Como desinstalar programa no Windows 10?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Desinstalar programas indesejados é uma das tarefas mais comuns e importantes que todos os usuários de PC executam. No entanto, se você for novo no Windows 10, talvez não saiba como remover todos os aplicativos. Os Programas e Recursos da velha guarda e o menu do painel de controle que os usuários do Windows 7 e do XP ainda usam, mas não excluem os tipos mais recentes de aplicativos.

Como desinstalar programas no Windows 10?

Seja um programa de área de trabalho, um aplicativo moderno no estilo do Windows 8 ou um novo aplicativo Universal, há uma maneira simples de removê-lo. Veja como desinstalar qualquer programa no Windows 10, mesmo que você não saiba que tipo de aplicativo é.

Leia também

Abra o menu Iniciar.

Clique em configurações.

Clique em Sistema no menu Configurações.

Selecione Aplicativos e recursos no painel esquerdo.

Uma lista de todos os aplicativos instalados aparece no painel direito.

Selecione um aplicativo que você deseja desinstalar.

Clique no botão Desinstalar que aparece. Se estiver desabilitado, esse é um aplicativo do sistema que você não pode remover.

Clique no botão Desinstalar para confirmar.

Como desinstalar aplicativos do PC se o desinstalador do Windows não funcionar?

No entanto, infelizmente, para usuários do Windows 10, às vezes, o sistema operacional não consegue desinstalar certos programas de terceiros. Quando um usuário do Windows 10 não consegue desinstalar um aplicativo instalado em seu computador, ele pode acabar sendo surpreendido (compreensivelmente) e imaginando o que deve fazer em seguida.

Bem, felizmente para usuários do Windows 10, não conseguir desinstalar um programa de terceiros ou aplicativo através do utilitário Adicionar ou remover programas e o aplicativo Configurações não é o fim da linha, e há uma grande variedade de métodos diferentes que podem ser usados ??para desinstalar programas no Windows 10 que não puderam ser desinstalados usando meios convencionais. Embora haja vários métodos diferentes que você pode usar para tentar desinstalar um programa em um computador Windows 10 que não pôde ser desinstalado usando o utilitário Adicionar ou remover programas e o aplicativo Configurações, os itens a seguir são os mais eficazes:

Use o desinstalador que acompanha o aplicativo

A maioria dos programas e aplicativos de terceiros (não todos) vem com seu próprio desinstalador. Este é um utilitário executável localizado em sua pasta raiz que é basicamente um assistente de desinstalação – este utilitário pode ser usado para desinstalar o programa ao qual ele pertence do computador em que está instalado. Para usar esse método, simplesmente:

Navegue até o diretório em seu computador onde o programa ou aplicativo em questão está instalado. Por exemplo, o diretório padrão da maioria dos programas de terceiros é X:\Arquivos de Programas\(Nome do aplicativo) ou X:\Arquivos de Programas (x86)\(Nome do aplicativo), X em ambos os diretórios sendo a letra correspondente à partição do disco rígido do seu computador em que o Windows 10 está instalado.

Olhe através do conteúdo do diretório para um utilitário de desinstalação executável. Este utilitário é geralmente chamado de uninstaller.exe, desinstalador.exe, ou uninstall.exe (ou algo semelhante).

Depois de localizar o utilitário de desinstalação executável, clique duas vezes nele para iniciá-lo. Siga as instruções na tela até o final do assistente de desinstalação, quando o assistente desinstalará o programa que você não conseguiu desinstalar usando os métodos convencionais.

Desinstalar programas no Windows

Desinstalar programas no Windows 10 pode ser um pouco complicado em algumas situações, mas não precisa ser impossível. Programas certos, ou até o próprio Windows, podem ser usados para o melhor resultado. (Foto: CNet)

Remover o programa do seu computador usando o Editor de Registro

Todos os programas ou aplicativos de terceiros instalados no seu computador desenvolvem uma presença significativa no Registro do seu computador. Se você excluir todos os vestígios de um aplicativo do registro do seu computador, basicamente o removerá do seu computador, desinstalando-o com eficiência. Se você estiver com problemas para desinstalar um aplicativo pelos métodos usuais, basta remover o programa de destino do seu computador usando o Editor do Registro. Para fazer isso, você precisa:

Pressione a tecla de logotipo do Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar.

Digite regedit na caixa de diálogo Executar e pressione Enter para iniciar o Editor do Registro.

No painel esquerdo do Editor do Registro, navegue até o seguinte diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE> SOFTWARE> Microsoft> Windows> CurrentVersion> Desinstalar.

No painel esquerdo do Editor do Registro, localize a subchave referente ao programa ou aplicativo que você deseja desinstalar do seu computador na chave Desinstalar.

Depois de localizar a subchave que pertence ao programa ou aplicativo que você deseja desinstalar (talvez não tenha o mesmo nome exato do aplicativo de destino), clique com o botão direito do mouse sobre ela e clique em Excluir no menu de contexto resultante.

Clique em Sim no pop-up resultante para confirmar a ação.
Quando a sub-chave pertencente ao aplicativo de destino tiver sido excluída com sucesso, feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

Quando o computador é inicializado, verifique se o aplicativo de destino foi ou não removido com sucesso do seu computador.

Desinstalar o aplicativo de destino com seu computador no modo de segurança

Se você está tendo problemas para desinstalar um aplicativo no Windows 10, a causa dos seus problemas pode ser uma interferência de terceiros. A melhor maneira de se livrar de todo e qualquer tipo de interferência em um computador com Windows é inicializá-lo no modo de segurança. No modo de segurança, as únicas coisas que podem ser executadas em um computador com Windows são aplicativos e serviços de ações – até mesmo acesso à Internet e o Prompt de Comando e desativados em algumas versões do modo de segurança. Você pode desinstalar um aplicativo que, de outra forma, não poderia ser usado com métodos convencionais enquanto o computador está no modo de segurança. Se você gostaria de usar este método, você precisa:

Pressione a tecla de logotipo do Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar.

Digite msconfig na caixa de diálogo Executar e pressione Enter para iniciar o utilitário de configuração do sistema.

Navegue até a guia Boot do utilitário de configuração do sistema.

Ative a opção de inicialização segura na seção Opções de inicialização, marcando a caixa de seleção localizada diretamente ao lado dela.

Clique em Aplicar e depois em OK.

Clique em Reiniciar na caixa de diálogo que aparece para reiniciar imediatamente o computador.

Quando o computador é inicializado, ele estará no modo de segurança. Enquanto o computador estiver no Modo de Segurança, use um conjunto de etapas listadas e descritas no início deste guia para tentar desinstalar o aplicativo de destino do computador e verificar se a desinstalação foi bem-sucedida.

Como desinstalar app do PC com um programa de terceiros?

Se tudo isso falhar e nenhum dos métodos listados e descritos acima funcionar para você, você ainda poderá tentar desinstalar o aplicativo de destino usando um programa de desinstalação de terceiros. Há uma infinidade de diferentes programas de terceiros para o Windows 10 que são projetados especificamente para tornar não só possível, mas também mais fácil para os usuários desinstalar aplicativos, e Revo Uninstaller passa a ser um dos melhores. Para desinstalar o aplicativo de destino usando um programa de desinstalação, você precisa:

Verifique se o aplicativo que você deseja desinstalar não está sendo executado em qualquer capacidade (pressionando Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas, localizando e clicando com o botão direito no processo pertencente ao aplicativo de destino na guia Processos e clicando em Finalizar tarefa no menu de contexto resultante deve fazer o trabalho).

Baixe e instale o programa de sua preferência.

Depois que o instalador do programa tiver sido baixado, navegue até onde você o salvou, localize-o e clique duas vezes nele para executá-lo.

Siga as instruções na tela e passe pelo instalador até que o programa tenha sido instalado com sucesso.

Inicie o programa.

Quando programa abrir, ele estará exibindo todos os aplicativos de terceiros instalados no seu computador. Localize o aplicativo que você deseja desinstalar do seu computador nesta lista e clique duas vezes nele.

Clique em sim na caixa de diálogo resultante para confirmar que você realmente deseja desinstalar o aplicativo de destino.

Na caixa de diálogo que se abre, o programa irá fornecer-lhe quatro diferentes modos de desinstalação que você pode escolher. O modo interno usa apenas o desinstalador que o aplicativo de destino veio para tentar desinstalá-lo, o modo de segurança possui todos os recursos do modo integrado combinados com digitalizações diretas do registro do computador e do disco rígido para arquivos e entradas de registro deixadas pelo destino O modo moderado combina o modo de segurança com uma varredura estendida de arquivos e entradas de registro, e o modo avançado faz tudo o que o modo moderado faz com o acréscimo de uma varredura profunda e profunda do registro e do disco rígido dos restos deixados pelo aplicativo. É recomendado que você selecione o modo Avançado e clique em Avançar.

Aguarde até que o programa crie um ponto de restauração do sistema e faça outros ajustes e, depois de concluído, clique em Avançar.

Clique em Desinstalar.

Quando o processo de desinstalação estiver concluído, clique em fechar para fechar o assistente de desinstalação.

O programa é feito totalmente desinstalando o aplicativo de destino e removendo todos os seus arquivos e entradas de registro do seu computador, você pode fechar o programa, reinicie o computador e, uma vez que inicializa, verifique se o aplicativo de destino foi de fato totalmente desinstalado.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário