O Movie Maker é um bom editor de vídeo para quem está começando?
Estamos aqui pra falar do famoso editor de vídeos que vem junto dos sistemas operacionais Windows e as vezes nunca são usados pelo dono deste computador, o Movie Maker que certamente já salvou a pele de muita gente que precisou fazer um rápido trabalho pra escola, seja ele com vídeos ou fotos.
O Movie Maker pode ser considerado um bom programa, no meu modo de ver ele foi criado com a ideia principal de facilitar a criação de slides de fotos, com o resultado final em vídeo, o que possibilitou também que houvesse edições de vídeos.
Leia também
Com várias opções de transições, alguns efeitos básicos, além de possuir opções de cortes e sobreposição. A facilidade de fazer uma introdução de títulos e legendas é o que mais agrada, bem simples como quase todas as funções deste programa. Ele é um programa muito fácil de usar principalmente para as pessoas que estão iniciando nas edições, principalmente por ser em português e todas as suas opções serem bem instrutivas para o usuário.
Vale lembrar que por este programa de edição não ser profissional existem limitações de funções, não adianta você querer fazer um mega filme cheio de efeitos especiais no Movie Maker, ele é um programa bem básico e ideal para quem está começando. Mas isso não impede que sua criatividade seja colocada em prática para usar algumas fusões de tarefas do programa para criar efeitos bem legais.
Vale lembra que houve uma evolução deste programa junto dos sistemas operacionais. Com uma linha do tempo bem explicada e facilidade enorme de fazer cortes e posicionar cada item nela, o Movie Maker do Windows XP acaba sendo o mais simples e fácil de usar.
As demais versões que vieram depois possibilitam novas transições e efeitos para a edição cada vez melhores, além de possibilitar a criação de vídeos em HD. O ponto negativo das novas versões é que a linha do tempo de edição ficou muito confusa e difícil de efetuar os cortes no tempo preciso.
Veja abaixo as principais dicas para quando começar usar este programa:
- Seja curioso, olhe todas as abas e informações presentes no programa.
- Faça experiências, quando começar uma edição faça teste com todos os efeitos antes de escolher um.
- Tenha paciência, no início tudo parece muito difícil, mas como este programa é bem simples, duas vezes que você usar o mesmo efeito ou precisar de uma transição irá entender como funciona.
- Pratique, esteja sempre fazendo edições, a prática leva você a conhecer melhor cada efeito e visualizar novas possibilidades, além de ajudar a ficar mais perito nas funções que você já conhece.
- Fotos, a dica principal é que comece com slides de fotos, pois vídeos têm áudio e uma dificuldade um maior de configurar os efeitos.
Comece pensando em coisas simples porque a evolução irá acontecer de forma natural, você sem perceber logo estará fazendo edições com uma facilidade incrível, você poderá impressionar seu(a) namorado(a) com um vídeo lindo ou conseguir vários elogios na escola por um trabalho muito bem feito e de maneira bem simples! Pratique sempre…
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como restaurar vídeos apagados?
O melhor aplicativo de armazenamento na nuvem para cada tipo de arquivo!
Ilha de edição, para quê serve? Como montar uma?
Como escanear e digitalizar fotos antigas com imagem boa?
2 comentários para: “O Movie Maker é um bom editor de vídeo para quem está começando?”
Gidel
Aprendi as edições de vídeo no Movie Maker, é muito bom mas só tem um problema e GRANDE. Se você fizer uma edição muito grande o programa simplesmente TRAVA! Isso mesmo não vai nem pra frente nem pra traz. Existe um jeito de corrigir esse Bug do Movie Maker?
Equipe Palpite Digital
Oi Gidel,
Será que isto não pode ser algum problema relacionado ao seu PC, quantidade de memória ou algo do tipo?
O que você considera uma edição do tipo grande?