Google Maps em 3D, como abrir?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

O Google Maps é um desses serviços do Google, como o Google Fotos,que todos podem usar e confiar. Pode haver melhores soluções de navegação, mas ter um serviço gratuito cobrindo todo o mundo é bem-vindo. Ele ainda oferece visualizações de satélite, rua ou terreno, mas os usuários estavam se perguntando por que a visualização de satélite em 3D desapareceu do Google Maps.

Para isso, decidimos nos aprofundar um pouco mais no Google Maps e descobrir como recuperar uma visualização 3D. Saiba mais sobre isso abaixo.

Como vejo o Google Maps 3D no Android?

A opção que você provavelmente está procurando (construções em 3D e renderização do terreno) foi removida do Google Maps e movida para o Google Earth. Se você tiver o Google Earth instalado no seu Android, ele se integrará ao Google Maps e permitirá uma exploração extra.

Leia também

Ainda existe uma opção para ver objetos 3D (mais ou menos) no Google Maps para Android, mas isso só está disponível na visualização Padrão e não vale a pena. Se você alternar para uma visualização de satélite, você verá apenas uma versão 2D de um mapa.

Muitos usuários não sabiam por que isso aconteceu, mas é assim que o Google funciona, tentando integrar o maior número possível de aplicativos com recursos não tão distintos quanto possível, em vez de unificar tudo em um.

Google Maps em 3D

Use o Google Maps em 3D para curtir construções e ruas em 3D. (Foto: ITIGIC)

Como ver mapa em 3D no Google Earth ou Maps?

No entanto, é o que é e todos nós podemos chegar a um acordo com ele ou usar um aplicativo alternativo. Portanto, para concluir, a visualização de satélite em 3D no Google Maps pode ser usada com a integração do Google Earth. Para isso, você precisará instalar o aplicativo Google Earth primeiro.

Siga estas etapas para visualizar o Google Maps em 3D:

  1. Abra a Play Store e pesquise pelo Google Earth.
  2. Baixe e instale o aplicativo.
  3. Abra o Google Maps.
  4. Habilite os Serviços de Localização.
  5. Escolha sua localização atual ou qualquer outra localização que você gostaria de ver em uma visualização 3D do Satellite.
  6. Agora, toque no menu de 3 pontos verticais e depois toque em Google Earth.
  7. Escolha 3D e aumente o zoom para ver os objetos em uma vista 3D de qualquer ângulo.

É isso aí. O Google Earth definitivamente tem algumas coisas acontecendo. Enquanto o Google Maps é um mapa mais orientado para a navegação, o Google Earth permite uma exploração detalhada.

E se eu não conseguir acessar os mapas 3D do Google?

Seu celular pode ser um pouco antigo ou problemático, e usar o 3D pode deixar ele muito lento. Por padrão, o Google Maps mostra na tela perfis em 3D de edifícios, o que pode ser útil ao tentar encontrar o caminho. Ao mesmo tempo, no entanto, essas renderizações em 3D adicionam mais confusão a uma tela já ocupada e podem dificultar a navegação em alguns casos. E, é claro, o smartphone precisa processar todas essas informações na tela continuamente à medida que você muda a perspectiva.

Felizmente, o Google tem uma solução rápida para isso. Agora, uma camada 3D pode ser ativada e desativada facilmente em dispositivos Android que foram atualizado. Os edifícios em 3D desaparecem e reaparecem com o pressionar de um botão, independentemente de como você está olhando o mapa. O recurso é especialmente útil ao ampliar um local específico. Mais importante, ao eliminar elementos 3D da tela, o Google Maps pode funcionar ainda melhor em dispositivos Android de especificação ruim que, de outra forma, teriam problemas com renderizações 3D ou em dispositivos com conexões lentas.

A nova alternância foi colocada ao lado do Street View. As estruturas 3D aparecem apenas quando o mapa Padrão é escolhido. Portanto, se você estiver olhando o mapa no modo Satélite ou Terreno, retornará ao Padrão antes que os edifícios reapareçam.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário