Os melhores livros de TI para você começar a ler hoje mesmo
A tecnologia está em constante evolução, com desenvolvimentos contínuos moldando nosso presente e futuro diante de nossos olhos, resultando em praticamente todos os setores. Aqui, listamos alguns dos mais recentes inovadores tomos de tecnologia para você entrar no mundo da TI com o pé direito e muito bem informado sobre o assunto.
Obs: alguns dos títulos abaixo estão em fase de tradução ou ainda não estão disponíveis no Brasil.
Vale da Vigilância: A História Militar Secreta da Internet, por Yasha Levine
O repórter investigativo Yasha Levine detalha as raízes da internet como uma ferramenta de vigilância e controle, até a obscura realidade sob a superfície do moderno movimento de privacidade de hoje. Esta é uma leitura obrigatória para aqueles que têm interesse na história da web e onde tudo começou – como uma arma.
Leia também
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
- O que é um plano de contingência de TI?
Livros para TI Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício, por John Carreyrou
John Carreyrou conta a história de uma startup de biotecnologia baseada no Vale do Silício, a Theranos, que não era tão anunciada. Bad Blood revela como Elizabeth Holmes, que já foi a empreendedora feminina de maior sucesso no Vale do Silício, chamou a atenção e o capital de investidores com um dispositivo médico que prometia transformar a indústria médica simplificando os exames de sangue. Mas a tecnologia não funcionava,
Aperte o F5, por Satya Nadella
O CEO da Microsoft e obcecado por críquete Satya Nadella lançou seu livro parcialmente polêmico e autobiográfico Aperte o F5 em 2017.
Com a co autoria do ex-funcionário da Microsoft Jill Tracie Nichols, o CEO de Hyderabad registra seu tempo crescendo, mudando-se para a América, sua vida familiar e sua ascensão a CEO na Microsoft, com várias reflexões filosóficas e políticas ligadas ao longo do caminho.
Embora Nadella ignore algumas das preocupações mais prementes do século XXI e é tecnocrata (afinal, ele é o CEO da Microsoft), o livro, apesar de tudo. tornou-se um best-seller do New York Times e consegue ser bem sincero.
Manotopia: Como o Vale do Silício Tornou-Se um Clubinho Machista, por Emily Chang
Um apelo às armas contra a homogeneidade sufocante das comunidades tecnológicas do Vale do Silício. Enfatizado em práticas culturais e locais de trabalho onde a discriminação e o assédio são abundantes, este livro tem como alvo os pontos de vista antiquados ainda integrados a um dos segmentos da sociedade que, de outra forma, seriam mais visionários.
Apoiado por entrevistas com um número impressionante de mulheres em tecnologia e informações privilegiadas sobre os focos mais problemáticos dessa desigualdade, este livro examina como interromper a manotopia que atualmente molda o mundo do amanhã.
A segunda era das máquinas, por Andrew McAfee e Erik Brynjolfsson
Este livro, escrito por Andrew McAfee e Erik Brynjolfsson, pesquisadores do MIT, é uma leitura obrigatória para aqueles que trabalham em tecnologia ou negócios. Ele se concentra em como a inteligência de máquina, produtos e plataformas e a capacidade de aproveitar a multidão estão informando o futuro dos negócios, incluindo como e por que os responsáveis pela indústria estão sendo interrompidos por jovens iniciantes e por que a sabedoria das multidões é mais importante do que nunca.
Inovação e seus Inimigos: Por que as pessoas resistem às novas tecnologias, por Calestous Juma
Este livro é uma fascinante exploração histórica de como as tecnologias de escala variada foram recebidas e as preocupações que são frequentemente associadas a elas, explorando temas como a desigualdade ao longo do caminho. Em seguida, vincula essas preocupações às tecnologias emergentes hoje e a como gerenciar as expectativas do público em relação à nova tecnologia.
Hooked: Como construir produtos formadores de hábito, por Nir Eyal
Em seu livro Hooked, o autor Nir Eyal traz de sua formação em publicidade e jogos, combinada com uma boa dose de psicologia comportamental para informar este livro perspicaz sobre como as empresas constroem produtos que não podemos colocar para baixo. Eyal usa seu Modelo Hook, que consiste em quatro etapas, para explicar por que alguns produtos nos intrigam, enquanto outros são descartados. Uma leitura fascinante para qualquer pessoa interessada na psicologia do consumidor ou na mente humana em geral.
The Black Box Society: Os algoritmos secretos que controlam o dinheiro e as informaçõesl Frank Pasquale
A exposição de Frank Pasquale na obscura vegetação algorítmica dos grandes gráficos financeiros de como linhas ocultas de código podem fazer ou estragar vidas e até mesmo ameaçar derrubar economias.
Executivos-chefes claustraram na corrida do Vale do Silício para coletar a maioria dos dados para o lucro máximo, mas eles são inexplicáveis.
O livro de Pasquale procura esclarecer suas práticas secretas (e talvez antiéticas), para encorajar o tipo de transparência que o público está ansioso em Wall Street e no Vale.
Livro de tecnologia da informação Armas de Destruição Matemática, de Cathy O’Neil
Neste livro, a cientista de dados Cathy O’Neil explora a idade do algoritmo, questionando seu impacto sobre os seres humanos e a sociedade. Espera-se que os algoritmos projetados logicamente tragam calma, certeza e justiça – mas isso está longe de ser o caso. Em vez disso, as políticas informadas por algoritmos “justos” estão atualmente penalizando alguns dos mais necessitados, criando ciclos viciosos e destacando o “lado negro do big data”.
A organização aberta, por Jim Whitehurst
Neste livro, o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, revela como a criação de uma força de trabalho engajada e apaixonada resultará em um aumento de desempenho e receita tanto no ambiente de trabalho quanto no mundo maior. Whitehurst se concentra na comunidade maior, demonstrando como a construção de um coletivo forte levará inevitavelmente ao sucesso.
O Inevitável, por Kevin Kelly
Neste livro, Kevin Kelly orienta os leitores pelos próximos 30 anos de nossas vidas, recorrendo a 12 imperativos tecnológicos que transformarão a maneira como vivemos. A partir da realidade virtual, da inteligência artificial e da economia digital, este livro visa fornecer uma compreensão da tecnologia que mudará o futuro do planeta.
Os inovadores, por Walter Isaacson
Uma tentativa corajosa de resumir como os computadores e a internet vieram a ser, com Ada Condessa de Lovelace na década de 1830 em um extremo da era das buscas no outro – e muita coisa no meio. Cobrindo o trabalho de 60 “inovadores”, verifica-se que era tudo sobre o trabalho em equipe e não a idéia simplista de gênio ou dissidentes. Ele poderia ter começado mais cedo com o Mechanical Turk.
Pax Technica, por Philip N. Howard
Uma visão otimista da Internet das Coisas (IoT) e o que essa nova hiperconexão poderia fazer pela política, pela democracia e até mesmo pelos regimes autoritários que floresceram ultimamente. Ele argumenta que a IoT não mudará apenas a natureza dos dispositivos, mas a capacidade – ou incapacidade – dos agentes de poder de controlá-la.
Quais outros livros você colocaria nessa lista? Quais mais gostaram?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
O que significa CFO, CIO e CMO de uma empresa?
Como ter disciplina?
Os 8 melhores livros de lógica de programação
Como organizar e catalogar livros em biblioteca?