Rotina de estudos para concursos: como fazer?
Uma rotina de estudo é uma programação organizada delineando os tempos de estudo e os objetivos de aprendizagem
Assim como com trabalhos ou horários da escola, os estudantes para concursos devem desenvolver uma programação que defina o tempo dedicado a cada semana para estudar. Esse cronograma deve incluir datas de questionários, testes e exames, bem como prazos para documentos e outros passos de exames que possam ser essenciais para sua aprovação.
Por que eu preciso de uma rotina de estudos para concursos?
Pesquise qualquer curso para concursos públicos e você verá que um dos primeiros produtos que eles te entregarão será uma rotina de estudos, com um plano bem claro do que você precisará fazer.
Leia também
Um plano de estudo é uma maneira eficaz de ajudá-lo a navegar por todo o conteúdo de um concurso público e aumentar suas chances de aprovação.
O gerenciamento de tempo pode ser um desafio. Além de suas aulas, você provavelmente tem outros compromissos como atividades do dia a dia, trabalho e compromissos sociais. A criação de um plano de estudo permite que você veja como você gasta seu tempo e garante que você esteja de lado tempo suficiente fora da aula para completar tarefas de casa, estudar para testes e revisar e reter as informações que você está aprendendo.
Os planos de estudo são particularmente importantes para estudantes on-line, já que você precisa ter autodisciplina e determinação para completar seus estudos sem os lembretes constantes de um instrutor.
É importante entender que não há uma só maneira “certa” para fazer uma rotina de estudos para um concurso. Seu plano de estudo será personalizado com base em suas necessidades, classes e estilo de aprendizagem específicas.
As diretrizes abaixo são orientações que vão contribuir para maiores chances de sucesso de sua rotina.
Passo 1: Hábitos de estudo para concurso atuais e estilo de aprendizagem
Pense sobre o que funciona e o que não funciona para você. Você é capaz de estudar por longos blocos de tempo uma ou duas vezes por semana, ou é mais eficaz se você estuda todas as noites por trinta minutos?
Você é mais produtivo em uma determinada hora do dia?
Você mantém melhor o material se estudar um assunto imediatamente após a aula, ou você precisa de uma pausa primeiro?
Não tente fazer uma grande revolução no seu método de estudos, pois não vai funcionar. Vá devagar que há mais garantia de sucesso.
Passo 2: Avalie sua agenda de estudos para concurso atual e gerenciamento de tempo
Use uma agenda digital ou de papel para bloquear todos os seus compromissos permanentes, incluindo aulas, trabalho e atividades extracurriculares. Isso permitirá que você veja quanto do seu tempo já está falado, e que horas você tem disponível para estudar.
Se sua programação deixa pouco espaço para estudar, talvez seja necessário avaliar o que você pode reduzir, ou como você pode reorganizar sua programação para ter mais tempo aberto para estudar.
Chegando perto de um concurso, você poderá precisar de mais tempos de estudos, então leve isso em consideração.
Passo 3: Planeje quanto tempo você precisa estudar para cada matéria
No início de seus estudos para concursos, você deve fazer um apanhado das matérias de diferentes concursos que você vai tentar. Se estiver fazendo um curso, os instrutores vão repassar livros e conteúdos que irão te ajudar nos estudos.
Você pode usar os editais de concursos passados ou semelhantes como guias para calcular quanto tempo para reservar para cada matéria, pois alguns cursos podem ser mais intensivos que outros. Também ajudará você a agendar suas sessões de estudo a ter certeza de ter tempo suficiente para completar todas as suas tarefas e se preparar para as provas de concurso.
Passo 4: Desenvolva uma programação de estudos para o concurso
Agora que você entende quanto tempo você precisa para estudar, e quanto tempo você tem disponível, você pode agendar suas sessões de estudo. Adicione suas sessões de estudo ao seu calendário como qualquer outro compromisso. Isso garante que você se lembre disso é o tempo reservado especificamente para estudar.
Planeje a matéria que você estudará em que dia, para garantir que você esteja dedicando tempo suficiente para cada assunto. Por exemplo, segundas e quintas-feiras podem ser reservadas para matemática, enquanto terças e sextas-feiras podem ser dedicadas a uma matéria específica para um concurso X ou Y.
Se sua programação estiver ocupada, você pode ter que ser um pouco flexível e criativo em encontrar tempo para estudar. Por exemplo, se você viajar para o trabalho via transporte público, você pode usar esse tempo para leitura. Ou talvez o seu trabalho permita estudar quando não estiver ocupado.
Passo 5: Avalie seu calendário semanal de estudos para concurso
Identificando suas metas de aprendizado para cada classe ajudará você a determinar quanto tempo você precisa gastar. No início dos estudos, pense no que você deseja realizar em cada matéria. Talvez você queira dominar uma habilidade específica ou melhorar sua nota em uma prova. Estas são as metas abrangentes para ajudar a motivá-lo durante os estudos.
Então, no início de cada semana, determine por que você precisa estudar e o que pretende realizar em cada sessão de estudo. Você está se preparando para um grande exame? Existe um papel devido? Você é capaz de ler um capítulo à frente em preparação para as próximas classes? Ajuste seu plano de estudo conforme necessário para atender às suas metas semanais e aproveite ao máximo cada sessão de estudo.
Embora seja tentador pular sua sessão de estudo quando não haver um teste iminente, você reduzirá seu futuro tempo de preparação de teste lendo à frente e se preparando para palestras.
Passo 6: Atenha-se à sua agenda de estudos
Um plano de estudo funciona melhor quando é seguido de forma consistente. Você deve tentar desenvolver um plano de estudo que você possa seguir para o comprimento de cada termo. Você terá que ajustar seu plano conforme necessário quando você alternar suas aulas a cada termo. Lembre-se, a coisa mais importante é aderir ao seu plano.
Como manter sua rotina de estudos para concurso?
Algumas dicas são essenciais:
1. Lembre-se de fazer pausas
Se sua agenda incluir sessões de estudo longas e multi-hora, certifique-se de fazer breves pausas de vez em quando se esticar, hidratar e descansar sua mente. Isso manterá seu cérebro fresco e ajudará a evitar que você se sinta sobrecarregado
2. Se programe para outras atividades
Ao alcançar um cronograma equilibrado, sua mente será mais receptiva durante o tempo dedicado ao estudo. Se você agendar vários longos dias seguidos de estudar, você será desanimado e será tentado a desistir. Recomenda-se que você agende tempo para atividades não acadêmicas, como exercício, hobbies e socialização com outros alunos.
3. Mantenha a responsabilidade
Alguns acham útil estudar com um parceiro, pois fornece responsabilidade, bem como oportunidades para discussão e colaboração. Ao criar sua rotina de estudos, verifique com outros colegas para determinar se você pode coordenar sessões de estudo. No entanto, se você tende a socializar mais do que estudar quando estiver perto de outros, fique com um plano de estudo independente. Se você tiver um parceiro de estudo, certifique-se de que é alguém com quem você provavelmente ficará na tarefa.
4. Avalie seu plano de estudo e ajuste conforme necessário
Seu plano de estudo é tudo sobre ajudá-lo a ser mais eficiente e produtivo. Se você achar que não está funcionando, não desanime. Tudo bem fazer alterações à medida que você descobrir o que funciona melhor para você.
Se manter um horário de papel e caneta não for útil para você, considere outras maneiras de manter seus estudos no caminho certo. Use um aplicativo de agenda e defina lembretes quando é hora de iniciar e terminar sua sessão de estudo. Há também um número de aplicativos planejadores de estudos que podem ajudar.
Se tiver alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntgas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
10 aplicativos para melhorar sua produtividade!
Como fazer um cronograma pessoal?
Rotina infantil: 5 dicas para te ajudar a cuidar das crianças!
Técnica timebox: como funciona?