Autotune: o que é? Como usar?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Os músicos começaram a usar o Autotune em 1998, depois que Cher lançou sua música “Believe”. E agora, quase todas as músicas produzidas profissionalmente a usam.

Alguns usam configurações extremas como uma escolha estilística, outros a usam para ajustar sutilmente os vocais.

Se você não tem certeza do que é o autotune ou como usá-lo, continue lendo.

O que é autotune e quem o criou?

O Dr. Andy Hildebrand é quem inventou o Autotune, tornando -o público em 1998 quando Cher lançou “Believe”. Hildebrand ganhou um Ph.D. Em engenharia elétrica da Universidade de Illinois, então criar esse poderoso software era exatamente o que ele adorava fazer.

Leia também

Mas algumas pessoas se perguntam se ele e seu autotune arruinaram a indústria da música. Não é trapaça automática?

Não de acordo com Hildebrand.

A trapaça nos velhos tempos usava retakes intermináveis para obter um resultado final. Agora é mais fácil com tune automático. O impacto real do auto-ajuste é que ele mudou como os estúdios produzem vocais.

Se você vai reclamar de ajuste automático, reclame também de palestrantes. E sintetizadores. E estúdios de gravação. Gravar a voz humana, em qualquer capacidade, não é natural.

Se você concorda ou não com ele, o autotune está aqui. E está aqui para ficar. Agora cabe a nós usá-lo bem.

Como funciona o autotune?

O AutoTune é um software que ajusta observa que uma pessoa canta (ou que um instrumento toca) para se encaixar na escala de uma música, corrigindo essencialmente as notas para se ajustar à música. Portanto, se você tem uma música na chave do Dó Maior, poderá ajustar as anotações do cantor para combinar apenas as notas em Dó Maior.

Normalmente, os produtores e os engenheiros de mixagem corrigem manualmente apenas as notas desligadas, em vez de aplicar o automóvel a uma faixa inteira.

Sabemos que o AutoTune sintoniza automaticamente algo que você gravou. Mas o que é, tecnicamente falando?

Bem, é um software que corrige digitalmente o tom da sua voz (ou qualquer instrumento). Ele usa algo chamado vocoder de fase.

Para entender um vocoder de fase, primeiro precisamos falar sobre um vocoder regular.

Com um vocoder, você canta em um microfone enquanto toca um instrumento para que o vocoder possa ajustar suas notas de voz para ajustar as notas do seu instrumento. A saída soará como se o seu instrumento esteja cantando. Portanto, não importa realmente quais anotações você canta no microfone, porque o vocoder ajustará sua voz para caber nas anotações que você está tocando no seu instrumento.

Portanto, um vocoder de fase faz basicamente a mesma coisa, mas tudo com software e, na maioria das vezes, em um nível menos drástico.

É isso que é o autotune – ele ajusta as notas que você canta ou toca para combinar com a nota real mais próxima na escala escolhida.

Uso prático do autotune

O autotune é uma boa ideia para ajudar a afinar sua voz ou dar um efeito na voz do cantor. (Imagem: Antelope Audio)

Por que os cantores estão usando auto-tune?

Praticamente todos na indústria da música hoje usam o AutoTune, mesmo um pouco. Ajuda tudo a se misturar, corrigindo qualquer anotação que distraia o ouvinte. É praticamente impossível cantar perfeitamente em sintonia o tempo todo, então o AutoTune é uma ferramenta sutil para reforçar a performance de um cantor. Por outro lado, alguns cantores usam pesado autotune como uma escolha estilística.

Tipos de autotune

Existem três aspectos principais da autotunação: tom musical, tipo de entrada e velocidade de retune.

1, Tom musical

Para que o AutoTune realmente ajuste algo, você precisa dizer qual tom para operar dentro. Portanto, antes de fazer qualquer autotunação, você precisará configurá-lo para o tom da música.

2. Tipo de entrada

Qual é a coisa que você está automaticamente? Esse é o seu tipo de entrada. Seu plugin automático provavelmente fornecerá opções para diferentes tipos de vocais (soprano, alto, tenor etc.), além de diferentes tipos de instrumentos (baixo, guitarra, chaves etc.). Isso ajuda o autotune a ser mais preciso e com som natural.

3. Velocidade de retune

A velocidade de retuna determina a rapidez com que o autotune captura uma nota fora para ajustá-la. Se você deseja um nível t-pain de t de autotune (ou seja, soar como um robô), você pode definir a velocidade para 0, que é a velocidade de retomada mais rápida possível. Mas se você quiser algo eficaz, mas menos perceptível, poderá definir a velocidade entre 20-150.

Métodos diferentes para usar o autotune nos vocais

O primeiro método de usar o AutoTune é o que você pode pensar primeiro. É onde o vocalista parece que a voz deles foi executada através de um robô – porque, bem, é exatamente o que acontece. Os artistas que tornaram esse estilo popular incluem T-Pain, Kanye West e Akon.

É definitivamente uma escolha estilística.

O outro método autotune é usado com mais frequência. É onde o autotune corrige as notas, mas permanece transparente e mantém o som vocal natural (veja este vídeo como exemplo).

Como esse é provavelmente o estilo de autotune que você está procurando, divulgaremos as etapas para usá-lo.

Aqui estão as etapas básicas:

Defina seu plugin automático na chave musical correta e escala

Escolha o seu tipo de entrada

Defina a velocidade de retune

Velocidades de retuna mais lentas são boas para cantores mais precisos.

As velocidades de retuna mais rápidas são melhores para cantores menos praticados.

Comece com uma velocidade de 20 e ajuste a partir daí.

Essas são as etapas básicas, mas aqui estão algumas dicas extras a serem consideradas ao usar o autotune:

Use o autotune apenas nas seções que precisam, em vez de aplicar o efeito a toda a faixa vocal – o autotune em toda a faixa pode afetar negativamente a qualidade da gravação.

Experimente a função Humanize no seu plug -in autotune – isso ajuda a neutralizar velocidades de retuna mais rápidas, suavizando as coisas e fazendo com que os vocais pareçam mais naturais.

O Flex-Tune pode ser útil-em vez de deixar o autotune puxar cada nota para a nota mais próxima da escala, você pode usar o Flex Tune para que cada nota seja corrigida apenas à medida que o cantor se aproxima da nota certa.

O que é um exemplo de ajuste automático de autotune?

Um exemplo de uso autotune pesado é a música de T-Pain, que se tornou conhecida por seu estilo de vocais claramente editados. Isso faz com que o cantor pareça quase robótico, pois o autotune corrige todas as notas para se encaixar na escala da música. No entanto, a maioria do uso automático hoje é sutil e não é perceptível, e praticamente todo artista conhecido o usa, mesmo que seja mínimo.

Você também pode usar plugins no autotune para acrescentar diversos recursos únicos para o programa.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário