Banido do WhatsApp: o que fazer?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

O WhatsApp envia uma mensagem para você depois que você for banido. Quando um usuário envia uma mensagem difamatória para outro usuário, por exemplo, é um exemplo de quando isso pode acontecer. Você também pode ser banido se usar um aplicativo WhatsApp de terceiros. Mas vamos descrever melhor isso abaixo.

Banido do WhatsApp: o que isso significa?

Não se trata de você ser banido de um grupo ou de um de seus amigos bloqueando você no aplicativo de bate-papo por esse motivo ou aquele. Não é tudo que você bloqueia, como um de seus contatos ou texters aleatórios no WhatsApp. É sobre o seu número de telefone e, portanto, sua conta do WhatsApp, sendo banida pelo aplicativo de bate-papo.

Leia também

O WhatsApp bane muitos usuários. Na maioria dos casos, essa proibição de um número é automatizada. Então, se alguém foi banido pelo WhatsApp, o que isso significa? Bem, isso significa que você fez algo que o aplicativo de propriedade do Facebook não gostou.

O WhatsApp proíbe seus usuários quando detecta uma ligeira violação de seus termos e condições. Também em ocasiões, se um usuário estiver usando uma versão não suportada do WhatsApp em vez do aplicativo oficial do WhatsApp, será temporariamente proibido de usar o aplicativo de mensagens.

Banido do WhatsApp

Quando for banido no WhatsApp, é possível corrigir o problema com alguns passos fáceis. (Imagem: WhatsApp)

Como saber se fui banido pelo WhatsApp?

Portanto, caso você tenha sido banido porque fez algo errado aos olhos do WhatsApp, receberá uma mensagem do aplicativo dizendo: “Seu número de telefone é proibido de usar o Whatsapp. Entre em contato com o suporte à ajuda”.

De acordo com as diretrizes do WhatsApp, o aplicativo envia apenas esta mensagem para seus usuários quando o código de conduta básico é violado pelo usuário. O que é essa violação? O WhatsApp proíbe as contas quando um usuário envia mensagens obscenas, difamatórias e ameaçadoras para outro usuário. No entanto, é inteiramente no WhatsApp decidir o que constitui uma mensagem obscena, difamatória e ameaçadora.

Os usuários também são banidos quando promovem a violência no aplicativo ou criam uma conta falsa de alguém. Outra maneira de ser banida no WhatsApp é enviar muitas mensagens para os usuários, que não são adicionados à sua lista de contatos. Isso pode parecer uma questão trivial, mas mais frequentemente as pessoas reclamam de receber mensagens de pessoas desconhecidas e isso pode ser realmente incômodo às vezes. Basicamente, se você estiver fazendo spam do seu número, poderá ser banido. Essas proibições são frequentemente permanentes.

Mas existem outras proibições, que são temporárias. Isso acontece caso um usuário esteja usando um aplicativo não oficial para acessar o Whatsapp. Quando o WhatsApp pega pessoas usando aplicativos como WhatsApp Plus e GB Whatsapp, ele não aprova. Qual a razão?

Esses aplicativos não têm associação com o WhatsApp e, de acordo com a empresa, afetam a privacidade e a segurança de todos. Então, apenas para cutucar as pessoas na direção certa, que é o aplicativo oficial, o Whatsapp proíbe as pessoas temporariamente.

Fui bloqueado do WhatsApp, e agora?

Caso a proibição seja devido a um aplicativo não oficial, você pode mudar para o aplicativo oficial e as chances são de que você possa continuar usando o WhatsApp. No entanto, se você continuar usando o aplicativo não oficial, apesar da proibição temporária, poderá ser banido de usar o aplicativo para sempre.

No caso da primeira instância, onde o número foi banido porque você estava usando mal o WhatsApp e fez algo que não pode ser esquecido, como abusar de alguém, é mais provável que a proibição seja permanente.

Mas você ainda pode tentar sua sorte. Depois de ter sido banido, você recebe uma mensagem do WhatsApp de que seu número é banido. Na mesma mensagem, você também é instruído a entrar em contato com o “suporte” para obter ajuda.

Em seu site, o WhatsApp recomenda que as pessoas que foram banidas devem usar o suporte, envie um email para a empresa. Agora, não há garantia de que o WhatsApp, após o seu e-mail, analisará por que seu número foi banido, mas vale a pena tentar.

Embora o WhatsApp seja um serviço extremamente importante, é um serviço privado, oferecido gratuitamente, e seu uso é governado por termos e condições com as quais os usuários concordam. Portanto, se houver seu número, é provável que haja muito pouco que você poderá fazer. Exceto escrevendo esse e-mail e depois esperando o melhor. Ou mudar para um novo número de telefone e usar isso para bate-papos do WhatsApp, ou recuperar seu WhatsApp Business.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário