Sempre que há notícias na mídia de grandes empresas, geralmente ouvimos as matérias falando sobre os CEOs, os grandes líderes por trás das companhias. Mas o que, afinal, significa ser um CEO? Entender o conceito por trás do cargo é importante para todas as empresas, que vão passar a compreender melhor as tarefas que cabem a esses profissionais.
O que é o CEO de uma empresa?
CEO é sigla para Chief Executive Officer, traduzido como Diretor Chefe Executivo. Os deveres do trabalho de um diretor executivo (CEO) em uma empresa ou organização variam de acordo com a missão, produto, metas e necessidades operacionais da organização para permanecerem lucrativos. Os deveres também variam dependendo do tamanho da organização e do número de funcionários, entre outros fatores.
O CEO é sempre o gerente executivo de mais alto nível em uma organização e é responsável pelo sucesso geral da organização e é o tomador de decisões finais para uma organização.
E, enquanto as tarefas diárias de cada executivo-chefe variam, é a visão geral da posição que fornece a estrutura para a funcionalidade de todos os departamentos.
A que significa ser o CEO de uma empresa?
O CEO tem responsabilidade geral pela criação, planejamento, implementação e integração da direção estratégica de uma organização. Isso inclui a responsabilidade por todos os componentes e departamentos de uma empresa.
Também é responsabilidade do CEO garantir que a liderança da organização mantenha a consciência constante do cenário competitivo externo e interno, das oportunidades de expansão, da base de clientes, dos mercados, dos novos desenvolvimentos e padrões do setor e assim por diante.
Conselho Administrativo da empresa e o CEO
Em uma corporação típica, o CEO se reporta ao Conselho de Diretores ou em alguns ambientes sem fins lucrativos, como o governo estadual, o CEO pode dirigir uma agência ou departamento e se reportar ao escritório do governador. O CEO sempre servirá a critério do Conselho de Administração.
O CEO também pode ser proprietário do negócio e pode ter fundado o negócio, portanto seu comprometimento com o negócio é significativo. Eles também podem possuir uma parcela significativa da empresa ou de suas ações. Nesses casos, um Conselho de Administração pode existir, mas sua autoridade é nominal e consultiva ao CEO.
Responsabilidades Gerais de um CEO
Se a pessoa superior é o presidente e CEO ou apenas o CEO, ele ou ela é a pessoa responsável por uma organização e tem responsabilidades específicas, dependendo das necessidades da organização. Em geral, essas responsabilidades incluem:
Criar, comunicar e implementar a visão, a missão e a direção geral da organização. Liderando o desenvolvimento e implementação da estratégia geral da organização.
Liderar, orientar, dirigir e avaliar o trabalho de outros líderes executivos, incluindo presidentes, vice-presidentes e diretores, dependendo da estrutura de relatórios da organização. No processo de liderar esses líderes seniores, o CEO garante que a direção estratégica do CEO seja filtrada pela organização para garantir sua realização.

O CEO de uma empresa precisa ser capaz de administrar a companhia e direcionar a empresa para a melhor direção possível. (Foto: AB2L)
Solicitar aconselhamento e orientação, quando apropriado, de um Conselho de Administração.
Formular e implementar o plano estratégico que orienta a direção do negócio ou organização. Assegurar que a criação do plano envolve uma contribuição significativa da organização, de modo que haja pouco retorno sobre a implementação.
Supervisionar o funcionamento completo de uma organização de acordo com a direção estabelecida nos planos estratégicos. Isso inclui o design da organização de uma maneira que facilite e suporte as operações.
Avaliar o sucesso da organização no alcance de seus objetivos. Certificar-se de que cada meta estratégica é mensurável ou que os resultados podem ser descritos de forma que uma imagem acordada seja compartilhada pela equipe.
Buscar potenciais aquisições ou a venda da empresa em circunstâncias que irão aumentar o valor para os acionistas.
Representar a organização para responsabilidades e atividades da associação cívica e profissional na comunidade local, no estado e no nível nacional. Outros líderes seniores são responsáveis por esses empreendimentos conforme o CEO julgar adequado.
Participar de eventos ou associações relacionadas ao setor que aprimorarão as habilidades de liderança do CEO, a reputação da organização e o potencial de sucesso da organização.
Demonstrar a liderança necessária para tornar a missão da organização um sucesso. Essa liderança inclui fornecer visão de liderança, liderança que atrai seguidores e todos os outros aspectos da liderança bem-sucedida.
Criar uma organização de aprendizado que continuará a crescer e florescer e aprimorar as habilidades e habilidades dos funcionários. Somente se os participantes significativos continuarem a aprender e crescer, a organização será realmente bem-sucedida.
Além disso, o CEO deve garantir que os líderes da organização experimentem as conseqüências de suas ações, seja por meio de recompensas e reconhecimento, ou por treinamento de desempenho e ações disciplinares. Sem responsabilidade e responsabilização que sejam ativamente esperadas e reforçadas, o CEO não conseguirá atingir o sucesso e a lucratividade desejados.
Um bom CEO tem uma grande estabilidade no emprego, podendo ser o líder de uma empresa por anos a fio.
O que você entende por CEO? Como acha que esse profissional deve agir em uma empresa?