Como trabalhar com suporte em TI?

Em Desenvolvimento e TI por André M. Coelho

A maioria das empresas de hoje nunca poderia sobreviver sem talentosos especialistas em TI.

Também conhecidos como analistas de suporte técnico, os especialistas em TI de TI são as primeiras pessoas que chamamos quando nossos computadores não funcionam corretamente.

Eles lidam com tudo, desde senhas esquecidas, arquivos perdidos e conexões de rede quebradas, a impressoras com defeito, problemas de software e internet lenta.

Sem os especialistas em suporte, as operações diárias basicamente pararam! E é por isso que esses profissionais estão em alta demanda.

Leia também

Mas como é realmente trabalhar com suporte de TI?

O que você realmente faria diariamente? E quais são os prós e contras do trabalho?

Neste post, damos a você uma visão interna do papel do especialista em suporte de TI.

Descubra o que é essa carreira e veja se é certo para você.

O que um especialista em suporte de TI realmente faz

Os especialistas em suporte de TI são como socorristas para emergências relacionadas a computadores.

Primeiro, eles avaliam a descrição de um usuário do problema para ver qual nível de suporte é necessário.

Eles então acompanham o usuário pelas etapas necessárias para voltar aos trilhos. Em alguns casos, eles podem escalar a questão para outro especialista ou departamento.

Os especialistas em suporte geralmente lidam com problemas como:

Hardware com defeito

Impressoras que não responderam e outros dispositivos periféricos

Problemas de conectividade de rede

Software incorporado

Perguntas sobre como usar o novo software

Senhas perdidas

Arquivos perdidos

Computadores funcionando devagar

Eles oferecem suporte por e -mail, telefone, bate -papo ao vivo, painéis de mensagens on -line e outros canais. Às vezes, eles fornecem ajuda ou sessões de treinamento pessoalmente.

Onde trabalha o analista de suporte de TI?

As organizações em praticamente todos os setor precisam de especialistas confiáveis de suporte de TI.

Às vezes eles trabalham internamente, como parte da equipe de TI corporativa. Às vezes, eles trabalham para empresas de serviços de TI que oferecem suporte técnico a muitas organizações diferentes.

Os empregadores em potencial incluem:

Empresas de serviços de TI

Lojas de varejo

Corporações

Bancos

Empresas de seguros

Instituições educacionais

Hospitais e outras organizações de saúde

Agências governamentais

Suporte em TI como carreira

O suporte em TI é uma carreira que ganha cada dia mais espaço, com várias oportunidades boas de salário e crescimento. (Imagem: Pinterest)

O que faz um analista de suporte ti?

As carreiras de suporte são frequentemente divididas em níveis ou camadas. Estes são baseados no conhecimento e experiência técnicos.

1. Nível 1

Os iniciantes começam no nível 1, o que envolve cuidar de problemas de TI de rotina ou básica.

Como especialista em suporte de TI de nível 1, você tem uma lista de verificação de procedimentos de solução de problemas a seguir. E as soluções necessárias geralmente podem ser encontradas na base de conhecimento da empresa.

Se um problema estiver além da sua experiência, você o leva para o próximo nível.

2. Nível 2

Os especialistas em nível 2 lidam com problemas mais desafiadores e requerem um produto mais aprofundado ou conhecimento técnico.

3. Nível 3

Os especialistas em nível 3 lidam com as questões mais complexas.

As empresas menores podem ter apenas um único nível de suporte de TI, enquanto organizações maiores geralmente têm todas as três camadas.

Com a experiência, você pode aumentar os níveis e se qualificar para obter mais salários.

Qual o salário de um profissional de TI?

De acordo com o banco de dados, os técnicos de suporte ao usuário começam a ganhar entre 1 e 2 salários mínimos. Nesta carreira, seu salário crescerá à medida que você obtém conhecimento e experiência.

O salário médio para todos os profissionais fica entre 2 e 3 salário mínimos.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em suporte de TI

Todo trabalho tem vantagens e desvantagens. Antes de decidir se deseja se tornar um especialista em suporte de TI, precisa conhecer os prós e contras do trabalho. Aqui estão alguns dos mais comuns.

1. Vantagem: você consegue resolver problemas e ajudar as pessoas.

Resolver problemas de TI é como montar quebra-cabeças. Muitos especialistas em apoio realmente gostam do desafio. Além disso, as pessoas são realmente agradecidas quando o especialista em suporte de TI entra e salva o dia.

2. Desvantagem: você vai lidar com pessoas frustradas.

Nada é mais frustrante do que um computador ou programa de software que não funciona corretamente! Às vezes, os especialistas em apoio precisam lidar com pessoas que estão chateadas e zangadas. Eles precisam de paciência e tato para manter a situação calma.

3. Vantagem: suas habilidades estarão em alta demanda.

A necessidade de suporte de TI era forte antes mesmo da pandemia. Mas a mudança maciça para o trabalho remoto aumentou essa demanda ainda mais.

4. Desvantagem: alguns usuários dificultam o trabalho do que deve ser.

Algumas pessoas não têm noção de tecnologia, enquanto outras mentem sobre seus problemas técnicos para evitar serem responsabilizados por estragar algo.

Às vezes, pode levar uma escavação séria para descobrir o que realmente aconteceu e resolver o problema!

5. Vantagem: você pode deixar o trabalho no trabalho.

Ao contrário de muitos profissionais da indústria de tecnologia, os especialistas em TI de TI normalmente não trabalham de plantão. Seus turnos podem ser à noite ou nos fins de semana, mas quando você terminar, você terminou.

6. Desvantagem: o trabalho pode ser repetitivo.

Você pode ter que lidar com os mesmos problemas repetidamente. Especialmente quando você está começando, pode gastar muito tempo redefinindo senhas ou executando outras correções básicas.

7. Vantagem: existem muitas maneiras de avançar sua carreira.

Você pode subir dentro da equipe de suporte técnico ou buscar funções totalmente novas em programação, vendas, treinamento ou administração de rede. Existem muitas oportunidades de carreira em suporte de TI.

Como começar uma carreira em suporte de TI?

Seu primeiro passo é encontrar um programa de treinamento de qualidade que ensine as habilidades técnicas que os empregadores desejam.

Demora pouco tempo para ser concluído e inclui um estágio de 7 semanas em uma empresa local. O programa é oferecido em inglês e francês.

Os alunos aprendem a instalar, otimizar e solucionar problemas de hardware, software e sistemas operacionais de computadores. Eles treinam os produtos mais recentes e se formam com experiência de trabalho real.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário