Teclado ABNT ou ABNT2, qual a diferença?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Para muitos novatos na comunidade do teclado mecânico, os formatos e layouts do teclado são uma área de confusão e torna a compra do teclado correto muito mais difícil. Nesta postagem, discutirei as diferenças entre os diferentes formatos e layouts, incluindo os modelos ABNT e ABNT 2 disponíveis no Brasil.

Layout x Formato de teclado

Vamos começar estabelecendo a base para os termos para que você saiba o que quero dizer quando menciono essas palavras. Este artigo se aplica principalmente a teclados mecânicos em particular.

O fator de forma do teclado é a forma física e o tamanho do teclado e a quantidade de teclas. Existem também outros formatos de nicho, mas eles estão fora do escopo deste artigo.

Leia também

O layout do teclado é a forma e o tamanho das teclas em um fator de forma específico. Abordarei os layouts brasileiros: ABNT e ABNT 2.

Os layouts afetam a aparência física dos tamanhos e posições das chaves, bem como o número total de chaves.

Se você não está familiarizado com nenhum desses termos, não se preocupe, irei revisar cada um deles mais tarde, então continue lendo!

Formato de teclado tamanho real

O fator de forma de teclado mecânico mais reconhecível é o tamanho real. Provavelmente, quando você for solicitado a imaginar um teclado, esse é o formato em que você pensará. O formato completo tem cerca de 104 teclas no total, dependendo do layout.

A ideia principal por trás desse fator de forma é que ele não deixa nada de fora, o que o torna um candidato perfeito para aqueles que ainda não conhecem suas preferências. Você obtém acesso dedicado a tudo que um teclado pode oferecer, como as teclas de seta, linha de funções e teclado numérico.

Este formato é uma escolha brilhante se você precisa absolutamente de um teclado numérico (também conhecido como teclado numérico ou teclado numérico) e não considera um teclado numérico separado para suas extravagâncias bancárias online noturnas ou seu trabalho com Excel.

Teclado TKL, Tenkeyless ou 80%

Este é o primeiro degrau na escada do fator de forma, jogando o velho teclado numérico por algum espaço em sua mesa. O formato TKL tem 88 ou mais teclas no total, dependendo do layout.

Altamente popular na comunidade de jogos de PC, o fator de forma sem tenkeyless é geralmente o equilíbrio ideal entre forma e função. Especialmente útil se você precisar de muito espaço para usar o mouse ou se precisar lidar com uma mesa menor. Se você jogar um jogo competitivo de tiro em primeira pessoa com pouca sensibilidade do mouse, saberá aonde quero chegar.

A outra vantagem é que você pode posicionar o teclado de maneira mais ergonômica à sua frente, em vez de dobrá-lo para a esquerda e digitar em ângulo.

Teclado 75%

O fator de forma de 75% é um pouco menor e apertado do que o tenkeyless, mas vem com mais ou menos a mesma funcionalidade.

Uma escolha muito impopular no mercado, porém muito prática. O fator de forma de 75% retém a maior parte da funcionalidade de um TKL, mas amontoa as teclas uma ao lado da outra, sem perda de espaço. Se você já usou um teclado de laptop, deve se sentir em casa com o formato de 75%.

A desvantagem mais óbvia aqui é que às vezes é difícil encontrar as chaves em um grande bloco sem espaçamento.

NOTA: Você deseja comprar um conjunto personalizado de teclas para o seu novo teclado mecânico? Em caso afirmativo, sugiro diminuir o tamanho seguinte ou aumentar o tamanho anterior, já que as teclas para este formato são um incômodo de encontrar. Você pode ler mais sobre compatibilidade de keycap no final.

Teclado ABNT e ABNT2

Os teclados ABNT e ABNT2 tem configurações que adaptam os teclados para uso mais fácil ao digitar a língua portuguesa. (Foto: YouTube)

Teclado 60%

O fator de forma de 60% remove qualquer coisa à direita da tecla Enter, bem como a linha da função. Essas funções são geralmente acessíveis pressionando FN e pressionando outras teclas. O fator de forma de 60% tem cerca de 61 teclas, dependendo do layout.

Ao optar por um teclado com fator de forma de 60%, você entra no mundo do minimalismo e da estética, em vez do pragmatismo e da funcionalidade. Esse formato é fantástico se você deseja personalizar seu teclado mecânico ou apenas levá-lo com você.

Teclado para jogos

Este é um fator de forma que realmente não pertence ao resto dessas opções mais padrão, mas vou incluí-lo por uma questão de clareza. Um tecado em formato para jogos é geralmente um fator de forma proprietário que incorpora chaves macro e de mídia e, às vezes, diverge do padrão ABNT ou ABNT 2. Na maioria das vezes, entretanto, eles se aproximam do fator de forma de tamanho real, mas com teclas macro e multimídia adicionadas.

Teclado ABNT ou ABNT2: o que são? Quais as diferenças?

O fator de forma não é a única coisa que afeta os recursos físicos do teclado. Dependendo do país em que você mora, você pode ter experiências diferentes sobre as principais formas ou funcionalidades.

Conforme indicado na introdução, o layout é a forma física e o tamanho das teclas em um fator de forma específico.

Basicamente, os teclados ABNT e ABNT2 atendem aos atendem aos critérios da associação brasileira de normas e técnicas (ABNT) para o formato, colocando teclas que vão atender a digitação de quem usa o português no dia a dia.

A ABNT padronizou os teclados de forma que alguns símbolos, incluindo também a letra Ç (cedilha) fossem acrescentados ao teclado padrão QWERTY, mais usado no mundo. QWERTY se refere ao arranjo das letras no teclado. Basta olhar para as primeiras letras da primeira linha de letras no teclado, e entenderá a origem no nome.

No teclado ABNT2, no entanto, você tem a tecla Alt Gr. Esta tecla permite o acesso a caracteres especiais do teclado, como ¹ ² ³ £ ¢ ¬ entre outros. Basta digitar Alt Gr + (tecla) e o símbolo vai surgir. Simples, não?

Espero que você tenha achado este guia útil! Caso você tenha mais dúvidas ou não tenha certeza sobre algo, deixe um comentário abaixo. Até a próxima vez!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário