Evernote: Guia completo deste aplicativo para facilitar seu dia a dia!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Nosso mundo está cheio de tanta informação. Na verdade, muitos de nós sofremos com a sobrecarga de informação. Como resultado, anotar tudo ficou cada vez mais importante, tanto para servir como lembrete quanto para servir como uma extensão de nossas mentes.

O desenvolvimento da nuvem de computação trouxe-nos um serviço que une todas as suas anotações juntas em sua conta e atualiza automaticamente os seus dispositivos com as versões mais recentes de suas anotações. O aplicativo responsável por isso é chamado Evernote e é provavelmente o mais popular entre ferramentas de anotações disponíveis.

Leia também

O que é o Evernote?

Evernote é um aplicativo de anotações. Seu poder reside na sua sincronização, pois tem aplicativos disponíveis para Windows, Mac OS X, iOS, Android, BlackBerry, Windows Phone e por aí vai. Esses aplicativos sincronizam-se juntos através da internet para fazer com que cada nova nota ou nova edição esteja disponível em cada dispositivo. Isto significa que você terá constantemente atualizadas notas e você não vai ser deixado para trás com variantes antigas ou informações desatualizadas.

Existem extensões do Chrome e Firefox que integram o Evernote no seu navegador web. Neste post, vamos entrar em detalhes sobre o que esta ferramenta e sobretudo, como usá-la no seu dia a dia.

Onde e como acessar o Evernote?

Você pode acessar o Evernote através dos aplicativos que eu já mencionei antes. Você pode simplesmente baixar e instalar os aplicativos da página inicial do site, e, em seguida, acessar sua conta Evernote e ver as suas anotações de lá. Por outro lado, você também pode acessar suas notas através do site principal do Evernote e dar uma olhada em suas notas a partir de lá.

Evernote para Windows

Evernote para Windows compartilha a mesma interface Evernote padrão, o que é bastante intuitiva. Vamos usar essa interface como modelo, já que ela não muda basicamente nada entre as versões do Evernote.

A interface do usuário Evernote é dividida em três seções: na seção à esquerda, você poderá ver os blocos de notas atuais disponíveis. É útil para dividir as notas de acordo disciplinas escolares diferentes, diferentes projetos de trabalho ou diferentes assuntos. Você também pode usar botão direito do mouse em um notebook e adicioná-lo a uma pilha, que é uma coleção de blocos de notas. Nas plataformas móveis, esta parte inteira corresponde à aba que se abre do lado esquerdo do aplicativo.

Na seção central, vemos a lista de notas dentro do bloco de notas atual. Do lado direito, temos uma pré-visualização da nota, e os metadados afiliados, como tags e URLs.

Tela principal do Evernote

Como você pode ver, na parte esquerda estão as listas e coleções de anotações. Na parte central, as notas de cada coleção e à esquerda, anexos dos blocos de notas e a possibilidade de edição deles. (Foto: www.crunchbase.com)

Editando as notas

A edição notas atuais é muito mais fácil com o cliente Windows. Há também um editor de pop-up que você pode ativar clicando duas vezes em uma nota, o que é muito bacana. Mas isso não torna digitar em outras plataformas mais difícil. É que estamos mais acostumados com o teclado e mouse para digitar.

Da mesma forma, você pode optar por criar cadernos locais que só são armazenados em seu disco rígido, e não compartilhados com a nuvem. Isto pode ser útil para os planos secretos para dominar o mundo, ou as outras coisas que você simplesmente não pode dar ao luxo de compartilhar através da internet. Mas convenhamos, se você tem um programa como Evernote, é melhor usar a nuvem ou usar o próprio bloco de notas do Windows.

Você pode, em uma mesma nota, incluir fotos, links, URLs, tags e muitos outros elementos que possam tornar a leitura dela mais direta e prática.

Os vários dispositivos onde o Evernote pode ser usado

O Evernote está disponível para todas as plataformas, dando ao aplicativo uma flexibilidade ímpar entre os concorrentes. (Foto: evernote.com)

Exportando as anotações

Você também pode optar por exportar suas notas em um formato diferente, o que torna mais fácil para você modificar ou compartilhar.

Como compartilhar as notas com Evernote

Você pode optar por compartilhar seus Evernotes por qualquer postagem um URL personalizada em seu Facebook ou Twitter. Você também pode enviar este URL personalizado via e-mail para seus amigos e as pessoas que você achar que podem estar interessado em lê-los. Bom, por exemplo, para compartilhar matérias de faculdade com os amigos.

Se você gostaria de colaborar com os usuários, você pode realmente compartilhar certos cadernos com eles. Você vai precisar de uma conta premium para permitir que outras pessoas editem seus cadernos, porém, o que significa que você terá que desembolsar US$5/mê ou US$45/ano. Uma vez que você fizer isso, você vai ser capaz de capacitar outros usuários para editar o seu trabalho.

É simples de compartilhar um notebook, basta navegar até o topo de sua aplicação Evernote e clicar na guia Comum. Em seguida, clique em Gerenciar Compartilhamento, e de lá selecionar quais blocos de notas que você gostaria de compartilhar!

Aplicações práticas

Evernote tem grandes implicações para os projetos de trabalho, bem como anotações de sala de aula. Isso significa que você vai ser capaz de sincronizar todos os seus trabalhos online, e você será capaz de fazer alterações e modificações, se necessário, até mesmo quando você estiver em movimento. Você pode maximizar sua produtividade!

Sempre quis escrever uma lista de compras? Se você já perdeu a sua lista ou deixou em casa, você pode realmente apenas digitar uma lista no Evernote e tê-la sincronizada diretamente para seu telefone. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é lembrar-se de trazer o seu telefone e você não terá que tentar lembrar quais itens você precisa comprar!

O mesmo vale para metas financeiras, anotações de gastos e muito mais.

Evernote Peek e Apps para outros dispositivos

A família Evernote se estende a uma tonelada de outros dispositivos. Na verdade, tem um aplicativo variante muito legal chamado Evernote Peek, que te ajuda a estudar. A premissa é fazer com que a tampa do iPad 2 seja esperta para ocultar a resposta, enquanto você tenta explicar o significado de uma palavra ou responder a uma pergunta que você definiu para si mesmo. Bem interessante!

É uma ótima ferramenta para testar, e agora ainda oferece dicas de áudio.

Possibilidades infinitas, facilidade de uso: nossas considerações finais!

Evernote está assumindo o posto de melhor aplicação de anotações. O Google visando atingir o mercado de usuários do Evernote inclusive criou o Google Keep. Suas habilidades de sincronização são grandes, e sua interface de usuário é fácil e natural. Se você ainda não experimentou o Evernote, você está perdendo! Você não precisará se preocupar em fazer várias versões das mesmas anotações, ou sequer anotar, já que poderá usar fotos para descrever o que você queria. Você poderá salvar sites para ler mais tarde. Enfim, seja qual for o uso final que você for dar a este aplicativo, tenha certeza de que ele pode melhorar a praticidade da sua vida de formas que você não é capaz de imaginar ainda!

O que está esperando? Vá ao site oficial e baixe já o aplicativo para os seus dispositivos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário