Wi-Fi 802.11 a/b/e/g/n/r/ac/ad. Afinal, o que significa isso?
Você já deve ter se perguntado o que significam aqueles números e letras depois da especificação das redes wireless. Temos os números 802.11 e as letras a/b/g/n/ac/ad. E agora, você vai entender o que cada um deles significa.
O padrão 802.11 e 802.11 x (sendo x uma letra)
802.11 e 802.11 x referem-se a uma família de especificações desenvolvidas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para a tecnologia Wireless LAN (WLAN/Rede Sem-Fio). 802.11 especifica uma interface entre um cliente sem fio e uma estação base ou entre dois clientes sem fio. O IEEE aceitou a especificação em 1997.
Leia também
- O que fazer se a rede WiFi não aparece no computador?
- Fone de ouvido bluetooth ou com fio? Qual o melhor?
A família 802.11
Existem várias especificações da família 802.11, sendo que novas estão em constante desenvolvimento para se adequar às mais recentes demandas tecnológicas e melhorar o acesso às redes sem fio.
802.11
Aplica-se a redes sem fio e fornece uma ou transmissão de 2 Mbps na banda de 2,4 GHz usando frequency hopping spread spectrum (FHSS) ou espalhamento espectral de sequência direta (direct sequence spread spectrum/DSSS).
802.11 a
Uma extensão da 802.11 aplicável a LANs sem fios e proporciona até 54 Mbps na banda de 5GHz. 802.11 a usa um esquema de codificação Orthogonal Frequency Division Multiplexing ao invés de FHSS ou DSSS.
802.11 b (também conhecido como 802.11 High Rate ou Wi-Fi)
Uma extensão do 802.11 que se aplica a LANs sem fios e proporciona uma transmissão de 11 Mbps na faixa de 2,4 GHz. 802.11 b usa somente DSSS. 802.11 b foi a ratificação 1999 para o padrão 802.11 original, permitindo a funcionalidade sem fio comparável a Ethernet (conexão por cabos).
802.11 e
Um projeto de padrão sem fio que define a qualidade do serviço de suporte (QoS) para LANs, e é um acessório para a LAN sem-fio (WLAN) em especificações 802.11 a e 802.11 b. 802.11 e agrega recursos de QoS e suporte multimídia para o IEEE 802.11 b e padrões wireless IEEE 802.11 a existentes, mantendo a compatibilidade total com estas normas.
802.11 g
Aplica-se a redes sem fio e é usado para a transmissão em distâncias curtas de até 54 Mbps nas bandas de 2.4 GHz.
802.11 n
Aparelhos no padrão 802.11 n se constroem acima dos padrões 802.11 anteriores adicionando multiple-input multiple-output (MIMO). O transmissor adicional e antenas do receptor permitem o aumento de transferência de dados através da escala de multiplexação e aumento do espaço, explorando a diversidade espacial através de esquemas como a codificação Alamouti. A velocidade real seria de 100 Mbit/s, até 4-5 vezes mais rápido do que o 802.11 g.
802.11 ac
Entrega taxas de 433Mbps por fluxo espacial, ou 1.3Gbps em um design de três antenas. A especificação 802.11 ac opera somente na faixa de freqüência de 5 GHz e oferece suporte para canais mais amplos (80MHz e 160MHz) e capacidades beamforming por padrão para ajudar a alcançar uma velocidade sem fio mais elevada.
802.11 ad
É uma especificação sem fio em desenvolvimento que irá operar na banda de frequência de 60 GHz e oferecer taxas de transferência muito superiores às especificações 802.11 anteriores, com uma taxa de transferência máxima teórica de até 7 Gbps (Gigabits por segundo).
802.11 r
Também chamado de Fast Basic Service Set (BSS) , suporta VoWi-Fi handoff entre pontos de acesso para permitir VoIP móvel em uma rede Wi-Fi com autenticação 802.1X.
802.1X
Não deve ser confundido com 802.11x (que é o termo usado para descrever a família de padrões 802.11) 802.1X é um padrão IEEE para controle de acesso de rede baseado em porta que permite que os administradores de rede façam uso restrito de acesso a pontos de serviço LAN 802 IEEE para garantir a comunicação entre dispositivos autenticados e autorizados.
Compatibilidade
Para ser capaz de utilizar uma das famílias, seu aparelho e o roteador wireless pelo qual você está se conectando a uma rede sem fio tem de estar certificados na mesma especificação. Normalmente, os sistemas mais evoluídos são retrocompatíveis, ou seja, você pode utilizar as redes a e b com um aparelho n. Mas vale verificar antes de utilizar.
Ficou alguma dúvida? Esperamos que tenhamos esclarecido todas. Mas se não esclarecemos, não deixe de perguntar no espaço abaixo de comentários.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Wi-fi e internet caindo ao usar o telefone sem fio – Resolvido!
Teste de velocidade de internet, como fazer?
10 coisas que você não deve fazer com o seu roteador WiFi
Melhor forma de posicionar as antenas do roteador Wi-Fi!
26 comentários para: “Wi-Fi 802.11 a/b/e/g/n/r/ac/ad. Afinal, o que significa isso?”
Paulo Zen
Recentemente adquiri internet fibra ótica de 20Mb, porém medindo a velocidade pelo wireless só consegui 8Mb e quando uso cabo diretamente do roteador no note consigo medir 19.30Mb, além de que, tenho outro note na mesma rede usando wireless que consegue medir os mesmos 19.30Mb que consigo a cabo! Vocês podem me ajudar?
Equipe Palpite Digital
Pode ser problema de interferência com várias redes usando o mesmo canal.
Sugiro tentar trocar a rede de canal.
Outra possibilidade é o dispositivo que está com dificuldades de recepção devido a questões físicas (paredes, móveis, etc…).
Roni Albernaz
Excelente matéria. Obrigado pelas explanações!
Ben
Existem dispositivos que já usam a norma 802.11 ac?
Equipe Palpite Digital
Existem, mas os preços ainda são altos.
Elton
Provavelmente a taxa de transmissão menor o not deve ter uma placa com padrão wireless inferior… Um deve ter placa 802.11b/g enquanto o outro já é 802.11b/g/n assim alcançando uma banda maior
Mateus Roni Alves
Bom dia Amigos! Eu tenho placas de rede WIFI e adaptadores USB WIFI 802.11n, e quero comprar roteadores (aproveitar o preço) com padrão 802.11g! Vai funcionar ou Não? Acredito eu que ele ira operar pela taxa menor ou seja pelo roteador 802.11g (Pois na verdade as placas que mencionei ainda não as utilizo pois tenho a rede cabeada… Irei utilizar por isso a pergunta…) Pois os roteadores é principalmente para quando uso o Notebook, tablet e Celulares! Fico no aguardo e desde já muito obrigado
Equipe Palpite Digital
Mateus, os modelos mais modernos de Wi-Fi são compatíveis com os modelos mais antigos. Mas se você quer aproveitar a melhor velocidade possível, deve comprar roteadores e aparelhos com os mais modernos padrões de WiFi, e o padrão 802.11g já está bem velhinho. Compre um modelo de roteador com, pelo menos, o padrão 802.11n.
Luan
Boa tarde! Levando em consideração que estou focando no alcance do meu sinal do wifi, o que devo priorizar? A potência (500MW é bom? ), a frequência (ouvi que 2, 4GHz tem melhor alcance que 5GHz) ou as antenas (sei que faz bastante diferença)? Obrigado!
Equipe Palpite Digital
Potência E Antenas. Os dois são igualmente importantes.
Ricardo
Esses roteadores com padrão ac são compatíveis com os b/g/n? Se eu tenho um b/g/n e transmito para o ac ele vai transmitir para outro b/g/n com altíssima velocidade?
Equipe Palpite Digital
Sim. Mas se você usar um roteador de menor velocidade em uma das pontas, você terá um “gargalo” de velocidade de internet. POr exemplo, usar um roteador “n” na primeira rede e um “b” na segunda pode reduzir consideravelmente sua velocidade de internet.
Jonathan
Olá meu note é bgn e meu modem wireless é ac, o note não consegue localizar a rede, essa incompatibilidade existe entre o meu notebook padrão bgn e meu roteador modelo ac ou não? Obrigado :D
Equipe Palpite Digital
Olá Jonathan. Difícil diagnosticar daqui, sem saber o que pode estar acontecendo. Há conexão entre os dois modems? Um reconhece o outro? Se a resposta for sim, o problema pode estar nos computadores, na configuração da rede.
Julio Rocha
Jonathan.
Seu AP é AC. E AC só funciona em frequência de 5 Ghz. Ele deve ter compatibilidade com tecnologia G, mas precisa verificar qual canal.
Seu notebook é tecnologia G, então precisa configurar seu roteador numa frequencia fixa entre 1 e 11.
Depois deve funcionar normalmente.
Se possivel instale um aplicativo no seu smart-phone para ver qual a frequencia está com menos APs conectados. Quanto menos APs conectados na frequência, menos interferência. Mas lembre-se seu AP deve estar configurado numa frequencia entre 1 a 11. Não utilize frequencias maiores.
Espero tê-lo ajudado.
Andréa Ivanise
Tenho um adaptador wireless LAN USB (802.11B/G), que coloco no PC. Consigo através do meu smartphone transmitir a internet para o computador.Estou querendo comprar um tablet que fala que para usar o WI-FI tem que ter roteador compatível com o sistema 802.11 A/b/g/n.A pergunta é, Do mesmo jeito que consigo transmitir a internet do smartphone (moto g 2° geração e Samsung), para o PC, vou conseguir transmitir do smartphone para esse tablet com roteador compatível (802.11 A/b/g/n?
Equipe Palpite Digital
Dá sim, Andréa.
Patrick Vieira
Alguém pode me ajudar? Quando estou com meu ps4 conectado no cabo, e minha esposa usa o celular no Wi-Fi, o jogo começa a travar e alguns momentos até cai a conexão! Existe algo a fazer nesse caso?
Obrigado dede já!
Equipe Palpite Digital
Sim, trocar o roteador e aumentar a banda do seu plano.
Isley
Vou comprar um celular Quantum, e diz lá que o wifi compativel é esse: WIFI: 802.11b/g/n
Vou conseguir usar ele em qualquer wifi?
Equipe Palpite Digital
Sim.
Julio Rocha
Não vai funcionar em roteador wireless que utilize tecnologia 802.11a.
O mais comum hoje em dia é o 802.11n. Portanto, é bastante provável que que seu celular Quantum funcione com maior parte dos roteadores wireless (wifi).
Klaudya
Qual o melhor padrão de redes de computadores?
Equipe Palpite Digital
Atualmente, ainda o padrão com cabos é melhor.
Kent
Eu vou comprar um computador e ainda estou indeciso entre 2.
Um dia 802.11 n e o outro diz 802.11 a/b/g/n/ac
No mesmo router(não sei o padrão) qual atingirá maior velocidade?
Equipe Palpite Digital
Qual a banda que cada um suporta? Também tem que considerar isso.