10 motivos para excluir conta nas redes sociais

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

As empresas de mídias sociais se tornaram antiéticas, cruéis, perigosas e desumanas. Estamos vivendo em um mundo onde as pessoas de preocupam mais em compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais do que curtir os momentos. Se você já está se sentindo incomodado com as Redes Sociais, conheça alguns motivos para te convencer a abandoná-las.

É hora de apagar a conta porque você está perdendo o livre arbítrio

Os smartphones nos permitem ser rastreados e medidos e receber feedback de engenharia, com dados sobre você a cada segundo. Em que tipo de links você clica? Quais vídeos você assiste até o final? Onde você está quando faz essas coisas? Com quem você está se conectando pessoalmente e online? O que você estava fazendo antes de decidir comprar algo, decidindo se compraria ou não? O que já foi chamado de publicidade deve agora ser entendido como modificação de comportamento contínuo em uma escala titânica.

Leia também

Cancelar minha conta é a maneira mais objetiva de resistir à insanidade de nossos tempos

OK, então o problema não é apenas que as pessoas carregam dispositivos que são adequados para a modificação de comportamento em massa, e não é apenas que os usuários são amontoados em ambientes online que trazem o pior em nós, ou que tanta energia é tão concentrada e está controlando computadores gigantes na “nuvem”. Não, o problema é quando esses fenômenos são motivados por um modelo de negócios incentivado a modificar o comportamento de outra pessoa. Seus “feeds” são constantemente ajustados para mudar o comportamento. A mídia social amplifica as emoções negativas mais do que as positivas, por isso é mais eficiente em prejudicar a sociedade do que melhorá-la.

Apagar minha conta evita que eu me emburreça

A mídia social é um mundo onde pessoas comuns são reunidas em um ambiente onde a principal ou única recompensa é a atenção. Usuários comuns só podem ganhar poder e riqueza falsos, não poder real ou riqueza. Essa busca de atenção alimenta toda a máquina da mídia social.

Apagar sua conta faz com que você chegue mais perto da verdade

Quando as pessoas se tornam falsas, tudo se torna falso. Você pode pensar que nunca interagiu com uma pessoa falsa online, mas sim. Você comprou alguma coisa porque tinha boas críticas, mas a maioria delas era artificial. Você olhou para um vídeo porque os outros tinham olhado, mas a maioria era falsa. Exércitos de pessoas falsas e bots de tweets dirigem o mundo. Há toda uma indústria que vendem seres humanos falsificados para mudar sua opinião e alterar seu comportamento.

Redes sociais

Delete as Redes Sociais e tenha mais liberdade, se sentindo menos pressionado pelas mídias online. (Foto: Earthly Mission)

Delete sua conta porque o que você diz começa a perder sentido

A mídia social cria um significado. Tudo o que você disser online será contextualizado e terá significado na forma como algoritmos, multidões e pessoas falsas se misturam. Você tem que ser louco extremo se quiser dizer algo que sobreviva, mesmo que brevemente, em um contexto imprevisível.

Delete sua rede social para criar mais empatia

O mundo que você vê online é invisível para as pessoas que não entendem você e vice-versa. Você passar a fazer brincadeiras, piadas, ou criticar as pessoas sem sequer pensar no que elas estão sentindo. Quanto mais virtual uma discussão, mais chances de você se distanciar emocionalmente das pessoas envolvidas no debate.

Delete sua conta nas Redes Sociais porque elas te deixam infeliz

Uma Rede Social coloca você e outras pessoas em competições estúpidas que você não pediu. Por que você não enviou tantas fotos legais quanto sua amiga? Por que você não é tão seguido? Essa dose constante de ansiedade social atrapalha as pessoas, aterrorizada por ficar para trás. Este jogo global ocupa toda a terra, colocando todos contra todos, e a maioria de nós sempre perde.

A dignidade econômica

O plano de negócios das empresas de mídia social é pegar dados de você e ganhar dinheiro com isso. Veja como o Facebook e o Google são ricos. Sua riqueza é feita a partir dos dados que você deu a eles. Mesmo sendo plataformas “gratuitas”, sua liberdade é o preço que está sendo pago.

Redes sociais tem dificultado o cenário político

Empresas como o Facebook e o Google não são nem liberais nem conservadoras, mas são, ao que parece, pró-paranoia e pró-irritabilidade. Os políticos, os partidos ou as causas que pagam são os únicos que existem no mundo das mídias sociais.

A mídia social te odeia

Quando você usa a mídia social, você aceita implicitamente uma nova estrutura espiritual. Você aceita ter menos livre arbítrio. Você apoia empresas como o Google e o Facebook usando-as, mesmo sabendo de seus incentivos perversos. Você permite o enfraquecimento da verdade. Esta “ansiedade espiritual” tem conseqüências profundas. Exclua suas contas.

Como vocês lidam com suas contas nas Redes Sociais? Já deletou alguma vez? O que te fez chegar nesse ponto?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário