Como escanear e digitalizar fotos antigas com imagem boa?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Muitos de nós provavelmente tem algumas caixas cheias de fotos antigas, juntando poeira no canto de algum armário. Mas por que deixar aquelas fotos preciosas ficando cheias de poeira? Principalmente sabendo dos perigos de traças, cupins, umidade, e que as fotos em papel tem prazo de validade, não seria uma decisão inteligente fazer um “backup” das fotos? Por isso, recomendamos que você digitalize ou escaneie suas fotos antigas.

Como digitalizar fotos antigas com qualidade?

Você pode usar um programa para digitalizar fotos com um scanner, pode usar a câmera de seu smartphone, usar um aplicativo para seu smartphone, ou pode usar um serviço profissional para fazer todo o trabalho por você. Listamos os meios mais seguros, baratos, e com qualidade para você fazer esse tipo de tarefa.

Leia também

Melhorando fotos antigas digitalmente

Alguns serviços de digitalização de fotos também oferecem a recuperação de fotos antigas. Veja como ficou essa foto preto e branca após a recuperação. (Foto: divulgação)

Use o seu smartphone para digitalizar fotos antigas

O método mais fácil e rápida para digitalizar as suas fotos é usando a câmera do seu smartphone. Tire a foto e, em seguida, faça o upload das imagens a partir da galeria de fotos do seu aparelho diretamente para o seu computador ou para um serviço de armazenamento em nuvem que compatível com o sistema operacional do seu smartphone, seja ele um Android, Windows Phone, ou iOS.

Sugerimos que você use um aplicativo para te ajudar a digitalizar as fotos. Eles tem opções de filtros e configurações que podem ajudar a melhorar a qualidade da digitalização das fotos. Para conseguir a melhor qualidade possível, crie um ambiente com pouca luz e ilumine as fotos com luz indireta, refletida em um pano ou parede branca para iluminar a fotografia a ser digitalizada. Não use flash na hora de tirar as fotos.

Usando um scanner para digitalizar as fotos

Impressoras multifuncionais são baratas, bem como scanners dedicados. Porém, se você está buscando qualidade, deve procurar um scanner com a maior resolução DPI possível, de forma a obter a melhor qualidade de imagem possível a partir da fotografia original. A própria fabricante do scanner ou impressora multifuncional tem ótimos programas para digitalizar fotos, ou você pode procurar um que goste mais para uso. Existem até programas para digitalizar fotos online que podem te ajudar bastante na tarefa. Se você não achar que vale a pena comprar uma impressora multifuncional para a tarefa, pegue uma emprestada de algum amigo.

Use um serviço de digitalização de fotos

Se você estiver com pouco tempo ou paciência, existem várias empresas que fazem a digitalização das fotografias, negativos, slides, e muito mais. Muitas dessas empresas ainda incluem serviços extras, como reparação de fotografias danificadas, melhoria na qualidade das fotos, montagem de álbuns de família, e até a classificação e organização das fotos de acordo com critérios estabelecidos por você. Você pode usar tanto serviços em lojas de sua cidade/região quanto serviços online. Verifique a qualidade do serviço e todas as garantias, além das avaliações de outros clientes do serviço para evitar dores de cabeça e até a perda das queridas fotografias de seus amigos e familiares.

Esperamos ter te ajudado a digitalizar suas fotos antigas. Depois de conseguir fazer a digitalização, volte nos comentários, compartilhe sua experiência, e dê dicas para mais pessoas que querem fazer esse procedimento.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário