Tela OLED: é melhor? E QLED? Entenda!

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Estes podem ser momentos confusos para quem deseja comprar uma nova TV. Você precisará examinar uma mistura de TVs 2021 e 2022 nessa época do ano – com preços com os mais baixos e mais altos, respectivamente – e novos termos técnicos estão aumentando o que já era uma sopa de alfabeto de acrônimos de TV.

Eles descrevem principalmente a tecnologia de exibição – como a tela é construída. Você encontrará quatro termos principais para descrever os tipos de tela: TVs LED e QLED em um grupo, além de TVs OLED e QD-OLED em um segundo grupo. Todos eles têm vantagens, mas algumas dessas distinções estão desfocadas em TVs de ponta, à medida que os fabricantes fazem um pouco de inovação, introduzindo mais TVs com tecnologias avançadas, como pontos quânticos e mini luz de fundo LED para melhorar a qualidade da imagem.

Leia também

Se você levar algum tempo para resolver tudo antes de comprar seu novo conjunto, poderá obter uma TV que realmente gostará e possivelmente economizar algum dinheiro.

Observe, no entanto, que parte da linguagem é realmente apenas uma linguagem de marketing que faz com que as TVs semelhantes pareçam mais diferentes do que realmente são. Compreender os mais novos termos tecnológicos pode ajudá -lo a decidir se você ficará bem com um modelo restante – e muitos deles foram ótimos conjuntos – ou se você deve aparecer para um conjunto com os recursos mais recentes.

O que é TV LED e QLED?

Não deixe que os profissionais de marketing o confundam: existem apenas dois tipos básicos de TVs – LCDs e OLEDs, que usam tecnologias diferentes.

Você verá muitas referências às TVs LED, mas essas são realmente apenas TVs LCD que usam LEDs na luz de fundo – esses dias, todos os conjuntos de LCD são construídos dessa maneira.

Veja como funciona uma TV LCD (Liquid Crystal Display). Ao contrário das TVs OLED, onde cada pixel emite sua própria luz, as TVs LCD exigem uma luz de fundo, que brilha através de um filtro de cores para produzir cores. (Veja a ilustração, abaixo.) A luz de fundo está sempre acesa e os cristais líquidos agem como persianas, abrindo para permitir a luz para partes mais brilhantes de uma cena e fechando para bloquear a luz em áreas escuras. Algumas luzes sempre escapam, e é por isso que tons pretos em muitos conjuntos de LCD podem parecer acinzentados e não verdadeiramente negros.

O termo “TV LED” é um construto de marketing. A frase ocorreu cerca de uma década atrás, quando as empresas passaram do uso de lâmpadas fluorescentes (CCFL) para os LEDs (diodos emissores de luz) na luz de fundo da TV LCD, principalmente porque os LEDs podem ficar mais brilhantes e durar mais tempo que as lâmpadas fluorescentes.

Inicialmente, as luzes LED traseiras custam mais, então algumas empresas viram uma oportunidade de comercializar esses conjuntos para os consumidores como um novo tipo de TV. Havia vantagens para a tecnologia, mas os conjuntos de LED eram realmente TVs LCD regulares com um tipo diferente de luz de fundo.

Atualmente, qualquer TV LCD que você comprar vai confiar nos LEDs.

QLED e OLED na prática

O QLED é um tipo de tela LED, com lâmpadas menores. Já o OLED é uma tela com pretos mais realistas, já que emite suas próprias luzes. (Imagem: PCMAG)

Definição e significado de uma TV LCD

Isso – sim, finalmente – nos cria para “TV QLED”, que é outro termo de marketing. Todas as TVs QLED também são TVs LCD, mas usam pontos quânticos para produzir cores.

TVs QLED, de empresas, incluindo Hisense, LG, Samsung e TCL, usam uma fonte de luz LED azul, além de um filme incorporado com pequenos pontos quânticos ou nanocristais. O filme de ponto quântico é imprensado entre as outras camadas do painel LCD, substituindo o filtro de cores na frente da luz de fundo do LED.

Quando esses pequenos cristais são atingidos com a luz azul da luz de fundo, eles brilham, emitindo cores primárias muito saturadas, com base no tamanho e na composição do material do ponto quântico. Como o tamanho dos cristais pode ser controlado com muita precisão, o sistema torna as cores muito precisas, mesmo em níveis mais altos de brilho, onde as cores podem começar a parecer um pouco desbotadas. Então, as TVs QLED, como as TVs LED, também são TVs LCD, embora mais sofisticadas.

Existem mais dois aprimoramentos mais recentes nos LCDs que você deve conhecer. Um é um recurso chamado Local Dimming, que divide a luz de fundo LED de uma TV em zonas que podem ser diminuídas ou iluminadas separadamente. Isso pode ajudar a melhorar os níveis de contraste e preto.

Funciona melhor com as TVs com luz de fundo de matriz completa, o que significa que existem LEDs em toda a parte de trás do conjunto. No entanto, a maioria das TVs LCD no mercado são conjuntos iluminados por borda, com as luzes de fundo do LED localizadas ao longo das bordas da tela. Esses conjuntos ainda podem usar escurecimento local, mas tende a ser menos eficaz e, às vezes, resultam em um efeito chamado Blooming, onde você vê halos de luz em torno de imagens brilhantes mostradas contra fundos escuros.

O escurecimento local pode funcionar especialmente bem nas TVs que usam mini LEDs, o mais recente avanço da luz de fundo. Ao diminuir o tamanho dos LEDs, as empresas podem colocar mais delas na luz de fundo. Como os LEDs são muito pequenos, você pode ter muitas zonas diminuídas, digamos 1.000 zonas em vez das dezenas normalmente encontradas até o melhor LCD configurado até agora. E eles podem ser controlados com mais precisão para ajudar a melhorar os níveis de contraste e pretos e reduzir os halos.

Infelizmente, isso criou um novo conjunto de acrônimos de TV, pois algumas empresas decidiram dar conjuntos que usam nomes proprietários de pontos quânticos e mini LED de backlights. A LG, por exemplo, comercializa seus modelos com esses recursos como TVs QNED, enquanto a Samsung optou pelo NEO QLED.

Esses são termos de marketing também, mas eles podem ajudá-lo a determinar quais conjuntos usam essas tecnologias.

O que é uma TV OLED?

Na Consumer Reports, avaliamos TVs OLED há quase uma década e, nos últimos anos, eles tendem a dominar o topo de nossas classificações de TV.

Como observado acima, as TVs QLED são apenas um sabor da televisão LCD. Por outro lado, as TVs OLED são realmente diferentes. (OLED significa “Diodo emissor de luz orgânico”.) Os OLEDs são uma tecnologia emissiva: cada pixel individual emite sua própria luz, portanto, nenhuma luz de fundo separada é necessária.

Como cada pixel individual pode ir de Bright para totalmente desligado, as TVs OLED podem gerar imagens de alto contraste com tons pretos verdadeiramente profundos.

O que é WOLED?

Até pouco tempo, todas as TVs OLED, de empresas, incluindo LG, Sony e Vizio, usavam uma tecnologia chamada WOLED (embora as TVs não tenham sido vendidas usando esse acrônimo). Esses conjuntos têm uma fonte de luz OLED branca – a branca é alcançada combinando material OLED azul e amarelo – mais filtros de cores que produzem o vermelho, verde e azul do espectro de cores.

Como os filtros de cores absorvem um pouco de brilho, esses conjuntos adicionam um subpixel branco que ignora o filtro de cores para adicionar brilho extra. A desvantagem é que, nos níveis muito altos de brilho necessários para algum conteúdo de HDR, esse sub-pixel branco extra pode às vezes fazer com que as cores pareçam um pouco desbotadas.

A cada ano, vimos melhorias no brilho da TV OLED, mas, em geral, as TVs OLED ainda careciam do tipo de brilho de pico que vemos em melhores conjuntos de LCD.

O que são TVs QD-OLED?

Esse desejo de brilho extra nos conjuntos OLED é onde entra as TVs “QD-OLED”.

As duas primeiras letras representam pontos quânticos. Os pontos quânticos foram usados ??apenas em conjuntos baseados em LCD, mas este ano, tanto a Samsung quanto a Sony estão oferecendo TVs de OLED QD. O QD-OLED TVS representa uma abordagem híbrida que se casa com as vantagens das TVs OLED tradicionais-alto contraste, negros profundos e ângulos de visualização ilimitados-com o brilho de pico mais alto e cores mais vibrantes que você costuma obter com TVs QLED.

Assim como as TVs QLED, os conjuntos QD-OLED começam com uma fonte de luz azul e usam material de ponto quântico para produzir luz vermelha e verde. Mas como são OLEDs, a fonte de luz neste caso é cada pixel individual.

Como essas TVs não usam filtros de cores na frente da fonte de luz, as TVs de OLED QD têm o potencial de atingir níveis mais altos de brilho de pico sem perder nenhum contraste..

TV QLED ou OLED é melhor?

De maneira mais ampla, as melhores TVs LCD hoje em dia também oferecem níveis pretos impressionantes, juntamente com cores vibrantes e precisas e telas brilhantes. Se você está comprando uma televisão, isso oferece mais escolhas de destaque do que nunca.

Outros critérios que você deve considerar incluem a taxa de atualização da tela, sendo quando maior, melhor. O tempo de resposta é mais importante pra quem for jogar jogos na tela.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário