Curso de modelagem 3D: qual escolher?
O mundo do design digital não é fácil entrar. Como arquiteto ou engenheiro, artista ou desenvolvedor, você precisará entender o software de modelagem 3D para avançar. As ideias que você não vão longe sem as ferramentas certas.
Não há nada mais frustrante do que ter uma ótima ideia de que você não pode se transformar em modelo. É assim que você perde clientes em potencial.
Todos nós já estivemos lá. Seus primeiros dias na arquitetura são um campo de provas. Se você não possui habilidades de modelagem 3D, lutará contra a maré.
Seus modelos 3D envolvem seus clientes. Eles os ajudam a entender o que receberão pelo dinheiro que pagam.
Leia também
É lógico que os modelos ruins verão você perder negócios.
É por isso que você precisa aprender o máximo que pode sobre o software de modelagem 3D e precisa aprender rapidamente.
Pense assim. De quem você prefere comprar serviços? Alguém que só pode lhe dizer o que eles têm em mente ou alguém que pode mostrar a você.
Aposto que você escolheu o último. É assim que a maioria dos seus clientes se sentirá também.
Então, você precisa entender a modelagem 3D. Mas por onde você começa? Qual curso escolher?
Etapa 1 – O que eu preciso em um curso de modelagem 3D?
Então, o que você precisa para ser um bom modelador 3D? Antes de se preocupar com o software e aprender a usá-lo, que características você deve aprender?
O mais óbvio é a consciência espacial. Não consigo imaginar ninguém tendo muito sucesso com a modelagem 3D se não conseguir visualizar objetos 3D.
Tente pensar em um objeto 3D agora. Gire-o em sua mente. Pense em cada curva ou canto e como ela se aplica ao restante do objeto no espaço 3D. Se você conseguiu isso, está começando bem.
O quê mais? Bem, você precisa conhecer seus computadores. A alfabetização básica do computador é um bom começo.
Essa é apenas a base, no entanto. Descobri que muitos softwares de modelagem 3D podem ficar bastante complexos à medida que você se aprofunda. Se você não possui uma aptidão para os computadores, precisa desenvolver um. Se você não estiver disposto a aprender mais, não se sairá bem com o software de design digital.
Isso me leva ao meu último ponto. Você tem que querer aprender. Seus primeiros passos na modelagem conterão uma quantidade razoável de erros. Se você ficar desanimado com isso, não desenvolverá suas habilidades.
Um desejo de aprender é o principal traço de personalidade que você precisa para melhorar na modelagem 3D.
Tudo isso estará em um curso de modelagem 3D básico e completo.
Etapa 2 – Escolha um software de modelagem 3D
O segundo passo é o primeiro prático. É também um dos maiores. Você precisa escolher um software de design digital que atenda às suas necessidades.
Existem cargas disponíveis. Do SketchUp ao 3DS Max, do AutoCAD ao Blender, cada um oferece algo um pouco diferente. Isso é antes mesmo de entrarmos em software de renderização.
Então, vamos começar com o software mais simples do mundo. O Sketchup é o software de modelagem preferido para os alunos e aqueles novos na modelagem 3D. Os motivos são simples. O Sketchup ajuda a criar formas geométricas simples rapidamente. Ele vem com um armazém 3D carregado com modelos pré-construídos. Também é extremamente fácil de usar. Se você está apenas começando, isso lhe dá uma maneira fácil.
O 3DS Max, Blender, ZBrush, e AutoCAD Software oferecem barreiras maiores à entrada. O mesmo se aplica ao Rhino 3D e na maioria dos outros softwares de design digital.
Superar essas barreiras é difícil. É um desafio maior, mas vem com maiores recompensas.
Eu recomendo começar com o Sketchup. Você pode não usar isso profissionalmente. O que isso fará é ajudá-lo a entender os conceitos básicos de criação de modelos 3D em um monitor 2D. Você pode passar para algo mais complexo depois disso.
A complexidade não é o único problema. Você também precisa saber o que cada software oferece. Por exemplo, o 3DS Max oferece muitas ferramentas, mas não é voltado especificamente para a arquitetura. O mesmo vale para Maya.
Outros designs de design digital são. Lumion 7 é um ótimo exemplo. Esse software se concentra especificamente na arquitetura. Também se integra a algum outro software.
Pergunte a si mesmo. Quão flexível deve ser o software? Se você trabalhar apenas com estruturas arquitetônicas, opte por um software especializado. Se você deseja mais flexibilidade, opte por Maya ou 3DS Max.
Um pensamento final. Verifique seu hardware antes de comprar qualquer software. Se você não tiver a máquina certa, desperdiçará seu dinheiro.
Seu computador precisa atender às especificações mínimas, no mínimo. Idealmente, será um toque mais poderoso.
Alguns fabricantes de software certificam máquinas para uso com seu software. Por exemplo, o Autodesk mantém um banco de dados de hardware recomendado para ajudá-lo a escolher os bits certos do kit.
Bons cursos apresentarão conceitos básicos dos softwares de modelagem 3D, enquanto focarão em 1 ou 2 programas específicos. Os melhores cursos escolherão sempre os softwares gratuitos, ao invés de te fazer gastar fortunas em softwares pagos.
Etapa 3 – Escolha um software de renderização 3D
A renderização faz com que seus modelos 3D pareçam bonitos.
Muito software de design digital vem com um mecanismo de renderização embutido. Ative-o e o software suaviza todas as arestas e apresenta seu modelo em sua melhor forma.
Então, por que você precisa escolher um? Tudo se resume ao seu propósito.
Se você deseja apenas mexer com a modelagem 3D, um mecanismo de renderização embutido se adequará a seus propósitos. Se você deseja apresentar modelos profissionalmente, precisará de algo que ofereça qualidade.
O V-Ray é uma boa opção, e se integra a um monte de designses digitais, incluindo Sketchup e 3DS Max. Custa um centavo bonito, mas você terá o melhor renderizador.
Você não precisará disso quando está apenas começando. Você pode se safar do uso de um renderizador ou plug-in embutido quando se deparar com a modelagem 3D. No entanto, você precisará de algo mais carnudo quando mudar para criar modelos profissionais.
Etapa 4 – Comece a aprender o básico de modelagem 3D
Então você tem seu software de design digital. Agora, é hora de sujar as mãos.
Abra seu software de escolha.
Parece aterrorizante, certo?
Foi assim que me senti quando comecei com a modelagem 3D. Entrei com essas grandes ambições de criar modelos impressionantes e fiquei instantaneamente com medo da barra de ferramentas. Existem tantas opções, mesmo com um pacote amigável.
Por onde você começa?
A resposta é sempre começar com o básico. Depois de ter me balançado, comecei a trabalhar respondendo a algumas perguntas.
Como faço para construir uma forma?
Como faço para mudar sua cor?
Que texturas posso usar?
Como eu salvo?
Tudo bem simples, certo? Talvez sim, mas se agarrar ao básico gera sua confiança. Com uma pequena ajuda dos recursos que o software fornece, você começará a encontrar o seu software.
Você deve começar a construir suas habilidades depois de se sentir confortável com o básico. Procure os tutoriais on-line sobre como criar modelos básicos.
Pense nisso como seguir uma receita. Passe passo a passo e considere todas as ações que um tutorial diz para você tomar. Descubra por que você está fazendo tudo o que está fazendo. Com um pouco de trabalho, você terá seu primeiro modelo à sua frente.
Então, para onde você vai a partir daí? Primeiro, continue praticando suas habilidades. Encontre novos tutoriais. Revise os que você já fez. Cada minuto que você gasta em seu software de design digital ajuda a melhorar na modelagem 3D.
Em segundo lugar, olhe para os profissionais.
Em terceiro, escolha o curso adequado, baseado no que você está procurando.
Etapa 5 – Comece a fazer cursos de modelagem 3D adequados
A maioria dos cursos profissionais terá sessões introdutórias que o ajudam a enfrentar seu software de design digital.
Mesmo assim, eu recomendo que você faça isso antes de fazer um curso. Apenas ajuda com sua confiança. Você pode começar um curso sabendo que sabe um pouco. Essa base ajudará você a aprender muito.
Há duas coisas que você deve considerar ao escolher um curso profissional.
O primeiro é o que você quer aprender.
Os profissionais ou entusiastas desejam entender como aplicar seu conhecimento teórico em um software de design digital. Os desenvolvedores de videogame provavelmente vão querer aprender outras coisas. A chave é encontrar um curso que se adapte aos resultados da aprendizagem pretendida.
Em segundo lugar, de quem você comprará o curso?
Isso levará uma pequena pesquisa de sua parte. Você pode ir a uma instituição de aprendizado tradicional ou encontrar um curso online. Cada um vem com suas vantagens.
O mais importante é que você saiba que o curso tem uma boa reputação antes de investir nele.
Iniciar um curso é apenas o primeiro passo. Você precisa se comprometer. Aparece todas as lições e continue trabalhando em suas habilidades em seu tempo livre.
Algumas outras dicas para começar na modelagem 3D
Portanto, existem minhas cinco etapas para começar com a modelagem 3D. Siga-os e você estará criando modelos em pouco tempo.
Antes de ir, vou oferecer algumas dicas menores para ajudá-lo.
1. Não tenha medo da lousa em branco
Você nem sempre terá algo específico em mente quando deseja criar um modelo 3D. Tudo bem. Trabalhar em uma lousa em branco é perfeitamente bem. Não vou dizer que alguns dos meus melhores trabalhos vieram de começar com uma lousa em branco. Isso seria uma mentira. O que posso dizer é que aprendi mais toda vez que me sentei e comecei a trabalhar sem ideia de onde queria ir. Eu experimentei ferramentas e tentei coisas novas porque não estava trabalhando em uma estrutura.
2. Não pare de praticar
Eu já mencionei que cada minuto que você gasta trabalhando tem valor. É verdade. Tente inicializar seu software de design digital todos os dias. Se você não quiser criar, tente explorar. Encontre uma nova ferramenta e descubra o que ela faz. Leia um manual. Apenas mexa. Cada pequeno uso ajuda a se familiarizar com o software.
Cometer erros
Este é um grande. Cometi muitos erros em meus esforços para aprender a criar modelos em 3D. É parte integrante do processo. Você vai estragar tudo. Você criará objetos fora de escala ou um dos rostos do seu objeto se deformará. Talvez você coloque uma textura no lado errado de um rosto. Está bem. Eu aprendi com esses erros e você também.
3. Envolva-se com a comunidade
Sempre há ajuda disponível. Praticamente todo software de design digital tem uma comunidade construída em torno dele. Não tenha medo de fazer perguntas. Veja o que as outras pessoas estão fazendo. Novamente, tudo se resume a aprender mais. Apresente -se na comunidade e você encontrará as recompensas compensam o tempo que gasta.
4. Conheça a si mesmo
Você sabe como aprende melhor do que qualquer outra pessoa. Se você preferir ficar preso, faça isso. Se você preferir aprender a teoria primeiro, faça isso. Não há como aprender, portanto, não sinta que você precisa estar em conformidade com nada que não esteja funcionando para você.
Você não precisa ser ótimo com computadores desde o início.
Você nem precisa ter usado o software de modelagem 3D antes.
Tudo o que você precisa é do desejo de aprender o máximo que puder.
É assim que você aprende sobre a modelagem 3D. Olhe para cada pequeno passo que você dá como vitória. Essa primeira porta ou janela mostra que você está melhorando. Em breve, isso se tornará uma segunda natureza. Seu primeiro prédio. Sua primeira cena ao ar livre. À medida que suas habilidades se desenvolvem, também a complexidade de seus modelos.
As possibilidades são infinitas.
E se precisar de ajuda, estamos aqui!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Câmera para filmagem em 3D
Computador para Autocad, qual o ideal?
Google Maps em 3D, como abrir?
Como se tornar um desenvolvedor de software? Passo a passo!