5 razões para usar o computador pessoal no trabalho!

Em Trabalho e produtividade por Alex Benfica

Quem trabalha na área de tecnologia acaba sempre enfrentando um problema comum: os computadores usados no trabalho são inferiores (e muito) aos computadores que temos em casa. Os motivos são vários, mas o principal deles é a falta de investimento da empresa em renovar os equipamentos com a frequência que deveria.

Um funcionários trabalhando em um computador lento ou desatualizado irá perder em produtividade um valor que em pouco tempo pagaria a atualizar de sua ferramenta de trabalho. Em outras palavras: a melhora de produtividade logo pagaria o investimento em um computador melhor, e seria só vantagem a partir de então.

Leia também

Notebook para trabalho

Usar seu próprio notebook na empresa?

Mas se você tem um notebook e não se importa de carregá-lo consigo de casa para o trabalho e do trabalho pra casa, você deve pensar nesta possibilidade pelas seguintes razões:

  1. Você vai produzir mais, o que é bom tanto pelo retorno profissional quanto pela sensação de estar fazendo o melhor trabalho possível.
  2. Apenas um computador para manter, instalar e configurar softwares e ferramentas, o que diminui o tempo de administração.
  3. Menos estresse ao usar um computador mais ágil e que reponde mais rápido.
  4. Menor burocracia ao resolver problemas técnicos que possam aparecer.Você mesmo realiza as configurações de segurança e controla o que poderá ou não utilizar e acessar.
  5. É muito mais fácil trabalhar de casa ou remotamente em qualquer lugar, visto que todas as ferramentas já estão instaladas em um local apenas. Até o suporte remoto será mais fácil e caso necessário o suporte físico também.

Certamente que existem também desvantagens, como a depreciação do próprio equipamento e o trabalho extra de carregar o notebook para todo lado. No entanto a empresa deixará de arcar com a manutenção de um desktop e nada mais justo que se combine um valor a mais a ser pago para você e que compense a depreciação.

Na sua empresa existe este possibilidade? Você já tentou falar sobre isto com seu chefe ou com os colaboradores da TI? Conte como é esta experiência pra você!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

2 comentários para: “5 razões para usar o computador pessoal no trabalho!”

  • André Soares

    Pois é…

    Até hoje era com minha máquina que eu trabalhava, porém fui alocado em um cliente que exige que eu perca o direito de administrador DA MINHA MÁQUINA.

    Alguém passou por essa situação?

    Estou ameaçado até de “ser desalocado do projeto” (em súmula, ser madado embora).

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      André,

      Realmente este é um caso muito inusitado!
      E você pode levar sua máquina pra casa? Essa que você não poderá direitos de administrador? Se puder, é ainda mais estranha a solicitação.
      Se é necessário você perder os direitos de admin de seu próprio computador para estar na rede da empresa, eu acredito que as falhas de segurança nesta rede devem ser enormes.

      Responder

Deixe um comentário