Analista de sistemas: o que faz e qual é o salário?

Em Desenvolvimento e TI por André M. Coelho

Tornar-se um analista de sistemas geralmente requer um grau de associado ou bacharel. Saiba mais sobre as principais áreas de trabalho, tarefas e sobre o salário para esta carreira. Além disso, saiba mais sobre os motivos para a alta demanda de profissionais desta área, que é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo.

O que é um analista de sistema?

Na era moderna, um computador é uma ferramenta versátil usada na vida pessoal e empresarial. Como analista de sistemas, você pode trabalhar com a liderança de uma organização para definir metas e objetivos. Você pode projetar, desenvolver, implementar e ajustar um sistema que ajude a organização a identificar e resolver seus problemas para atingir seus objetivos. Além disso, ao aprimorar os sistemas de computadores de uma empresa, bem como monitorar e otimizar o hardware e o software adequados, você cuida para que uma organização responda às rápidas mudanças tecnológicas.

Leia também

Fatos importantes sobre analistas de sistemas

Como posso encontrar um programa de graduação para analistas de sistemas da computação?

Embora você possa ganhar um grau de associado em um campo relevante para a análise de sistemas, sendo que o grau de bacharel é o padrão para o emprego na indústria. As principais áreas de estudo incluem sistemas de informações sobre computadores ou ciência da computação, com ênfase na análise de sistemas. Você deve pesquisar instituições com renome na área e com boas notas no ENADE para ter maior reconhecimento no mercado.

Você pode ter uma vantagem profissional neste campo, ganhando um mestrado relevante, como um Master of Business Administration (MBA) com uma concentração em sistemas de informação de gestão. Isso também pode ajudá-lo se você já tiver uma posição no campo e desejar avançar.

Analista de sistemas

A análise de sistemas é uma boa área de trabalho que oferece bons salários e uma ótima prospecção de carreira. (Foto: Western Governors University)

O que faz um analista de sistemas em seus estudos?

Um programa de bacharelado pode ser concluído em quatro anos. São cursos consistindo inteiramente do nível superior. Os programas de graduação e pós-graduação podem incluir cursos como resolução de problemas e programação, linguagens de programação, arquitetura de computadores, projeto de sistemas, gerenciamento de projetos, gerenciamento de bancos de dados, desenvolvimento de Web e sistemas operacionais.

Ao concluir um MBA, você se concentrará nos negócios principais e nos assuntos do sistema de informações do computador. Você pode se concentrar em contabilidade financeira, economia, gestão de organização e marketing, bem como áreas de sistemas de informação como design de sistema, gerenciamento de banco de dados e comércio eletrônico.

Qual é o salário de um analista de sistemas?

O salário de um analista de sistemas pode variar muito dependendo da área em que atua e da região onde está trabalhando.

A experiência de trabalho, bem como a educação continuada, irão influenciar bastante nesses valores.

Quais são as minhas opções para me tornar um analista de sistemas?

Além de programas no campus, há oportunidades para você concluir programas online nos níveis de graduação e pós-graduação. Essas oportunidades consistem em programas completos de ensino. A maioria dos programas online é apresentada de forma assíncrona, para que você possa acessá-los conforme sua conveniência. Você precisará de um computador com acesso à Internet de alta velocidade, equipado com um sistema operacional e navegador atualizados. Você também pode ser solicitado a baixar o software específico do curso.

O que achou da carreira de analista de sistemas? Qual seria sua motivação para começar nessa carreira?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário