Como conseguir estudar TODA a matéria para uma prova?
Se você chegou aqui, você provavelmente está desesperado para estudar para uma prova que está a chegar ou quer aprender a ter melhores resultados nos seus exames. Pensando em vocês, reunimos dicas essenciais que irão te ajudar não apenas a passar nos testes com boas notas, mas também a guardar a matéria como conhecimento para seu futuro.
Informe-se sobre a prova
Conheça o seu inimigo, descobrindo o máximo possível sobre a prova. Informações que você precisa são coisas como:
Quanto vale a prova?
Que tipo de prova é? É uma de múltipla escolha, ensaio, consulta, em duplas, questões abertas?
Leia também
Será que vai haver uma escolha de perguntas ou tarefas?
Quanto será cada questão ou tarefa valem?
Peça ajuda
Não se sinta mal se você precisa pedir ajuda. Converse com seu professor e escolha os cérebros de outros estudantes, ou seja, grupos de pessoas para estudar com você. Se você está se sentindo muito estressado, você também pode achar bem útil conversar com um psicólogo escolar para te ajudar a ficar mais calmo.
Separe e organize o material da matéria
Verifique se você tem todas as apostilas relevantes e junte todas as suas anotações sobre o assunto. Leia o resumo do curso ou guia de temas tratados (se houver) e use-o para organizar as informações que você coletou. Ementas de matérias e programas de disciplina, principalmente no Ensino Superior, podem ajudar bastante.
Pode ajudar a escrever seus próprios resumos de cada capítulo ou livro didático. Isso fará com que seja mais fácil encontrar o que você precisa quando você estiver estudando, além de te orientar melhor para achar fontes da matéria para estudar online.
Verifique provas anteriores
Coloque suas mãos em quaisquer provas antigas sobre assunto e se familiarize com a estrutura e formato. Seu professor deve ser capaz de deixá-lo saber onde você pode conseguir algumas das provas para poder usar como base de estudos. A sua escola ou biblioteca universitária pode ter exames passados em arquivo também. Conversando com veteranos da sua turma, você também pode conseguir ótimas fontes de provas para estudar.
Pratique responder às perguntas, dentro dos prazos fixados e verifique suas respostas contra as suas anotações para se certificar de que você está indo pelo caminho certo.
Saiba para onde ir
Verifique o seu calendário de provas para obter detalhes sobre quando e onde você vai estar sentado no exame. Certifique-se de que você tem tudo que você precisa para levar com você (por exemplo, calculadora, lápis, régua, etc). Tente fazer algum estudo nos momentos anteriores a sua prova. Se você tem um exame de manhã cedo, é uma boa ideia a prática de se levantar e fazer algum estudo no início do dia ou estudar um pouco antes de ir dormir.
Não tente fazer tudo ao mesmo tempo
Atenha-se que você já sabe quando estiver estudando na noite antes de uma prova. Você só vai fazer-se nervoso se você tentar aprender novas informações. Reveja suas anotações ou teste a si mesmo em pontos-chave da matéria.
Mantenha a calma
Não converse com outros alunos sobre a prova antes dela acontecer. Isso pode confundi-lo ou fazê-lo perder a confiança em si mesmo. O mesmo vale para após a prova. Não se pendure em torno de falar sobre a prova com os amigos e quais questões eles marcaram X ou Y. Relaxe, mude de assunto e descanse um pouco.
Use o seu tempo de leitura
A maneira como você usa seu tempo de leitura pode te ajudar ou te destruir no exame. Use-a para planejar seu tempo escrevendo e começar a pensar em algumas respostas. Leia as instruções com muito cuidado e, então, verifique todo o papel da prova. Certifique-se de verificar quantas páginas existem e quanto cada questão vale.
Planeje quanto tempo você quer gastar em cada resposta e a ordem em que você vai respondê-las. Comece com as perguntas que você está mais confiante em responder.
Desconstrua as perguntas
Uma ótima dica para qualquer exame é desconstruir as perguntas para se certificar de que você realmente entende o que está sendo solicitado. Se você não responder a uma pergunta corretamente, você não vai conseguir a nota máxima para ela.
Olhe para as peças-chave da questão e estas lhe darão pistas sobre como respondê-la. Por exemplo, para a pergunta: “Explique a diferença entre o estudo e revisão”, você pode dividir esta questão em quatro partes:
- Explique – motivos para mostrar como ou por que algo está do jeito que está;
- Diferença – quais são os fatores de distinção entre estudo e revisão?;
- Estudo – o que é estudo?;
- Revisão – o que é revisão?
Reveja o seu desempenho
Enquanto não há nenhuma utilidade em se estressar com uma prova que você já fez, isso não o ajuda a olhar para o que você pode melhorar. Se você não se saiu tão bem em uma prova quanto você gostaria, pergunte ao seu professor se você pode passar pela matéria com eles e descubra o que você fez de errado.
Crie suas próprias estratégias
Lembre-se: essas dicas são apenas algumas das coisas que você pode fazer para tirar o máximo proveito de seus exames. Pode haver outras coisas que funcionam ainda melhor para você. Pergunte ao redor e descubra o que seus amigos fazem para os exames. Talvez alguns dos truques dos amigos vão funcionar para você também! Talvez seus professores têm algumas boas recomendações. Seja qual for a estratégia, quando você encontrar algo que funciona para você, não se esqueça de coloca-la em prática e compartilhar suas dicas e resultados nos comentários abaixo.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Produtividade: como você pode produzir mais e melhor?
10 aplicativos para melhorar sua produtividade!
Comprar computador usado, vale a pena?
10 dicas de organização para você nunca mais bagunçar sua vida!
Um comentário para: “Como conseguir estudar TODA a matéria para uma prova?”
Neusa
Gostei das dicas