Controle remoto para notebook: como escolher? Dá pra usar o smartphone?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Existem muitas razões para ter um controle remoto para o seu computador. Talvez você precise de uma maneira de acessar seus arquivos fora de sua casa, ou usar um sistema sem ter que olhar pro monitor do seu notebook ou deseja uma maneira fácil de controlar um home theater sem mouse e teclado ocupando sua mesa de centro.

Você pode usar um cliente de área de trabalho remota completa, que transmitirá imagens de seu monitor (e às vezes até de som de alto-falante) para seu telefone ou tablet. Essa opção geralmente é mais poderosa, mas também é um pouco mais complicada e é preferida por usuários mais avançados. Um aplicativo padrão “mouse e teclado” não transmite vídeo ou som e funciona mais ou menos como um controle remoto de TV para o seu computador. Para todos eles, você precisará de uma conexão ativa na rede local (preferencialmente Wi-Fi, mas você pode conectar seu computador ao roteador via Ethernet). A maioria dos clientes de desktop remoto também oferece controle sobre a Internet.

Leia também

Outra opção é ter um controle remoto dedicado, e vamos comparar as duas opções antes de sermos mais específicos.

Controle remoto de notebook Vs. Apps

Um controle remoto para notebook geralmente usa um programa e um controle físico que pode se conectar via Bluetooth ou através de um transmissor conectado via USB no laptop. Esse tipo de controle pode substituir o mouse e o teclado, ou simplesmente substituir alguns comandos no seu computador. Essa opção tem um custo extra, que é a compra do controle remoto.

Já aplicativos para smartphones e tablets vem em dois “sabores”. O primeiro são os apps de área de trabalho remota, que permitem aos aplicativos acessarem seu computador com um teclado e mouse virtuais, basicamente simulando a tela do notebook no seu dispositivo. O segundo “sabor” são aplicativos que apenas simulam recursos limitados ou comandos que podem ser dados ao computador, como tocar um vídeo, trocar uma música ou acessar um site. Nestas opções, há versões pagas e gratuitas dos apps, e o custo “extra” é apenas ter um smartphone em mãos, o que pode sair mais barato do que comprar um controle remoto dedicado.

Vamos então analisar as opções de apps de controle remoto para smartphones e tablets.

Controle remoto para computador do Google Chrome

Se você é um usuário comum do navegador Google Chrome na sua área de trabalho, essa é provavelmente a melhor opção para controlar remotamente seu computador. Depois de instalar esta extensão Controle Remoto do Chrome no seu computador (Windows ou OS X), você terá acesso fácil a ele a partir do aplicativo oficial correspondente no Android ou no iPhone (Controle Remoto/Acesso Remoto).

Apesar do “Chrome” no nome, o aplicativo pode de fato acessar qualquer coisa do seu computador como se você estivesse sentado na frente dele: arquivos, ferramentas de administrador, o que você quiser. A interface do Google facilita a conexão com seus computadores, mesmo em redes móveis. A instalação da extensão no navegador Google Chrome do seu computador também permite acessá-lo de outros sistemas operacionais para laptops ou computadores.

Controle remoto de notebook

Use um controle remoto dedicado para notebook ou use um app para smartphone. (Foto: SlashGear)

Controle remoto para PC com a área de trabalho remota da Microsoft

Os usuários de longa data do Windows estarão familiarizados com a solução de desktop remoto da Microsoft. Embora ele só se conecte a computadores com Windows (e, mesmo assim, apenas versões “Profissionais” do Windows ou melhores), ele está disponível no Android, no iOS. A Microsoft atualiza esse aplicativo regularmente, funcionando mais ou menos da mesma maneira que o controle remoto do Chrome, mas com um pouco mais de fluidez.

Controle remoto de PC com Cliente de Rede Virtual (vários)

O protocolo VNC tem sido uma solução de acesso remoto favorita para engenheiros e usuários avançados muito antes do surgimento dos smartphones, na verdade. O design original é de código aberto, então há uma variedade de clientes em desktops e smartphones, alguns pagos, outros gratuitos. A maioria deles deve trabalhar uns com os outros, embora as várias versões e ramificações possam criar problemas de compatibilidade. Para os usuários gratuitos, o TightVNC na área de trabalho é um favorito comum do Windows, e há uma versão Java de plataforma cruzada disponível. OS X na verdade inclui um recurso de desktop remoto compatível com VNC embutido.

Os desenvolvedores do TightVNC têm um cliente de acesso remoto oficial e gratuito do Android, Remote Ripple. No iOS, o Mocha VNC Lite é uma opção gratuita, com aplicativos pagos do popular RealVNC Viewer e do iTeleport, oferecendo mais suporte e confiabilidade a um preço alto. Outra opção é o TeamViewer, um dos mais populares apps com esse recurso para Android e iOS.

Controle remoto para notebook que simula mouse e teclado

Ao contrário das opções de área de trabalho remota acima, este tipo de aplicativo emula apenas o mouse e o teclado do computador. Você precisará ver sua tela ou monitor para usá-la e ela funcionará somente em redes Wi-Fi locais.

Dito isso, às vezes é preferível usar um aplicativo mais simples, especialmente para a funcionalidade mouse/touchpad. O Remote Mouse é um download gratuito no Android e no iOS, assim como o programa de servidor Windows, OS X ou Linux que você precisa executar no seu computador para operá-lo. Recursos extras, como controles de mídia e acesso a teclas de função, exigem uma atualização paga do app. Esta é provavelmente a melhor aposta para quem precisa apenas usar comandos básicos através do seu telefone ou tablet. Você pode pesquisar e até encontrar por apps similares e gratuitos.

Aplicativo de controle remoto Unified Remote

Este aplicativo é semelhante ao Remote Mouse, mas inclui mais funções integradas, como suporte a wake on LAN, comandos de voz, infravermelho e ferramentas NFC para telefones compatíveis e controles para vários serviços de música como o iTunes, Spotify e VLC.

O aplicativo é gratuito e funciona com o servidor gratuito no Windows e OS X, mas você precisa desbloquear a versão completa para todos os recursos avançados. No Android, isso é feito com um aplicativo separado, no iPhone e no iPad você pode desbloquear os recursos com uma compra no aplicativo. Ele não custa caro e pode valer a opção.

Essas não são as únicas opções de controle remoto, mas são as mais econômicas e as mais bem avaliadas. Se você está disposto a gastar um pouco mais de dinheiro, soluções completas como o Splashtop e o TeamViewer oferecem camadas pagas e gratuitas com interfaces fáceis e mais suporte prático ao usuário. Alguns clientes de área de trabalho remota oferecem transferências de arquivos diretamente no aplicativo, mas, em geral, é muito mais fácil usar uma ferramenta de armazenamento na nuvem, como o Dropbox ou o Google Drive, para mover arquivos de e para seu telefone.

Como vocês usam controles remotos para seus laptops e computadores? Quais opções que demos vocês mais gostaram?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário