente também.

Mas existem outros jogos em que um controlador simplesmente não é bom o suficiente. Pode ser porque o jogo requer extrema velocidade e precisão, ou porque faz uso pesado do teclado (um gamepad tem 20 botões; um teclado tem quatro ou cinco vezes isso). Quando você estiver procurando jogar um FPS, é melhor usar um mouse e teclado todas as vezes. Essas ocasiões, porém, foram ficando cada vez mais raras com o passar dos anos.

Um PC oferece mais flexibilidade: você pode jogar com mais métodos de controle; existem todos os tipos de atiradores interessantes que nunca verão um lançamento de console; se o seu hardware estiver bom, seus jogos parecerão muito melhores. Mas, se você ficar feliz em ignorar os problemas e só quiser filmar algumas coisas de uma perspectiva em primeira pessoa, um console pode lhe dar uma ótima experiência FPS.

Qual o melhor FPS?

O FPS mudou muito nos últimos anos, mas você pode traçar a linha do Doom de 1993 até o DOOM de 2016, ou Overwatch ou Titanfall 2 ou Superhot ou qualquer um dos outros jogos FPS modernos incríveis por aí. Toda essa história gerou experiências verdadeiramente brilhantes, e agora é um excelente momento para um recém-chegado entrar na briga. Existem mais opções do que nunca para entrar em jogos de tiro em primeira pessoa, e é provável que você se divirta independentemente do caminho que decidir ir.

Para começar bem, a lista de jogos abaixo reúne alguns dos melhores FPS de todos os tempos:

Doom

Destiny

Call of Duty

Battlefield

Half-Life

Counter-Strike

Halo

Tom Clancy’s Rainbow Six

Titanfall

Apex Legends

Superhot

Metro

Overwatch

Wolfenstein

PlayerUnknown’s Battlegrounds

Borderlands

F.E.A.R.

Team Fortress

Bioshock

Left 4 Dead

Cada um desses jogos tem estilos diferentes, jogabilidades diferentes, e histórias que podem cativar os mais doversos jogadores.

Quais seus jogos FPS favoritos? Gostaram de alguns dos jogos que colocamos na lista? Quais outros vocês gostam?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário