10 dicas sobre como parar de procrastinar

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

A procrastinação é a desgraça da existência de todo profissional. Sabemos o que deveríamos fazer; Nós simplesmente não queremos fazer isso. É fácil adiar tarefas indesejáveis até o último minuto, mas depois somos forçados a puxar uma noite induzida por estresse.

Sete xícaras de café depois, estamos exaustos, frustrados e entregando uma tarefa que dificilmente mostra o nosso melhor trabalho.

Aqui estão as 10 principais dicas para esmagar a procrastinação e dormir um pouco pela primeira vez!

1. Como parar de procrastinar através da organização?

Você não pode fazer nenhum trabalho se não souber quais tarefas precisam ser concluídas. Invista em um planner ou comece a usar o aplicativo de calendário no seu telefone. Isso facilita muito o controle de atribuições individuais e datas de prazos importantes.

Leia também

2. Como acabar com a procrastinação com metas simples e alcançáveis

Parte da razão pela qual procrastinamos é porque a tarefa em questão parece assustadora demais. É muito mais fácil começar um projeto quando você estabelece metas simples e acessíveis, em vez de um plano grande e vago.

Em vez de dizer a si mesmo: “Estudarei a biologia hoje à noite”, digamos, “vou estudar o capítulo seis hoje à noite.” Isso torna seus objetivos menos intimidadores e mais atingíveis, dividindo-os em tarefas menores e mais facilmente alcançáveis. Isso ajudará você se sente mais realizado e motivado a continuar se estiver verificando mais tarefas à medida que avança.

Estabelecer metas no início de cada semestre é uma ótima maneira de fazer isso.

3. Crie uma linha do tempo/cronograma para parar de procrastinar

Depois de definir suas metas, crie uma linha do tempo para concluí-las. Isso pode ser um cronograma de estudo para uma grande prova (“na terça-feira, estudarei o capítulo cinco e, na quarta-feira, estudarei o capítulo seis”), ou pode estar mapeando um texto ou projeto que você deve escrever ( “No sábado, escreverei a introdução e a conclusão”). Quebrar uma tarefa em pequenos pedaços ao longo do tempo a torna muito mais gerenciável.

Acabando com a procrastinação

Acabar com a procrastinação é um processo que demanda esforço, disciplina, e rotina para se tornar mais produtivo. (Imagem: Teamly)

4. Defina um prazo para suas metas

Muitas pessoas ficam presas no ciclo de “Algum dia, eu organizarei minhas anotações” ou “Eu vou chegar à lição de casa de matemática eventualmente”. A verdade é “um dia” e “eventualmente” nunca vem. É importante definir uma data específica para quando você deseja que seus objetivos sejam alcançados. Se você tiver uma tarefa devida, procure preencher um ou dois dias de antecedência. Dessa forma, se algo inesperado acontecer, você ainda tem tempo extra para concluir o que precisa.

5. Livre-se das distrações do seu ambiente

É importante se livrar de todas as possíveis interrupções antes de começar a trabalhar para que você não fique desviado desviado na metade da sua tarefa. Se você tende a gastar muito tempo no Snapchat ou no Instagram quando você deve estudar, desligue o telefone.

As distrações também podem ser fontes externas, como irmãos irritantes. Tente ouvir música clássica ou ruído branco para abafar sua conversa constante. Como alternativa, você pode mudar os ambientes de estudo juntos e ir até a biblioteca ou cafeteria local, onde pode limpar sua mente e estudar sem distração.

6. Aumentar sua produtividade com um cronômetro

Quando carregado de tarefas, é fácil sobrecarregar a si mesmo. Além disso, nosso cérebro pode realmente lidar com tanta informação e foco de cada vez! Então, por quanto tempo você deve estudar? Todo mundo é diferente, mas a maioria dos especialistas concorda com um intervalo de 50 a 90 minutos.

Defina um cronômetro para um bloco de estudos focados ou trabalhar para evitar que se esgote. Você pode ter que experimentar para encontrar seu “ponto ideal” pelo tempo que gasta estudando. A fórmula para a produtividade perfeita, de acordo com pesquisas, é funcionar por 52 minutos e quebrar por 17.

7. Faça uma pausa

É importante tirar respiradores mentais do trabalho escolar de vez em quando. Quando o seu cronômetro disparar, faça um intervalo de 10 a 30 minutos. Ouça música, dê um passeio, lavar um pouco de roupa ou grite em um travesseiro – qualquer coisa que tira sua mente do trabalho e permite que você relaxe.

8. Use incentivos para parar de procrastinar

Todo mundo adora ser recompensado. É importante dar a si mesmo incentivos, não importa quão pequeno. Pode ser algo tão simples quanto: “Se eu trabalhar nessa tarefa por uma hora, assistirei a um episódio do meu programa de TV favorito hoje à noite”.

Ou pode ser um objetivo maior, como “Se eu conseguir um A em matemática neste semestre, irei ao meu restaurante favorito”. É mais fácil prestar atenção quando algo está em jogo.

9. Faça as coisas difíceis primeiro

Isso pode fazer você querer empurrar tudo de volta mais longe. É difícil fazer algo que você não quer fazer. Mas adivinhe? Depois de fazer isso, acabou! É melhor concluir suas tarefas mais desafiadoras primeiro. Dessa forma, tudo depois de parecer mais fácil e leva um tempo menor. Se você continuar postergando as tarefas difíceis, nunca fará isso. É melhor prender-se e apenas fazê-lo.

10. Conte a alguém sobre seu objetivo

É fácil esquecer as tarefas ou adia-las se você é a única pessoa que se responsabiliza. Se você realmente quer fazer algo, diga a um amigo ou membro da família. Agora há alguém que o responsabiliza por seus objetivos. Você não pode recuar ou derrubá-lo. Como um bônus adicional, você também tem alguém para celebrar suas vitórias, por menor que seja. Seja apenas terminar um projeto com alguns dias de antecedência ou tirar a nota máxima em uma prova, seu amigo estará lá para apoiá-lo.

A procrastinação rouba o melhor de todos nós – então nunca se sinta sozinho quando parece uma luta para fazer as coisas. Sempre que você sentir o desejo da procrastinação, lembre-se de seus objetivos, divida suas tarefas em algo mais gerenciável, inclua intervalos e lembre -se de que o trabalho duro valerá a pena a longo prazo.

Conte conosco, e deixe seus pedidos de ajuda nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário