Como aplicar o 5S no seu computador?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

Com base em cinco palavras em japonês que começam com “S”, o 5S trabalha com uma organização eficaz do local de trabalho e com procedimentos de trabalho padronizados. Quando implementada corretamente, reduz o desperdício, aumenta a eficiência e a qualidade geral do trabalho. Você também terá uma operação mais segura e eficiente e funcionários com mais check-in do que antes.

Basicamente, o 5S simplifica o fluxo de trabalho e ajuda a encontrar ineficiência. Você pode ver coisas como racks vazios, processos desnecessários, armazenamento excessivo, operações redundantes, problemas de manutenção iminentes e muito mais. Vamos ver como aplicar o 5S no seu computador.

Leia também

Implementação 5S: Seiri (Ordenar)

Quando você inicia um plano 5S, precisa saber o que está e não está funcionando no espaço de trabalho atual. Durante a etapa um, você deve classificar, inspecionar e identificar equipamentos, suprimentos e outros itens críticos para a operação que está sendo executada. Durante esta fase, você removerá tudo da área de trabalho. Você irá inspecionar e identificar tudo que seja crítico para o sucesso funcional. Você deve eliminar duplicatas, equipamentos desnecessários, itens subutilizados, lixo e outras coisas que não são necessárias.

Depois de identificar esses itens não essenciais, classifique-os como (1) Desperdício ou (2) Valioso, mas não crítico. Descarte ou armazene esses itens fora da célula de trabalho. Ao classificar esses itens, considere se é essencial, usado ocasionalmente ou nunca. Isso vale tanto para arquivos digitais quanto para arquivos físicos.

Implantação 5S: Seiton (Local)

Em essência, Seiton é sobre “um lugar para tudo e tudo em seu lugar”. Agora que você identificou e classificou os itens não essenciais, é hora de visualizar e organizar. Reserve um tempo para considerar o fluxo de trabalho em sua estação e organize seus equipamentos e suprimentos. Pergunte a si mesmo:

O que preciso fazer meu trabalho?

Onde devo localizá-lo, depois de determinar que um item é necessário?

Quantos eu preciso?

Atribuir posições para tudo o que você precisa – equipamentos de armazenamento, máquinas, suprimentos, matérias-primas. Se há algo que você sempre precisa, mas sempre tem que procurar, crie um lugar específico para isso. Lembre-se de que você está visualizando sua área de trabalho como deveria, com facilidade de identificação e proximidade com a área de trabalho como fatores-chave. Você maximizará o layout da sua estação de trabalho para funcionar melhor para você. Como o ajuste de suprimentos ou locais de ferramentas pode ajudar você a ter um melhor desempenho em várias situações?

Elimine a “caça” por ferramentas ou suprimentos nesta fase. Se as pessoas têm que perseguir coisas como pistolas de fita, vassouras ou material de embalagem, crie um local específico apenas para essas coisas. Crie um lugar para essas coisas e mantenha-as lá. Se os itens estiverem no chão, use um sistema para indicar onde o item pertence. Se forem suprimentos necessários para a operação, considere estantes modulares, armários de gavetas divisíveis ou painéis.

Se os arquivos do seu computador estiverem espalhados, coloque-os nos locais certos para evitar problemas.

Programa 5S: Seiso (Brilho)

Agora que a desordem, o equipamento desnecessário e a redundância desnecessária foram removidos da área de trabalho, é hora de “brilhar” – mais ou menos, para limpar. Alguns itens da lista de verificação para esta etapa incluem:

Verifique se a área tem boa iluminação

Limpe as paredes, pisos, equipamentos de armazenamento e qualquer equipamento de produção

Certifique-se de que você pode mantê-lo limpo ao longo do tempo

A limpeza não é realmente opcional em uma implementação do 5S. É um assunto diário, contínuo e importante. Não é algo que é feito apenas quando há tempo – é feito sem falhas, todos os dias.

EXEMPLO: uma área de trabalho é usada para embalar os pedidos antes de serem enviados aos clientes. O excesso de materiais de embalagem deve ser limpo e descartado. Caixas, caixas de papelão e material de preenchimento devem ser removidos da área de trabalho. O chão deve ser varrido.

Com o tempo, essas atividades geram mais do que apenas uma área de trabalho agradável de se ver. Quando você trabalha em um espaço limpo e organizado, você se torna mais limpo, mais organizado e melhor em seu trabalho. “Seiso” pode ajudar a criar um sentimento de orgulho e propriedade. Além disso, as pessoas podem começar a notar pequenos problemas antes de se tornarem grandes problemas.

Eles podem ver mangueiras pneumáticas com pequenos vazamentos ou coleta de óleo sob um transportador porque limpam essas áreas. Isso pode ajudá-lo a evitar o tempo de inatividade e reparos mais caros.

Limpe também seu computador para que ele não sofra danos pela poeira ou o ambiente deixa de estar apresentável.

Usando 5S no computador

Organize sua mesa de trabalho com o 5S para obter melhores resultados. (Foto: GoLeanSixSigma.com)

Organização 5S: Seiketsu (Padronizar)

Agora que os três primeiros princípios do 5S foram implementados, é hora de se concentrar nas melhores práticas para a célula de trabalho. Idealmente, todas as partes interessadas devem estar envolvidas, desde os funcionários na linha até os gerentes e os departamentos que recebem trabalho da célula (clientes internos, como departamentos de manutenção ou de controle de qualidade). As melhores pessoas para definir esses padrões são os funcionários que lidam com os problemas diariamente. Isso ajuda a garantir que todos os envolvidos saibam o que devem fazer, o que se espera deles e o que é necessário para realizar as tarefas. Isso ajuda você a definir o que deve ser feito nos 3-s anteriores. Atualize a documentação desses padrões e certifique-se de que todos saibam sua importância.

Sua operação deve ter padrões mesmo se você não fizer nada. Eles podem não ser os padrões que você deseja. Por isso, padronize as etapas de organização para que tudo seja feito numa ordem correta e apropriada.

Programa 5S: Shitsuke (Manter)

Esta é a parte mais difícil do processo.

Como qualquer outro empreendimento de longo prazo, o 5S não funcionará se você não continuar a executar. Shitsuke é a parte mais difícil do processo a ser implementado. Isso significa que quando alguém sai, seu substituto deve ser treinado nos outros 4s. As pessoas tendem a retornar a velhos hábitos, a menos que sejam instilados e geridos ativamente. Depois de reorganizar as áreas de trabalho, limpar e criar padrões, o trabalho real é daqui a 6 meses ou um ano – você pode ficar com eles? Reuniões regulares, inspeções e ênfase real toda ajuda.

Também envolve mudanças para mudanças nos negócios. Se o seu mix de produtos for alterado e isso fluir para células de trabalho, você deverá recriar o programa 5S para corresponder à nova situação de negócios. É tudo sobre melhoria contínua, e 5S é apenas o veículo para chegar até você.

Em um computador, você pode manter e mudar os diferentes processos para testar novos procedimentos que podem ou não ser melhorados.

Ficou alguma dúvida sobre o 5S em computadores? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário