Controle dos pais no celular: como configurar?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Não é segredo que as crianças adoram dispositivos eletrônicos.

Se eles estão jogando, mandando mensagens para amigos ou verificando o vídeo viral mais recente, eles estão constantemente conectados, deixando os pais com a tarefa invejável de definir limites para o uso do dispositivo para proteger seus filhos de conteúdo inadequado e tempo de tela excessivo.

Os controles parentais para smartphones podem ajudar com isso.

Existem maneiras simples de limitar o tempo e as compras da tela, controlar o acesso ao conteúdo de sua criança, monitorar as atividades de seu filho e preservar a privacidade da família. Você só precisa localizar e ativar esses recursos.

Leia também

O Google possui um aplicativo gratuito que os pais podem baixar para obter ajuda para gerenciar dispositivos Android, e a Apple possui controles parentais embutidos para qualquer iPhone ou iPad executando o iOS 12 ou mais recente.

Controle dos pais no celular não é tudo

Não importa o quanto você bloqueie um dispositivo móvel, ainda depende de você monitorar o uso de smartphones do seu filho.

Monitore a atividade de bate -papo relacionada aos jogos além dos aplicativos, permaneça à procura de conteúdo violento e frequentemente interaja com os jogos e apps dos seus filhos.

Para ajudá -lo a encontrar e dominar os controles dos pais no smartphone do seu filho, montamos um guia básico. Aqui estão suas opções.

Controle dos pais nos celulares

Controle dos pais ajudará a manter os dispositivos de crianças sob controle no conteúdo e tempo de uso. (Imagem: Geckoandfly)

Configure o aplicativo de controle dos pais no Android

Para usuários de telefone Android: o sistema operacional Android facilita um pouco a vida para os pais, permitindo que eles configurem várias contas de usuário em um smartphone. Isso permite que você compartilhe o telefone com uma criança, mantendo seus aplicativos separados da criança.

Para ativar esse recurso, vá para Configurações -> Sistema- > Vários suários -> e ative “vários usuários”.

Você pode adicionar um novo perfil de usuário aqui para seu filho. Para mudar o telefone para o perfil da criança, deslize para baixo da parte superior do telefone e clique no ícone do usuário azul. Observe que nem todos os telefones Android têm esse recurso.

Se você não deseja configurar contas de usuário para seus filhos, poderá entregar o telefone para eles no modo de convidado.

Digamos, por exemplo, o tablet do seu filho ficou sem bateria bem no meio de um desenho. Você pode deslizar para baixo da parte superior da tela do telefone, clicar no ícone do usuário azul e tocar em convidado. Isso restringirá o telefone aos aplicativos e configurações padrão, impedindo seu filho de mexer com suas fotos, mensagens de texto e aplicativos.

Para colocar os verdadeiros controles dos pais no telefone de uma criança, faça o download do aplicativo gratuito do Google Family Link em seu próprio telefone na Google Play Store. O aplicativo o levará ao processo para criar uma conta do Google – ligada à sua – para seu filho usar.

Se seu filho já tiver uma conta do Google, você pode vincular isso a isso. Em seguida, faça o download do aplicativo do Google Family Link para crianças e adolescentes no dispositivo do seu filho.

Do seu telefone, você pode decidir que tipo de restrições colocar na conta do seu filho. Por exemplo, você pode clicar em “Aplicativos instalados” e selecionar aplicativos para permitir ou bloquear. Para o YouTube, você pode escolher uma “experiência supervisionada” que determine os tipos de vídeos que seu filho pode assistir.

Depois de concluir o processo, seu filho pode usar a conta restrita. Sua própria conta permanecerá inalterada.

Você pode monitorar o que seu filho está fazendo através dos alertas do painel e do email do aplicativo e exigir aprovação dos pais para qualquer novo aplicativo que seu filho deseja baixar.

Controle dos pais no smartphone iPhone

Para usuários do iPhone: compartilhar um iPhone com sua criança de 8 anos não é tão conveniente quanto com um dispositivo Android. Você não pode alternar entre as contas sem fazer login e sair do iCloud, para que as coisas sejam muito mais simples se você tiver seu próprio dispositivo.

Para começar, adicione seu filho ao seu grupo de família em Configurações -> Tempo de tela. Se a criança não tiver uma conta do iCloud, o telefone o levará pelo processo de configuração.

Depois de fazer isso, você pode usar seu próprio telefone ou a criança para definir vários limites. No menu Configurações de tempo da tela, selecione Limites do aplicativo e adicione o limite. A partir daí, você pode escolher todos os aplicativos e categorias ou controles de lugar em opções específicas: social, jogos, entretenimento e assim por diante. Como os recursos de outras configurações, eles serão protegidos com uma senha parental de quatro dígitos projetada para impedir que as crianças as modifiquem.

Se você deseja restringir ainda mais o tipo de conteúdo que seu filho pode acessar, selecione Restrições de Conteúdo e Privacidade, ative isso e toque em restrições de conteúdo. Isso permite que você limite o programa de filmes e TV no dispositivo a classificações específicas (G, PG, R, etc.) e decidir se a criança pode ouvir podcasts e música com conteúdo explícito. Sites adultos também podem ser bloqueados. Você também pode restringir as interações nos jogos multiplayer.

Depois disso, você pode usar as configurações de tempo da tela no telefone para acompanhar o que seus filhos estão fazendo e, se necessário, ajustar remotamente os controles. Ao selecionar o perfil de uma criança, você verá os vários limites que você definir, juntamente com um relatório em tempo real sobre como a criança está gastando tempo na tela.

Vale ressaltar que os controles de tempo da tela da Apple não são apenas para crianças. Como a empresa aponta, muitos adultos querem acompanhar seu próprio uso de telefone. Portanto, os pais têm a opção de auto-apoiar restrições. Obviamente, ao contrário do seu filho, você conhecerá a senha de quatro dígitos que permite anulá-lo.

Para os proprietários de telefones do Samsung Galaxy: você pode usar o aplicativo Family Link do Google ou os controles parentais do modo infantil da Samsung para configurar limites de uso e restrições de conteúdo. Este último também oferece acesso a aplicativos educacionais na loja de aplicativos da Galaxy.

Para acessar os controles, deslize para baixo da parte superior da tela para chegar ao menu rápido e selecionar o modo infantil. Depois de configurá-lo, seu telefone pode ser bloqueado nesse modo restrito e apenas desbloqueado com um pino de quatro dígitos.

Limite o tempo da tela para as crianças

Para usuários de telefone Android: o aplicativo de link familiar também permite criar um limite de tempo para o uso diário do seu filho, bem como um período de “hora de dormir”, quando seu filho for impedido de usar o dispositivo. Se seus filhos quiserem mais tempo, eles podem enviar uma solicitação para o seu telefone.

Você pode até baixar o aplicativo em um iPhone para monitorar o que uma criança com um telefone Android está fazendo. No entanto, você não pode usar o aplicativo para definir controles no iPhone da criança remotamente, além de algumas das configurações da conta do Google da criança.

Para usuários do iPhone: nas configurações de tempo da tela, você pode definir limites diários de tempo para jogos, entretenimento, mídia social e outros aplicativos. A criança pode enviar solicitações para mais tempo para o seu telefone.

Você também pode configurar um período de “tempo de inatividade”, semelhante ao “hora de dormir” do Google, quando seu filho estiver restrito aos aplicativos e funções que você seleciona.

Esses controles parentais estão em Configurações -> Tempo de tela -> Tempo de inatividade e configuração -> Tempo de tela -> Limites do aplicativo.

Proteja a privacidade do seu filho online

Em um mundo em que adultos e crianças gostam de postar todos os pequenos detalhes de suas vidas nas mídias sociais, manter as informações pessoais do seu filho privadas podem ser difíceis. Mas a Apple e o Google oferecem controles parentais para ajudá-lo com isso.

Para usuários de telefone Android: com o aplicativo Family Link, você pode impedir que seu filho compartilhe fotos do Google e limite a capacidade do Google de salvar informações sobre as pesquisas da Web, os comandos de voz e outras atividades do seu filho.

Você também pode bloquear o acesso à maioria dos aplicativos de mídia social, selecionando a configuração apropriada de aplicativos e jogos. Suas opções incluem “10 ou mais” ou “mais jovem”. Mas isso não bloqueia os sites para que essas plataformas apareçam no navegador da web do dispositivo.

Para usuários do iPhone: a guia Restrições de Conteúdo e Privacidade no menu Configurações de tempo da tela oferece uma série de controles de privacidade que você pode usar, digamos, desativar os serviços de localização de um telefone – bem como os aplicativos individuais de acesso têm na localização do seu filho.

Você também pode usar essas configurações para cortar o acesso do aplicativo às fotos armazenadas no telefone, restringir o uso do microfone do dispositivo e impedir que aplicativos para rastreadores de fitness e outros serviços compartilhem os dados do seu filho por meio de uma conexão Bluetooth.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário