Como acabar com a preguiça e produzir mais?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

Todos temos períodos de tempo em que nos sentimos menos enérgicos e lutamos para encontrar motivação. É comum se sentir assim de vez em quando, mas quando esses momentos começam a se tornar mais frequentes ou durar por períodos mais longos, podemos começar a nos ver de maneira diferente.

Nossos objetivos se tornam menos importantes, achamos difícil se sentir inspirados e podemos começar a nos perguntar se somos capazes. Podemos até começar a nos chamar de preguiçosos.

Como evitar isso? Vamos entender e buscar formas de produzir mais, com eficiência.

Leia também

A danada da preguiça não deve fazer parte do seu eu ideal

Todos nós temos uma noção de quem queremos ser, como queremos nos comportar, objetivos que queremos alcançar e como queremos aparecer no mundo. O eu ideal é um conceito em psicologia que se refere à imagem que carregamos em nossas mentes sobre como seria o nosso melhor eu, agiria e sentiria.

Nosso eu ideal é frequentemente uma imagem de produtividade e nosso alcance de certos objetivos, comportamentos saudáveis e muito mais.

Infelizmente, nossas vidas ocupadas geralmente não permitem muita reflexão sobre o nosso eu ideal, que parece se perder na rotina, escondido em algum lugar com as respostas de nossa infância para “O que você quer ser quando crescer?”

Você não está sozinho.

Se você se sente preguiçoso ou improdutivo às vezes, certamente não está sozinho. Pesquisas recentes indicaram que 80% das pessoas que estabelecem uma resolução de ano novo não conseguirão atingir a meta pretendida. Por que é tão difícil fazer, permanecer produtivo e trabalhar em direção aos objetivos desejados?

Há muitas coisas que podem atrapalhar nossa produtividade e alcance dos objetivos, deixando-nos nos ver como “preguiçosos”. Às vezes, os obstáculos são situacionais ou relacionados ao tempo e à oportunidade, enquanto outras, podemos estar criando os obstáculos contra nós mesmos com nossa abordagem, nossa mentalidade ou nossos métodos.

Lidando com a preguiça

Saia do sofá e comece a realizar mais para conquistar novos postos na carreira. (Imagem: Coach)

Como deixar de ser preguiçoso: entendendo o mindset do preguiçoso

Para fazer progresso real rumo à produtividade e deixar nossos antigos padrões “preguiçosos”, precisamos reconhecer o que pode estar influenciando nossa incapacidade de alcançar nossos objetivos ou nos deixar de sentir menos produtivos do que gostaríamos de ser. Portanto, o que você pode pensar como “preguiçoso” pode ser apenas uma questão de mudar sua abordagem e se livrar de hábitos antigos e inúteis que impediram você de se sentir produtivo e alcançar seus objetivos.

Aqui estão vários desses hábitos que podem nos impedir de alcançar nossos objetivos. Se alguma coisa nesta lista parece familiar, não se preocupe: você está longe de estar sozinho.

1. Objetivos muito grandes ou complicados atrapalham a vencer a preguiça

Todos nós queremos alcançar o auge, mas podemos subestimar o esforço e o tempo necessário para chegar lá. Se desistirmos depois de algumas horas, não é porque somos preguiçosos, mas porque podemos ter percebido que calculamos mal a quantidade de tempo e esforço envolvidos.

2. A busca pela perfeição te torna preguiçoso

Quando estamos trabalhando em direção a uma meta, esperamos que a estrada seja suave e consistente quando, na realidade, o caminho em direção ao nosso objetivo provavelmente estará cheio de reviravoltas e contratempos que precisam ser enfrentados de frente.

3. Ouvir seu crítico interior pode te deixar mais preguiçoso

Se o termo “preguiçoso” faz parte do seu diálogo interno, provavelmente existem declarações mais negativas e críticas que vêm do seu crítico interno regularmente. Você pode até trazer à tona seu crítico interior na tentativa de se motivar. O que acontece? Sua voz crítica se concentra em todas as suas falhas e deficiências, em vez de forças existentes e atributos positivos que podem ajudá-lo a avançar.

4. Ouvir críticas dos outros

Enquanto aprendemos sobre nós mesmos e o mundo através de nossas experiências, estamos recebendo feedback de outras pessoas que ajudam a moldar nosso autoconceito. Quando alguém importante para nós nos chamou preguiçoso no passado, isso pode realmente impactar como nos vemos até a idade adulta. Também podemos ouvir as pessoas criticar nossos esforços em nossa vida adulta, deixando-nos a sentir uma dúvida ou desânimo.

5. Não criar um plano de ação

Quando encontramos inspiração e ficamos empolgados com um novo objetivo, podemos esquecer a importância de criar um plano. Nossa emoção pelo objetivo pode nos levar a nos mover rapidamente e com muita paixão, mas se transformar em uma sensação de ficar sobrecarregado e sentir-se sem rumo.

O que começar a fazer para combater a preguiça?

Felizmente, existem muitas etapas alcançáveis que você pode seguir para mudar as coisas. A preguiça não é natural para o ser humano, é um estado que precisa de esforço ativo para ser mantido. Se você quer mudar as coisas e permanecer no caminho certo com seus objetivos, siga às dicas abaixo.

1. Crie objetivos pequenos e atingíveis

Você ainda pode desejar alcançar o auge, mas dividir esse enorme objetivo em objetivos menores que o ajudarão a se sentir mais realizado e motivado para continuar escalando. Ao considerar o quadro geral, lembre-se das principais etapas que serão necessárias para chegar lá e escrevê-las. Se necessário, dividaos em objetivos ainda menores ou de curto prazo.

2. Desenvolva um plano contra preguiça

Sente-se por um momento enquanto reflete sobre seus desejos e objetivos, considerando as etapas pequenas e atingíveis que você precisará realizar para chegar lá. Seja realista sobre a quantidade de esforço, tempo, dinheiro, ajuda ou outros fatores envolvidos no cumprimento dessa meta.

Entrar no processo com um plano de ação ajudará você a se sentir mais confiante e pacífico, além de fornecer algo a que se referir quando se sentir desanimado ou ter um revés.

3. Concentre-se em seus pontos fortes

Se você está acostumado a um crítico interno que se concentra em suas falhas e deficiências, encontrará grandes benefícios em fazer o inventário de suas forças. Você acha difícil pensar em forças pessoais? Considere qualquer desafio que você tenha passado e reflita sobre quais forças pessoais você usou para passar por essa experiência. Se você ainda achar difícil identificar os pontos fortes do caráter, pergunte a amigos ou familiares o que eles vêem como sua maior força.

4. Celebre as pequenas vitórias

Celebrar suas vitórias à medida que você atinge os pequenos objetivos, ou mesmo ao superar os contratempos, pode ajudá-lo a continuar avançando. O orgulho que experimentamos ao cumprir nossos objetivos pode ajudar a reforçar mais o talk-idiota mais positivo. Experimentamos maior auto-eficácia a cada realização, o que pode nos ajudar a encontrar sucesso a longo prazo.

5. Recrute suporte

Não há problema em pedir ajuda ao longo do caminho. Nós prosperamos quando conectados a pessoas importantes de uma maneira positiva e saudável. Permita que essas pessoas importantes de apoio façam parte da sua experiência.

Você pode querer que eles comemorem com você ao longo do caminho ou possam recorrer a eles em momentos de necessidade quando você experimentar um revés ou obstáculo. Encontrar segurança e incentivo de pessoas importantes em nossas vidas pode nos ajudar a desenvolver maior resiliência.

6. Concentre-se na saúde

Nossos sentimentos de preguiça também podem ser influenciados pela maneira como estamos cuidando de nós mesmos fisicamente. Podemos aprender novos hábitos de definição de metas e trabalhar para desafiar nossos padrões negativos de pensamento, mas também precisamos considerar o que estamos fazendo por nossos corpos.

Cuidar de nossa saúde física pode ajudar a preparar o cenário para aumentar a energia que, por sua vez, pode nos permitir colocar essas outras mudanças positivas em ação.10

7. Faça boas escolhas alimentares

O que comemos desempenha um papel significativo em como nos sentimos enérgicos. Quando nossos horários não permitem muito tempo para o planejamento e a preparação de alimentos, podemos nos encontrar buscando opções rápidas em movimento, opções que oferecem pouco valor nutricional para nos ajudar a manter os níveis adequados de energia.

Os alimentos mais altos em proteína, por exemplo, podem ajudar nossos corpos a manter níveis mais estáveis de açúcar no sangue e impedir que nos sentimos drásticas altos e baixos em nossa energia ao longo do dia.11 Exemplos de alimentos e bebidas que podem ajudar a aumentar a energia incluem:

Amêndoas

Salmão

Bananas

Iogurte

Aveia

Folhas verdes escuras

Frango

Água

Exemplos de comida e bebida para evitar se você quiser maior energia incluem:

Batatas fritas

Doces

Pães

Bebidas açucaradas

Rosquinhas

Sobremesas

Álcool

Embora os alimentos açucarados possam nos dar um impulso temporário de energia, é muito curto e pode nos deixar sentir como se nossos níveis de energia tivessem sido destacados. O momento de nossas refeições e lanches também pode afetar nossos níveis de energia.

Comer refeições menores ao longo do dia pode nos ajudar a manter níveis constantes de energia, em comparação com as refeições maiores e mais pesadas que geralmente nos deixam cansadas.12

8. Incorporar exercícios

Quando estamos cansados e nos sentimos preguiçosos, a última coisa que provavelmente queremos fazer é exercitar-se. No entanto, mover nossos corpos pode ajudar a aumentar nossos níveis de energia e sentimentos gerais de produtividade.

A pesquisa mostrou que mesmo níveis de exercício baixos a moderados podem ter um impacto significativo em nossos níveis de energia, ajudando a reduzir a fadiga. Maneiras de incorporar mais exercícios podem incluir:

Passear com seu cachorro

Correr com um amigo

Caminhadas com um grupo

Participarde uma aula de fitness em grupo

Tentar uma nova aula de ioga

Academia

9. Priorize o sono

Nossos padrões de sono podem afetar bastante nossos níveis de energia. Se você tende a se sentir preguiçoso, pode pensar que está dormindo muito à noite ou se vê tirando cochilos durante o dia.

Criar uma rotina de sono saudável pode ajudá-lo a manter um cronograma de sono consistente e, por sua vez, ajudá-lo a se sentir mais equilibrado e energizado para assumir tarefas e se sentir mais produtivo.

Se você é uma coruja noturna ou um pássaro matinal, essa transição pode levar algum trabalho. No entanto, ser capaz de começar o dia com maior energia e poder manter seus níveis de energia durante o dia, tornar a rotina do sono que vale a pena.

O que considerar em sua rotina de cuidados com o sono:

Tente ir para a cama ao mesmo horário todas as noites

Mire para 7-9 horas de sono por noite

Tempo de tela limite pelo menos uma hora antes de dormir

Limite a cafeína depois da hora do almoço

Tenha um ritual matinal efetivo.

10. Pratique o gerenciamento do estresse

Ser constantemente superficial, com demandas colocadas em várias áreas de nossas vidas, podem nos deixar de se sentir fisicamente e emocionalmente drenados. Nesses momentos, podemos achar difícil tomar medidas ativas e tomar decisões porque estamos exaustos.

Sentimentos de exaustão podem nos deixar sentir como se fôssemos preguiçosos quando estamos realmente estressados e sobrecarregados.

De acordo com a American Psychological Association, algumas maneiras úteis de gerenciar seu estresse incluem coisas como:

Incorporando exercícios e movimento em seu dia

Encontrar razões para sorrir ou rir

Aumentando seu apoio social

Praticando meditação ou oração diariamente

11. Definir limites para combater a preguiça

Um elemento significativo do gerenciamento do estresse é garantir que estamos usando nosso tempo com sabedoria. Pode ser fácil dizer “sim” para nossos colegas de trabalho, nosso cônjuge, nossos filhos e amigos. Tão fácil, de fato, que você pode ser incapaz de cumprir todos os seus compromissos.

Veja onde você está gastando seu tempo. Faça inventário de tarefas inacabadas na sua lista de tarefas. Considere onde você pode dizer educadamente “não” para que você possa usar esse tempo para coisas que precisam de sua atenção e energia.

Se a ideia de definir limites for nova para você, as primeiras etapas incluiriam permissão para fazê-lo e começar com pequenas coisas.

Você pode ter medo de como as pessoas responderão a você e está tudo bem. Lembre-se de que seu objetivo aqui é melhorar o autocuidado, aumentar a energia e sentir-se capacitado para enfrentar as tarefas e objetivos que são importantes para você. Criar tempo para si mesmo é essencial e definir pequenos limites em torno do seu tempo ajudará você a fazer exatamente isso.

12. Evite comparações

Por fim, quando nos sentimos preguiçosos, é natural olhar em volta e pensar que todo mundo está acertando, exceto você. Não se permita ser pego na distração de se comparar com os outros.

Lembre -se de que nosso crítico interno é um obstáculo à produtividade e pode nos manter presos. Permita-se aparecer de maneira diferente em sua vida e lembre -se de que a jornada é sua.

Dar pequenos passos para melhor autocuidado, aumento de energia, metas aprimoradas e ambiente de limite saudável pode ajudá-lo a parar de se sentir preguiçoso em pouco tempo. Priorizar e tomar medidas de ação consistente são a chave para alterações de longo prazo e não há tempo melhor do que agora para dar os primeiros passos.

Como vocês procurar atacar a preguiça? Quais estratégias funcionam mais ou menos para vocês? Compartilhem nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário