Como se livrar do vício nas redes sociais?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Você sempre dá um tempinho no seu dia para uma rápida olhada nas suas redes sociais, então se encontra editando 200 fotos para colocar nas suas redes sociais e de repente, percebe que 4 horas do seu dia se passaram? Você pode estar viciado em Redes Sociais, e é importante reconhecer esse vício para poder tratá-lo.

O vicio das redes sociais é uma doença

Um hábito de mídia social embaraçosamente pesado não é inteiramente sua culpa. Todas as redes sociais foram projetados para fazer você repetidamente usá-los e verificar novamente por atualizações. Jogos sociais foram projetados para mantê-lo no seu computador. Afinal, se você perder uma janela específica para mexer no jogo social, você pode perdê-lo.

Leia também

Quando você lembra que a tecnologia foi projetada para mantê-lo refém, você pode estar motivado para definir limites de tempo, assim como uma pessoa em dieta faz ao definir uma lista de compra mais enxuta.

Claro que se os passos abaixo não funcionarem para você, será necessário buscar a ajuda profissional. Isso significa buscar o auxílio de psicólogos e psiquiatras para te ajudarem a perder esse vício e retomar o controle da sua vida.

Como se livrar do vicio nas redes sociais: estabelecendo regras

Comece ficando fora das mídias sociais durante as refeições, quando estiver indo ou saindo do trabalho, e quando você está no banheiro ou na cama. Compre um despertador para não usar o telefone como um alarme e olhar para suas atualizações no primeiro momento da manhã. Fuja ao máximo dos estímulos externos para te manter ligado a uma rede social, e você estará no caminho certo para começar a perder o vício.

Saia das redes sociais um dia ou durante um final de semana

Um descanso de dois dias não é suficiente para curá-lo do seu hábito. Você ainda estará ansioso quando você retornar à investida das mensagens eletrônicas. Mas um pouco de tempo longe da tela vai te lembrar de como a vida é agradável sem atualizações de status. Tirar uma pausa desencadeia a criatividade. Quando as distrações desaparecem, as idéias chegam.

Vício nas redes sociais

As redes sociais podem te prender e prejudicar seu cotidiano, tornando cada vez mais importante que você busque ajuda para largar o vício. (Foto: Myrko Thum)

Verifique suas redes sociais com uma finalidade em mente

A maioria de nós vai para as mídias sociais sem querer, geralmente quando estamos entediados. Para o corte dos excessos, defina uma barra mais alta para iniciar uma sessão. Pergunte a si mesmo: tenho um motivo específico e positivo para isso? Se você não consegue encontrar um (digamos, querer ver as fotos que seu filho postou da viagem de família), resista ao impulso e faça algo que impulsiona seu humor, como chamar um amigo ou mergulhar em um livro atraente.

Seja um editor exigente

Antes de publicar uma atualização de status ou uma foto, pergunte a si mesmo o motivo: Você está apenas tentando provar que você está se divertindo? É a décima quarta foto do seu bebê que você publicou esta semana? Se a resposta for sim, tente conversar com um amigo ou enviar uma mensagem de texto à sua mãe. Você também pode anotar seus pensamentos em um caderno, ou se você estiver em algum lugar adorável, esboce o local. Quando você realmente processa um lugar, olhando-o, desenhando e refletindo sobre isso, você pode criar uma memória de longo prazo. Publicar uma foto tem o efeito oposto, pois você pára de pensar sobre sua experiência e começa a contemplar as respostas de outras pessoas para isso.

Responda offline

Suas redes sociais disseram que é o aniversário do seu amigo? Evite a mensagem de mural de “Parabéns” e pegue o telefone. Se um amigo acabou de fazer aniversário, resista ao desejo de enviar um tweet ou uma mensagem no Facebook e, em vez disso, envie um cartão. Ambas as ações serão mais significativas para o destinatário.Talvez fazer um vídeo com algumas fotos e músicas possa ser um bom presente com as lembranças de vocês dois.

Altere suas configurações

Desative todos os alertas e exclua aplicativos viciantes. Isso significa que seu celular deve ter um diferente foco de apps e programas.Quando você precisa trabalhar, bloqueie a Internet temporariamente usando um software ou addon. Crie pontos de foco para evitar as redes sociais e assim, você conseguirá controlar o vício.

Você é viciado em redes sociais? Como faz para lidar com o vício? Que dicas daria para quem está viciado?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário