Como revisar toda uma matéria em um dia?
Essas dicas são projetados para ajudar você a economizar tempo enquanto você está estudando, principalmente se você está começando um dia antes do exame ou até mesmo na noite anterior para estudar. Com um pouco de trabalho duro e perseverança, você vai ser capaz de identificar com confiança e memorizar conceitos-chave para a matéria, mesmo que você tenha ficado para trás na sala de aula.
Antes de começar a estudar
Mantenha a calma
Se você deixou de estudar para um dia antes do teste, é provável que você está em pânico sobre como você vai fazer todo o trabalho em um pequeno espaço de tempo. Não importa quais sejam as circunstâncias, é absolutamente importante que você não entre em pânico. Estresse e ansiedade tornarão muito mais difícil os atos de se concentrar, memorizar fatos, e pensar criticamente sobre o material do exame.
Leia também
Se você está se sentindo estressado demais, tome 15 minutos antes de estudar para limpar sua mente e relaxar. Experimente um pouco de ioga, ouça sua música favorita, ou faça uma chamada rápida para um amigo/amiga solidário. Só não faça isso por mais tempo do que quinze minutos.
Encontre um local tranquilo para estudar
É tentador estudar com um grande grupo de amigos, especialmente se você está enfrentando um assunto particularmente difícil. E enquanto os amigos podem fornecer algum apoio muito necessário, eles não são sempre os melhores amigos de estudo quando você está pressionado pelo tempo.
Se você é sério sobre começar o trabalho dos estudos, procure um local de estudo calmo, longe dos amigos, da televisão e outras distrações. Se você precisar, desligue o telefone ou pelo menos configure-o para o modo silencioso para que você não perturbe outras pessoas ao seu redor. Ter a paz e tranquilidade que você precisa para se concentrar é a chave para estudar de forma eficaz quando você tem apenas um dia.
Reúna seus materiais
Não cometa o erro de começar uma sessão de estudo sem as fontes apropriadas. Aproveite o tempo para encontrar um caderno em branco, algumas canetas, o programa do curso, livro didático e suas notas de aula completas. Organize esses materiais perfeitamente em uma superfície de trabalho limpa, de modo que você tem a liberdade e espaço para acessá-los quando for necessário.
Como estudar toda a matéria em um dia?
Uma vez que você recolheu seu material, levou algum tempo para relaxar, e encontrou um ótimo local de estudo, é hora de começar a trabalhar. Estas seis medidas irão ajudar você a estudar para um exame em 24 horas ou menos.
Faça uma lista de importantes termos/conceitos/ideias
A primeira coisa que você precisa entender é que você não pode estudar tudo do curso em um dia. Isso é simplesmente impossível e exigiria muito mais tempo do que você tem em mãos.
Pense na sua sessão de estudo como uma espécie de “triagem”, onde você só se concentra nos conceitos/termos/ideias mais importantes do curso. A lógica por trás dessa estratégia é que, se um termo/conceito/ideia é muito central para o curso, então você vai ganhar conhecimento periférico de outros temas menos importantes, concentrando-se sobre os temas centrais.
Em geral, um conceito/ideia/termo é importante se:
- O instrutor/professor explicitamente disse que vai cair no exame;
- Muito citado no livro didático e/ou aulas;
- Fundamental para a compreensão de outros tópicos do curso;
- Destaca-se/sublinhado/negrito em um programa do curso ou livro didático.
Para começar a olhar para estes termos, pegue o seu programa do curso, uma caneta e um caderno em branco. Comece a fazer o seu caminho através do programa, anotando todos os termos importantes do caderno em branco. Outra ideia é fazer cartões de memória para cada termo-chave.
Seja qual for o método que você escolher, certifique-se que você tem um completo inventário desses conceitos-chave para a revisão. Mantenha esta lista acessível para que você possa adicionar mais termos enquanto você trabalha e estuda. A ideia é fazer uma espécie de “cola” para consulta no final da sessão de estudos.
Procure resumos dos livros do curso
Se um livro for bem projetado, ele deve ter resumos de cada seção, seja no início ou no final de cada capítulo. Encontre estes resumos e estude eles arduamente. Alguns professores também irão fornecer resumos de temas importantes na forma de folhetos para a classe.
Tudo o que é rotulado de introdução, conclusão, ou resumo é o que você deseja focar aqui, uma vez que estas seções irão sintetizar as informações para você, tornando-as mais fáceis de lembrar. Se seu livro não tem estes resumos, sempre existe a internet para você pesquisar por trabalhos, resenhas e resumos.
Faça mais anotações enquanto você estuda
Você aprende muito melhor se você escrever informações. Enquanto você estuda, anote tudo o que você quer memorizar. Ao contrário de sua lista de palavras-chave, este tipo de anotações não precisa ser puro. Basta pegar alguns pedaços de papel e escrever o que você precisa se lembrar. Certifique-se de que você está escrevendo e não digitando, uma vez que a digitação não é tão eficaz para memorizar fatos.
Faça uso de mapas mentais, gráficos e apresentações
Isso não é algo que você quer gastar muito tempo fazendo, se você está pressionado pelo tempo, mas ter 15 minutos para fazer um mapa mental rápido é uma ótima maneira de sintetizar a informação que você aprendeu.
Um dos truques para estudar de forma eficaz é ver as conexões entre vários tópicos do curso. As semanas de apresentação da matéria se constroem diretamente sobre os conceitos aprendidos perto do início do curso.
Tente usar uma ajuda visual, como um gráfico, apresentação ou mapa mental para identificar explicitamente as conexões entre o material do curso. Vai dar-lhe uma melhor compreensão dos conceitos como um todo.
Ensine um amigo
Outra maneira eficaz de memorizar informação é fingir que você está ensinando a outra pessoa. Quando você se sentir razoavelmente confortável com o material, se encontre com um amigo por uma hora e apresente a eles o que você sabe. Incentive-os a fazer perguntas sobre o material e você vai ser forçado a re-explicar conceitos ou pensar mais criticamente sobre o assunto.
Parece difícil, mas alguém ensinando quem sabe menos sobre um assunto que você é uma ótima maneira de consolidar o que você já sabe.
Reveja sua lista de termos importantes
Lembre-se a lista de termos que você fez no início da sessão de estudo? Agora é hora de revê-los e certificar-se de compreender tudo na lista.
Para cada termo, tente falar uma definição completa em voz alta. Se você não consegue se lembrar de um termo, coloque um asterisco ao lado e passe para o próximo.
Até o final deste exercício, você deve se sentir bastante confiante sobre muitos dos termos, e não tão confiante com aqueles com asteriscos. Leve 30 minutos ou mais para refrescar sua memória sobre os termos mais complicados, então teste a si mesmo novamente.
Considerações Finais
Da próxima vez, se prepare melhor seguindo estes conselhos com a matéria de todos os dias ao invés de acumular tudo para um dia só. E se você tiver mais estratégias e dicas, compartilhe conosco nos comentários abaixo!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como escolher um notebook para estudar?
Os 8 melhores livros de lógica de programação
Como fazer um cronograma pessoal?
Técnica timebox: como funciona?