Como fazer um financiamento coletivo?
O potencial do financiamento coletivo é ilimitado, indo desde o financiamento de alimentos revolucionários até arrecadar dinheiro para ajudar nações mais pobres. Porém, somente se você entender os princípios básicos é que o poder desse tipo de financiamento por ser desbloqueado ao máximo.
O financiamento coletivo ainda é um conceito relativamente novo no domínio das finanças alternativas, mas já foi estimado em um mercado de bilhões de dólares. Então, se você quiser entrar na mais recente inovação na obtenção de dinheiro mas não tem certeza por onde começar, aqui estão as principais dicas de especialistas em financiamento coletivo para ajudá-lo a maximizar o potencial de sua campanha:
Leia também
Financiamento coletivo: a preparação
As campanhas de crowdfunding bem sucedidas não são tão simples quanto publicar um pedido e receber o dinheiro no dia seguinte. É necessário muito trabalho de preparação antes do lançamento de uma campanha. Quem vai fazer um financiamento coletivo precisa criar uma estratégia escalonada para alcançar o público-alvo.
As pessoas devem construir suas redes antes de lançarem suas campanhas, ir a eventos relevantes, construir um seguimento social e deixar todos saberem que a campanha está chegando. A preparação garante que “você está começando forte, e não se esforçando para apresentar idéias”.
Crowdfunding e o conhecimento do público
A “multidão” no crowdfunding não deve ser ignorada. E existem três camadas para o público de pessoas no financiamento coletivo: A primeira e a mais próxima é de amigos e familiares, depois vem as pessoas da segunda camada da rede, como amigos de amigos. A terceira camada pe o público em geral “se você tiver muita sorte e você receber pressão”.No entanto, levar o público geral a doar para outra pessoa é incomum.
Capture a imaginação das pessoas no financiamento coletivo
A página da campanha precisa ser convincente, com boas fotos e vídeos. Mas o mais importante para os esforços de crowdfunding são as histórias por trás disso. Os adeptos da Crowdfunding estão procurando uma ótima história, algo para capturar sua imaginação e se relacionar com o que é relevante em suas vidas. Mesmo que a maioria das pessoas que financia o projeto sequer te conheça e talvez nunca usem seus produtos ou serviços, eles devem conhecer a história por trás do projeto e devem querer fazer parte de ajudar um projeto a se tornar realidade..
Organize os fatos para seu financiamento coletivo
As plataformas Crowdfunding realizam a verificação da informações de uma campanha com seriedade afim de proteger sua própria credibilidade, bem como o dinheiro prometido por apoiadores de crowdfunding. Isto é especialmente verdadeiro para causas de crowdfunding de caridade. O crowdfunding é comparável a obtenção de um empréstimo de um banco ou investidor, onde as credenciais e alavancagem daquele que busca o financiamento coletivo definitivamente serão verificadas.
Escolha a plataforma certa para sua campanha
Aquele que quer o financiamento coletivo deve selecionar a plataforma de crowdfunding certa, dependendo da natureza da campanha e do suporte oferecido pela plataforma. A plataforma apropriada também ajudará a atrair o tipo específico de apoiantes com maior probabilidade de simpatizar com a causa.
Por exemplo,há plataformas voltadas para doações, enquanto outras são voltadas para ONGs e até para projetos independentes. Há até plataformas voltadas para invenções, ou pacientes que precisam financiar custos de saúde.
Também é importante escolher uma plataforma com o modelo de crowdfunding que funciona melhor para os objetivos da campanha, e uma boa pesquisa vai te ajudar bastante nisso..
Existem dois tipos de crowdfunding: fundos de doação e financiamento de investimento. O financiamento baseado em doação é a troca de uma recompensa para os apoiantes que doaram para uma campanha. A recompensa está relacionada aos objetivos da campanha de financiamento, como um item feito à mão, camisas, ou publicidade gratuita. O financiamento de investimento vende participações de empresas sob a forma de dívida ou patrimônio líquido.
No entanto, a escolha da plataforma não é tão importante quanto o trabalho realizado para preparar e promover a campanha porque, em última análise, todos os seus primeiros apoiantes serão provenientes de suas próprias redes.
Já fez um financiamento coletivo? Como foi sua experiência? Qual produto ou serviço quer financiar?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
10 coisas que podem dar errado em um plano de ação
Anúncios dinâmicos do Google: o que são?
Smartphone, tablet, notebook, PC. Quais você realmente precisa?
Web Designer: o que faz, onde estudar e qual o salário?