O que não postar nas redes sociais!
A mídia social tornou possível compartilhar seus pensamentos e ideias com milhares de estranhos virtuais, literalmente em segundos. Você mal precisa ter formado um pensamento coeso, e pode já compartilhar tais pensamentos.
Mas antes de sair compartilhando tudo nas redes sociais, é bom estar consciente do que você não deve compartilhar nessas redes, seja por motivos de segurança ou por simples bom senso.
Cuidado com o que você posta nas redes sociais e é ofensivo
Existem tantos tipos de postos que se enquadram nesta categoria. Questões raciais, imagens de violência, piadas grosseiras, palavrões, para citar apenas alguns exemplos. É preocupante mesmo que ocasionalmente você poste uma piada desagradável ou imagem questionável. Esta falta de consciência e respeito podem causar danos irreparáveis à sua pessoa. Se você estiver em dúvidas sobre algo ser ofensivo ou não, deixe de fora de suas postagens.
Leia também
Expor a vida em redes sociais é ruim, principalmente fofocas e sua raiva
Se você foi ferido ou prejudicado de alguma forma, você pode se sentir justificado em atacar as pessoas pelas mídias sociais. No entanto, há dois grandes problemas com isso: primeiro, quando você especificamente chamar uma pessoa para uma discussão ou briga em local público, você muitas vezes deixa o relacionamento em maus lençóis. É muito difícil recuperar uma relação desse tipo de ataque. Em segundo lugar, este tipo de fofoca pública muitas vezes diz mais sobre você do que a pessoa de quem você está falando, mesmo que seja em uma indireta. Isso envia a mensagem de que você não respeita os outros e pode prejudicar a confiança que outros tenha em você. Portanto, evite expor sua raiva e fofocas nas redes sociais.
O que não se deve postar nas redes sociais: conteúdo dos outros como se fosse seu
Toda vez que você usar o conteúdo de outra pessoa sem atribuir os créditos a essa pessoa, seja imagens, citações ou ideias originais, você está correndo alguns riscos legais e pessoais. Primeiramente, você corre o risco de ser chamado de copiador, ou de não original. Em segundo lugar, você corre o risco de receber uma ação de direitos autorais por estar usando um conteúdo sem autorização prévia. Por educação ou por bom senso, compartilhe conteúdos nas suas redes sociais sempre dando crédito a quem ele é devido.
Não exponha sua vida nas redes sociais falando mal de colegas de trabalho, funcionários ou seus chefes
As mídias sociais não são o lugar para reclamações contra funcionários ou colegas de trabalho. Também não é o lugar para dar detalhes específicos sobre os erros que seus empregados cometeram, ou sobre o quão insuportável seu chefe é. Compartilhar esse tipo de conteúdo nas mídias sociais não é apenas pouco profissional, em raras circunstâncias pode ser um motivo para moverem uma ação legal contra você.
Cuidado com o que postar nas redes sociais sobre suas viagens de lazer ou trabalho
Compartilhar imagens ou vídeos de uma viagem é ótimo para mostrar um poco do seu dia dia para os seguidores nas redes sociais. O problema é que você não sabe exatamente quem estará vendo o que você está fazendo. Evite mencionar detalhes específicos sobre suas viagens. Melhor ainda, compartilhe fotos e informações apenas quando estiver de volta em casa, pois a informação que você compartilhar pode ser usada por pessoas mal intencionadas para, por exemplo, assaltar sua residência enquanto você estiver fora.
Não exponha sua vida nas redes sociais, evitando compartilhar conversas privadas sem autorização
Você já recebeu um email ou mensagem privada de um seguidor que você não podia esperar para compartilhar com seu público? Talvez fosse uma dica ou truque incrível, ou talvez fosse um testemunho brilhante sobre você? Talvez possa ter sido um comentário maldoso sobre alguém, o que piora ainda mais a ideia de compartilhar o comentário como forma de punição. É sempre uma boa ideia pedir permissão antes de compartilhar esse tipo de conteúdo em mídias sociais. Isso pode até render processo. Portanto, não deixe que comentários privados venham a público, não os expondo nas mídias sociais.
Não poste sua vida nas redes sociais, tais como endereços de trabalho, escola, endereços pessoais, etc
Certifique-se de que você tem um bom equilíbrio de conteúdo informativo, compartilhamentos genéricos do seu dia a dia, misturado com alguns petiscos pessoais para deixar seus seguidores informados. Porém, nunca deixe vazar informações sobre seu endereço, endereço do seu trabalho ou endereço das suas crianças na escola, creche ou cursos. Tome cuidado também com fotos que marcam por GPS sua localização pois ao compartilhar tais fotos, você está dando informações importantes a criminosos e pessoas com más intenções. Vale também não postar informações dos lugares que você frequenta, evitando fazer o famoso “check-in” pelos apps ou pelo menos configurando suas redes sociais para compartilhar essas informações só com familiares ou amigos mais próximos.
Não compartilhe informações financeiras nas redes sociais
Obviamente, você nunca vai querer compartilhar informações financeiras sensíveis como sua conta bancária ou números de cartão de crédito. Mas também devemos desencorajar o compartilhamento de informações como projeções financeiras, prejuízos ou dificuldades financeiras da família. Isso pode abrir espaço para uma série de potenciais golpes e até o roubo de informações pessoais.
Não compartilhe links, notícias ou informações sem antes verificar a veracidade delas
Antes de compartilhar um post ou artigo que pode ser controverso ou sensacional, sempre certifique-se de fazer sua lição de casa. Compartilhar posts que acabam sendo imprecisos pode enviar a mensagem de que você é ingênuo ou que não se importa o suficiente para verificar os fatos. E é óbvio: antes de compartilhar qualquer link, certifique-se de verificar que é um link seguro antes.
Lembre-se que tudo que você compartilha ficará online para sempre
Quando você coloca algo nas mídias sociais, você tem que assumir que esta informação estará lá fora permanentemente. Na era de prints de telas, não há como retirar o que você disse, mesmo se você cometeu um grande erro e pediu desculpas por isso. Antes de postar alguma coisa remotamente pessoal ou sensível, pergunte a si mesmo se você quer que isso fique online para sempre, Se a resposta for não, não aperte o botão de postar
O que você acrescentaria a esta lista? O que você acha que nunca deveria ser publicado em mídias sociais?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como melhorar sua privacidade na internet?
Veja o que o Google já sabe sobre você
Como bloquear o Facebook em um computador ou na rede da empresa!
Smartphone, tablet, notebook, PC. Quais você realmente precisa?