Rotina infantil: 5 dicas para te ajudar a cuidar das crianças!

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

“Vamos! Você vai perder o ônibus! ” Você grita pelas escadas. Ou você responde a outra enxurrada das mesmas perguntas – onde está minha mochila? Mãe, não consigo encontrar meu outro sapato! Mãe, eu disse que deveríamos usar azul hoje e não tenho nada limpo que seja azul!

Soa familiar? Rotinas diárias fáceis com seus filhos pode ser difícil, mas não precisa. As dicas abaixo te ajudarão a fazer uma rotina diária eficiente.

1. Faça uma rotina infantil participativa

As crianças gostam de fazer parte do processo de tomada de decisão. Quando eles têm escolhas e uma opinião sobre o que faz parte de sua rotina, é mais difícil para eles se recusarem a fazê-lo. Também cria confiança. Eles sentem que podem fazer o que precisam fazer sem a sua ajuda – ou com apenas uma pequena ajuda.

Leia também

Rotina para crianças

Uma rotina infantil será uma ótima forma de organizar o dia a dia dos pequenos para que eles aproveitem melhor tudo que precisam fazer. (Imagem: The Star Global School)

2. Faça uma agenda realista para suas crianças

Às vezes, as crianças não seguem uma rotina, porque é estressante demais para fazê-lo no prazo definido. Faça uma corrida para ver exatamente quanto tempo leva. Se você precisar do seu filho para se vestir, tomar café da manhã, fazer as malas e sair pela porta de manhã, experimente em um dia em que não estiver com pressa. Se levar 10 minutos a mais do que o planejado, volte e ajuste.

Certifique-se de priorizar o que é importante. Tudo parece importante. Mas se você e seu filho estão lutando todas as noites sobre a louça logo após o jantar, talvez possam ser feitas um pouco mais tarde ou logo de manhã. Adiar os “extras” pode reduzir o estresse e os sentimentos ruins.

3. Seja claro quando explicar a rotina para as crianças

Às vezes, quando as crianças não seguem uma rotina, é porque não a entendem ou sabem como enfrentá-la. Seja claro ao estabelecer a ordem do que precisa acontecer e a que horas. Em seguida, analise cada parte da rotina e explique exatamente o que é esperado para cada tarefa. Seja específico quando você dá instruções. Em vez de “você precisa aspirar hoje”, tente “hoje, por favor, aspire o seu quarto e o corredor”.

4. Faça um quadro de rotina infantil

Com que frequência você se torna uma lista de tarefas para não esquecer o que precisa fazer? As crianças também precisam desses lembretes. Escreva rotinas e poste-as onde fazem sentido. Por exemplo, você pode postar a rotina matinal no espelho do banheiro.

Apenas certifique-se de reduzir as tarefas em três a cinco itens por vez. Mais do que isso pode ser esmagador. Para crianças mais novas, você também pode emparelhar itens escritos com horários de imagem para ajudá-los a ver a tarefa em ação.

5. Saiba que as crianças precisam de apoio para aprender rotinas

Leva tempo para aprender e se acostumar com novas rotinas. Não espere ver uma mudança imediatamente. Em vez disso, fique de olho em pequenas melhorias. Continue dando lembretes gentis e apontando a programação por escrito. Se seu filho está tendo problemas, não há problema em ajudar. E lembre-se de elogiar o esforço, não apenas o resultado final. Tentar seguir uma rotina é muito melhor do que simplesmente não segui -la.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário