Como desativar a localização no Google Maps? E a linha do tempo?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Onde você vai, o Google vai. O Google Maps, em particular, acompanha todas as etapas que você (e seu smartphone) dão e arquivam essa atividade na Linha do tempo do Google. Pode parecer uma caminhada pela estrada da memória, mas também pode deixar a porta da sua privacidade totalmente aberta.

Linha do tempo no Google Maps

Com a Linha do tempo, o Google Maps pode mostrar para onde você está indo e para onde esteve. Pode até haver evidências fotográficas, pois a Linha do tempo é sincronizada com todas as fotos enviadas para o Google Fotos. Você também pode compartilhar sua localização com qualquer pessoa em tempo real no iOS e Android.

Leia também

Se você preferir manter seu paradeiro privado, sem abandonar o Google, remova o histórico de localização e peça para parar de segui-lo. Aqui está como.

Como desativar a localização do Google Maps?

Existem algumas coisas que você pode fazer, independentemente do dispositivo ou serviço do Google que você está usando. Em myaccount.google.com, você pode verificar suas configurações de segurança e privacidade e mergulhar profundamente na atividade da sua conta para controlar o que o Google rastreia sobre você.

Em Conta do Google -> Dados e personalização, você pode mexer nos seus controles de atividade e desativar os dados que o Google pode rastrear e coletar de você. Essas atividades incluem atividades na web e de aplicativos, histórico de localização, informações do dispositivo, dados do Google Assistant e da Página inicial do Google, além do histórico de pesquisa e exibição do YouTube. Para parar de rastrear qualquer um desses dados, clique no título e desligue o interruptor.

Mapas do Google

Proteja sua privacidade do Google com as configurações apropriadas. (Foto: Google)

Excluir dados da atividade coletada no Google

Desativar o histórico de atividades e local da Web e de aplicativos impedirá o Google de armazenar seus locais precisos na sua conta. No entanto, ele não faz nada pelo que já foi salvo. Para isso, navegue até a página Minhas atividades, onde você pode realizar qualquer atividade que o Google tenha salvo, incluindo aplicativos usados e comprados, pesquisas realizadas e sites visitados.

Na web ou no aplicativo móvel do Google, clique no ícone de três pontos ao lado de uma entrada para abrir a opção de exclusão. Você também tem a opção de excluir todos os dados entre determinadas datas. O menu da barra lateral da página possui uma opção chamada Excluir atividade por, que permite selecionar um período de tempo personalizado para exclusão de dados.

Os dados da atividade também podem ser excluídos automaticamente após um certo período de tempo. Navegue para myaccount.google.com e selecione Dados e personalização -> Atividade na Web e de apps -> Gerenciar atividade -> Escolha excluir automaticamente. Por padrão, o Google mantém esses dados até que você os exclua manualmente, mas aqui você pode alterar o período para manter os dados por 18 meses ou três meses.

O Google mostrará o que será removido. Clique em Confirmar e verifique se todas as informações fora do seu intervalo preferido são excluídas imediatamente.

Excluir dados da linha do tempo do Google Maps

O Google coletará dados apenas para sua Linha do tempo se você tiver os serviços de localização ativados. No iOS, ele só preencherá a Linha do tempo com todas as suas atividades se você tiver o Google Maps definido para sempre coletar dados de localização (Configurações -> Google Maps -> Localização -> Sempre).

Para excluir seus dados de localização no celular, abra o Google Maps, toque no menu hambúrguer no canto superior esquerdo e selecione Sua linha do tempo. Aqui você pode ver o que o Google coletou sobre você; toque no ícone de calendário no canto superior direito para ir para uma data específica.

Se você deseja remover itens ou dias individuais, você pode fazer isso manualmente. No celular, toque no ícone de três pontos e selecione Excluir dia. Para se livrar de apenas uma coisa, toque nela, selecione o ícone da lixeira no canto superior direito e confirme.

Na área de trabalho, toque no menu hambúrguer no canto superior esquerdo e selecione Sua linha do tempo. O Google Maps exibirá as atividades do dia, mas você também pode escolher uma data específica nos menus suspensos. Remova entradas individuais clicando no ícone de três pontos e selecionando Remover do meu dia.

Na área de trabalho, todos os dados de localização podem ser excluídos clicando no ícone de roda dentada no canto inferior direito e selecionando Excluir todo o Histórico de Localização. Exclua o dia inteiro tocando no ícone da lixeira.

Gerenciar serviços de localização no Android

Mesmo fora dos painéis e cronogramas do Google, os usuários do Android podem controlar melhor o rastreamento de local diretamente no telefone. Abra Configurações> Google> Local e desative Usar local. Lembre-se de que muitos dos aplicativos e serviços do seu telefone serão menos úteis sem os serviços de localização.

Essa página também pode ser usada para ajustar algumas configurações para controlar melhor como o Google toca no seu telefone e coleta dados. Toque em Melhorar a precisão nos dispositivos Samsung e você pode desativar a digitalização WiFi e Bluetooth. Isso é usado para melhorar a precisão da localização, mas também indica sua localização exata.

Em Serviços de localização, selecione Google Location Accuracy (Precisão da localização do Google) e você pode remover todos os outros tipos de localização de rastreamento, exceto GPS. Alterar isso afetará o Google Maps e o Encontre Meu Dispositivo mas garantirá que o Google não possa executar ping na sua localização exata quando você não estiver tentando descobrir onde está.

Gerenciar serviços de localização no iOS

Assim como os dispositivos Android, os iPhones e iPads podem ter seus serviços de localização completamente desligados, acessando Configurações -> Privacidade -> Serviços de localização e desativando o interruptor. Obviamente, isso fará com que muitos dos serviços do telefone parem de funcionar. No entanto, você pode assumir o controle de aplicativos individuais, definindo quando eles podem acessar os serviços de localização.

Selecione um aplicativo na página Serviços de Localização, incluindo os oferecidos pelo Google, e determine quando eles podem rastrear você. Selecione nunca para desativar totalmente os serviços de localização para esse aplicativo ou escolha Enquanto estiver usando, para que ele rastreie apenas seu local quando você o estiver usando, em vez de também quando estiver em segundo plano.

Navegue anônimo em todos os lugares

Se você usa o Maps no seu navegador, o Chrome oferece o modo de navegação anônima há muito tempo, permitindo que você navegue sem o histórico de compilação do Google, cookies, dados do site ou informações de formulário. Isso não impede que terceiros rastreiem onde você está online, mas é uma boa maneira de dizer ao Google para parar de olhar o que você está fazendo no momento. Recentemente, o Google estendeu esse recurso a outros aplicativos, incluindo o Google Maps e o YouTube.

Nos dois aplicativos, toque no ícone e selecione Ativar o modo de navegação anônima para reiniciar o aplicativo sem que o Google rastreie seus dados. Para desativar o Modo de navegação anônima, toque no símbolo de navegação anônima e selecione Desativar o modo de navegação anônima.

Ao ativar o Modo de navegação anônima, você impedirá que o Maps salve seu histórico de pesquisa, histórico de localização e local compartilhado e impedirá que o aplicativo personalize mapas com base em sua atividade. O YouTube interromperá o rastreamento de sua pesquisa e o histórico de visualizações, e nada será salvo na sua biblioteca.

Experimente uma VPN

Se tudo isso parecer muito trabalho para manter sua área de trabalho livre do Google ou se você não quiser desativar a maioria dos recursos do telefone, tente uma VPN. Ao configurar um, você pode manter suas atividades e dados privados. Se você está procurando especificamente um que funcione no seu telefone, há muitas opções para iOS e Android.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário