O que é 5 S?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

O 5S é uma forma sistemática de gerenciamento visual, que utiliza desde fitas de piso até manuais de operações. Não se trata apenas de limpeza ou organização; trata-se também de maximizar a eficiência e o lucro. O 5S é um framework que enfatiza o uso de uma mentalidade e ferramentas específicas para criar eficiência e valor. Envolve observar, analisar, colaborar e buscar resíduos, além de envolver a prática de remoção de resíduos.

O que significa 5 s?

5S refere-se a cinco termos japoneses usados para descrever as etapas do sistema 5S de gerenciamento visual. Cada termo começa com um S. Em japonês, os cinco S’s são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em inglês, os cinco S’s são traduzidos como Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de padronização e Senso de disciplina. Existem cinco principais práticas envolvidas no 5S. Eles são os seguintes: Seiri Classifique os materiais, mantendo apenas os itens essenciais necessários para concluir as tarefas. (Essa ação envolve passar todo o conteúdo de um espaço de trabalho para determinar quais são necessários e quais podem ser removidos. Tudo que não é usado para concluir um processo de trabalho deve sair da área de trabalho.) Seiton Certifique-se de que todos os itens estejam organizados e cada item tenha um local designado. Organize todos os itens deixados no local de trabalho de uma maneira lógica para facilitar a conclusão das tarefas. Isso geralmente envolve colocar itens em locais ergonômicos onde as pessoas não precisarão se curvar ou fazer movimentos extras para alcançá-los. Seiso Esforços proativos para manter as áreas de trabalho limpas e ordenadas para garantir o trabalho orientado por objetivos. Isso significa limpar e manter o espaço de trabalho recém-organizado. Pode envolver tarefas rotineiras, como limpar, limpar o pó, etc., ou realizar manutenção em máquinas, ferramentas e outros equipamentos. Seiketsu Crie um conjunto de padrões para organização e processos. Em essência, é aqui que você pega os três primeiros Ss e estabelece regras para como e quando essas tarefas serão executadas. Esses padrões podem envolver agendas, gráficos, listas etc. Shitsuke Sustentar novas práticas e realizar auditorias para manter a disciplina. Isso significa que os quatro S anteriores devem ser continuados ao longo do tempo. Isso é conseguido desenvolvendo um senso de autodisciplina nos funcionários que participarão do 5S.

Leia também

Sistema 5S

O sistema 5S foi criado pelos japoneses para buscar a organização ideal em uma empresa. (Foto: 5seffective.blogspot.com)

Metodologia 5S

A metodologia 5S é uma abordagem sistemática da organização do local de trabalho. Esse método inclui as cinco etapas de Classificar, Definir em ordem, Brilhar, Padronizar e Sustentar. De modo geral, as etapas do 5S envolvem a passagem de itens em um espaço de trabalho, removendo o que é desnecessário, organizando itens, limpando, executando manutenção e certificando-se de que essas coisas se tornem hábitos. Essas etapas devem ocorrer nessa ordem e deve haver um plano para executar as tarefas associadas a essas etapas regularmente. No final de uma implementação do 5S, você verá itens característicos, como manuais de políticas, fita ou fita fotoluminescente no chão, caixas coloridas, etiquetas vermelhas e passeios 5S em andamento. No final, tudo deve resultar em eficiência. A metodologia 5S teve origem no Japão e foi implementada pela primeira vez pela Toyota Motor Corporation. A metodologia foi desenvolvida como uma maneira de tornar possível a fabricação just in time (JIT). Este tipo de fabricação pretende produzir apenas a quantidade de um produto que é necessário, quando é necessário. Ter um local de trabalho organizado que utiliza dicas visuais para se manter permite que a fabricação de JIT prossiga de forma mais suave; Nesse tipo de ambiente, é mais fácil ver problemas e mover materiais com eficiência. A metodologia 5S é um sistema para lidar com organização no local de trabalho. Ele inclui 5 etapas conhecidas como 5 S’s que transformam a organização em um sistema passo-a-passo para as pessoas seguirem. Essa metodologia é frequentemente considerada a base da fabricação enxuta, pois para um local de trabalho reduzir o desperdício e tornar-se mais eficiente, ele precisa primeiro ser organizado.

Qual é o objetivo do 5S?

O objetivo do 5S é melhorar a função no local de trabalho, facilitando o trabalho. Isso ocorre fazendo os espaços fazerem sentido; ferramentas e materiais são colocados em locais lógicos com base em quem precisa deles, com que frequência são necessários, etc. Os espaços são limpos regularmente. Limpeza e organização tornam-se hábitos. Quando usado corretamente, o 5S finalmente torna os processos mais seguros e eficientes. https://youtu.be/23qtfyI8C1Y

Qual é o sexto S?

O sexto S significa segurança. Algumas empresas optam por adicionar essa etapa no final do 5S para garantir que a segurança seja um componente essencial das práticas de trabalho. Outras empresas acreditam que a segurança deve fazer parte de todas as etapas do 5S e, portanto, não precisa ser o seu próprio passo. De qualquer forma, a segurança desempenha um papel no 5S. Organizar espaços de formas lógicas, organizar ferramentas e materiais e fazer limpezas regularmente facilita o trabalho das pessoas sem tropeçar, escorregar, sofrer uma lesão ergonômica, etc. O que acham do 5S para produtividade e organização? Quais dicas dariam para quem quer usar o 5S?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário