Backup de fotos digitais. Qual a melhor opção?

Em Como usar a Internet por Alex Benfica

O que fazer para não correr o risco de perder suas fotos digitais? Como organizar e fazer cópias de segurança? Estas são dúvidas comuns nos dias em que fotos digitais são produzidas aos milhares a cada viagem que fazemos! Depois que são apagadas ou perdidas,  a recuperação de fotos digitais pode ser até impossível, e geralmente será cara e difícil. O primeiro problema de ter centenas ou milhares de fotos é saber como organizá-las. Conforme o tempo vai passando, fica difícil se lembrar onde está uma determinada foto tirada a muito tempo. Se colocarmos cada conjunto de fotos em um diretório, ficaremos perdidos ao procurar uma determinada imagem no meio de centenas de pastas.

Leia também

Minha história com fotografia

Eu sempre gostei muito de fotografia e adquiri minha primeira câmera digital em 2004. Desde 2002 tenho fotos tiradas por amigos que completam a minha coleção. Frequentemente faço cópias de segurança dos arquivos importantes que tenho em meu computador. Apenas fazem parte do backup arquivos que não posso conseguir novamente na internet, e isto certamente inclui todas as fotos que já tirei. A cada viagem, a coleção vinha ficando maior, tornando difícil transportar o backup para outros computadores onde eu deixava as cópias armazenadas. E para ficar ainda pior, o  limite de 8GB do pen drive que tenho foi ultrapassado à muito tempo, me obrigando a fazer sempre duas viagens com o pen drive.

Após muito pesquisar na internet, encontrei várias soluções de backup online, mas nenhuma tão prática quanto o Picasa Web Albuns, hoje transformado no Google Phots, que dá uma solução definitiva aos meus problemas.

Fazendo backup dos arquivos na nuvem

Você deve fazer um backup digital de suas fotos para evitar perder suas memórias. (Foto: simplisticit.com)

Como funciona o Picasa/Google Photos?

Funciona da seguinte forma. Você instala o software Picasa/Google Photos no seu computador e configura as pastas de fotos que devem ser monitoradas. O aplicativo automaticamente criará álbuns e lhe permitirá organizar as fotografias de várias maneiras, usando toda a experiência de buscas e classificação do Google. Além disso, o programa é capaz de reconhecer os rostos de todas as pessoas nas fotos, permitindo uma classificação ainda mais precisa. Além disso, é possível fazer pesquisas no aplicativo com fotos contextuais. Por exemplo, você pode digitar “Reveillon 2013” e o programa te mostrará as fotos da festa. Ou, melhor ainda, “fotos com cachorros”, e o Google Photos te mostrará todas as fotos com cachorros, que o Google identifica automaticamente.

Mas ainda temos vários GB de fotos que precisamos guardar em um local seguro. O Picasa ajuda nesta tarefa também. Tem algum lugar mais seguro para um arquivo que nos servidores do Google? Cada álbum criado dentro do Picasa ou do Google Photos instalado em seu computador pode ser enviado para os álbuns online automaticamente, e você terá sua cópia online de suas fotos e vídeos sem ter que se preocupar em agendar os backups periódicos. O mais legal é que tudo isso pode ser sincronizado entre seus dispositivos móveis e seus computadores. Na minha opinião, quem quer organizar os arquivos na nuvem, deve fazer o upload das fotos e vídeos para o Picasa ou o Google Photos, concentrando o backup desses tipos de arquivo nesses aplicativos.

Seus álbuns do Picasa e do Google Photos também permitem que as fotos sejam compartilhadas com as pessoas que você definir, ou mesmo que fiquem públicas. Além disso, as alterações que você faz nas fotos no seu computador são também refletidas no álbum online. O programa atendeu aos meus anseios em termos de backup de imagens e vídeos. Não preciso mais me preocupar em copias minhas fotos no backup semanal, que agora ficou bem menor e mais rápido. Ele ainda faz algumas montagens e efeitos que ficam bem legais.

Quantas fotos você pode colocar no Google Photos?

O Picasa Web Álbuns/Google Photos permitem que você faça backup ilimitado de suas fotos, com algumas poucas limitações no tamanho dos arquivos. E o preço para aumentar a capacidade é irrisório, quase simbólico. O pagamento pode ser feito via Google Wallet. Uma dica: quando for enviar suas fotos para a internet, faça primeiro um pente fino, revisando, apagando repetições e rotacionando as fotos para a posição correta. Escolha também a foto que será a capa dos álbuns, arrastando a foto e a colocando na primeira posição do álbum. É bem mais rápido fazer isto localmente. Depois que tudo estiver arrumado, selecione cada álbum e clique em “Fazer Upload”. Esta parte pode demorar bastante, dependendo de quantas fotos você tiver.

Faça o download do Google Photos, enviando suas fotos.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário