Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Conteúdo do curso e qualidade de ensino não são as únicas coisas a considerar ao escolher um curso. A certificação do curso pelo MEC faz a diferença e pode ou não garantir seu diploma sendo reconhecido ao final do curso.

Mas como saber se um curso tem reconhecimento pelo MEC?

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Um curso é reconhecido pelo MEC se tiver sido aprovado pelo Ministério da Educação. Além disso, o curso pode ter de passar por uma aprovação por instituições profissionais como o CREA e a OAB.

Se um curso é autorizado pelo MEC, mostra que abrange tudo o que você precisa saber para uma carreira na indústria relevante. Mas além disso, o reconhecimento não é apenas uma marca de qualidade: para muitas carreiras, completando um curso credenciado é um requisito, seja porque os empregadores sempre pedirão ou porque você não pode legalmente fazer o trabalho sem ele.

Leia também

Em outros casos, concluir um curso credenciado permitirá que você participe de um corpo profissional que oferece benefícios como mais treinamento e oportunidades de rede.

Para verificar se seu curso está certificado, você precisa consultar o portal do MEC. O portal se chama Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, e você poderá verificar todas as informações para garantir que sua instituição de ensino tem os cursos reconhecidos.

Reconhecimento de curso pelo MEC

Um curso reconhecido pelo MEC é importante para que sua atuação não tenha problemas legais. (Imagem: MEC)

Como fazer um curso ser reconhecido pelo MEC?

Nem todo sujeito ou rota de carreira requer um curso credenciado. Mesmo o melhor curso de literatura brasileira não será credenciado por um corpo profissional, por exemplo.

A certificação de um curso superior pelo MEC passa pelas seguintes etapas, após o cadastro e registro perante o Ministério da Educação:

Preciso fazer um curso reconhecido pelo MEC?

É provável que você esteja procurando por um curso reconhecido pelo MEC se você estiver estudando algo que:

Leva a um tipo particular de trabalho

Requer um alto nível de habilidade e conhecimento

Exemplos incluem engenharia, contabilidade, direito, e arquitetura

Se você não tem certeza se deve estar procurando por um curso reconhecido pelo MEC, verifique se eles mencionam o reconhecimento, buscando online para um corpo profissional relevante, ou tente entrar em contato com alguém que trabalha na profissão que possa aconselhá-lo.

Você nem sempre precisa concluir um curso reconhecido para participar de um corpo profissional: Em alguns casos, você pode participar demonstrando sua educação e experiência em vez disso. No entanto, o processo é geralmente mais simples se você tiver concluído um curso com reconhecimento.

Curso de pós-graduação precisa do reconhecimento pelo MEC?

O prospecto ou site de uma instituição deve indicar se um determinado curso é credenciado e qual organização é credenciada por. Cursos de pós-graduação precisam também da autorização do MEC para funcionarem quando são de especialização. Mestrados e doutorados precisam do reconhecimento.

A maioria dos corpos profissionais incluirá uma lista de instituições que fornecem cursos reconhecidos em seus sites. Se você não tiver certeza, entre em contato com a instituição ou o corpo profissional relevante diretamente.

Em muitas profissões, estudar um curso credenciado é apenas o primeiro passo para se tornar totalmente qualificado. Você também pode precisar de uma certa quantidade de experiência profissional ou treinamento no trabalho, por exemplo. Os requisitos específicos devem estar disponíveis no corpo profissional relevante.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário