No break, filtro de linha ou estabilizador? Qual escolher?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Existem três equipamentos para um sistema elétrico que todo mundo que mexe com informática conhece: filtro de linha, estabilizador, e nobreak. Todos os três oferecem algum tipo de proteção a aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Atendendo à diferentes necessidades de uma residência, e lógico, oferecendo diferentes proteções de acordo com o que você precisa para sua casa.

Cuidados na hora de escolher um filtro de linha, estabilizador, ou nobreak

Vai sempre aparecer um “especialista” para dizer que um é melhor do que o outro. Na verdade, eles são bem diferentes, e vão atender à diferentes necessidades. Podem, inclusive, ser combinados em único aparelho, mas não é preciso exagerar no sistema. Muita gente acaba gastando mais do que necessário nesses itens porque os “especialistas” vão dando conselhos errados.

Leia também

O especialista que você precisa é um profissional em eletrotécnica, ou um engenheiro elétrico. Para escrevermos este artigo, consultamos um profissional, e tudo que você ler aqui foi baseado nessa conversa. Mas não nos responsabilizamos pelo sistema que você fizer em sua casa: consulte um profissional antes de escolher entre filtro de linha, estabilizador, ou nobreak (ou uma combinação deles).

Agora que demos o aviso, é hora de começar a informá-los melhor da função do filtro de linha, estabilizador, e do nobreak.

Decidindo qual proteção usar para seus eletrônicos na rede elétrica

O estabilizador quase não é mais usado hoje em dia. No seu lugar, é recomendado o uso de um filtro de linha ou um nobreak, para realmente proteger seus eletrônicos e eletrodomésticos. (Foto: www.costco.com)

O que é um filtro de linha? Filtro de linha: para quê serve?

O filtro de linha é chamado também de protetor contra surtos. Um filtro de linha permite conectar vários dispositivos eletrônicos, mas também serve outra função muito importante: proteger seus dispositivos eletrônicos de um picos de energia. Um pico de energia é um um aumento muito elevado e temporário da energia, e que tem a duração de uma fração de segundo. Eles podem ser causados por raios, falta de energia, disjuntores falhos, curto-circuitos, entre outros. Se um pico de energia ocorre quando um dispositivo não está ligado a um filtro de linha, o eletrodoméstico ou eletrônico pode sofrer danos. No caso de raio, nem mesmo o filtro de linha consegue proteger os dispositivos.

Um filtro de linha é composto por plugues de tomadas, em diversas quantidades, um botão de liga/desliga, e pelo menos um fusível, que “quebra” o surto de energia, no caso dele ocorrer, e evita que seus aparelhos ligados à rede elétrica queimem.

O que é um estabilizador de energia? Estabilizador: para quê serve?

Estabilizadores são equipamentos eletrônicos para corrigir a tensão da rede elétrica antes dela chegar aos seus equipamentos eletrônicos e aos eletrodomésticos. Muitos funcionam também como um filtro de linha, protegendo os aparelhos ligados à rede elétrica de sobretensão, subtensão, e variações na rede elétrica, no geral. Um estabilizador pode também converter uma rede elétrica de 220v em 110v.

O estabilizador era muito usado no Brasil na primeira metade do século XX porque nossa infraestrutura elétrica não era muito boa. Hoje, com novas tecnologias, o estabilizador quase perdeu sua utilidade principal.

O que é um nobreak? Nobreak: para quê serve?

Um nobreak é, essencialmente, uma bateria de reserva para o caso de falta de energia para que um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico não seja desligado, mas eles também costumam funcionar como um estabilizador e filtro de linha. A capacidade da bateria varia com base no modelo e quantidade de aparelhos que serão ligados ao nobreak. A energia extra de um nobreak, em caso de um apagão, dá um tempo para usuário  salvar seu trabalho e fechar ou manter um computador funcionando durante um blecaute.

A utilização de uma bateria também significa que os dispositivos ligados a um nobreak receberão tensão e corrente constantes, no caso de uma queda de tensão, ou de blecaute. Em termos simplistas, o no-break recebe eletricidade da parede, passa através da bateria e, em seguida, alimenta os dispositivos conectados. Como a bateria está tecnicamente ligada a todos os dispositivos em todos os momentos, os níveis de potência são entregues em quantidades adequadas e estáveis, independen

No break, filtro de linha ou estabilizador?

Todos os aparelhos de sua casa precisam de um filtro de linha. Ele é uma proteção a mais contra curtos e, será tudo que você precisa quando eles acontecerem.

Um estabilizador, hoje em dia, só é recomendado quando você mora em regiões mais afastadas. Mesmo assim, é melhor combinar um filtro de linha com um nobreak do que usar o estabilizador.

Para finalizar, dentro todas as opções, é melhor escolher um nobreak que tenha filtro de linha e bateria que suporte manter os aparelhos conectados a ele por, pelo menos, 15 minutos. Use o nobreak apenas em aparelhos como televisores, computadores, roteadores, e videogames. Esses aparelhos são os que mais precisam desse tipo de proteção da bateria do nobreak. É mais caro, mas é mais eficiente.

Você ficou com alguma dúvida para decidir? Deixe nos comentários sua pergunta e faremos o possível para respondê-la!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário