Caixa de som Bluetooth: como escolher?
Os alto-falantes ou caixas de som Bluetooth são uma maneira muito conveniente ou ouvindo música. Cada vez mais música está sendo armazenada em telefones celulares, ou possivelmente outros dispositivos que são habilitados para Bluetooth.
Usando uma caixa de som Bluetooth É possível ouvir música desses pequenos dispositivos portáteis em um volume sensato e sem usar fones de ouvido.
Há uma enorme seleção de caixas Bluetooth no mercado, então quais são os recursos para procurar ao comprar o melhor alto-falante Bluetooth.
Como seria de esperar, há uma enorme variação na qualidade e desempenho, por isso é bom poder verificar o que você precisa e em termos de especificações e, em seguida, decidir sobre a melhor qualidade para o preço.
Leia também
Como funcionam uma caixa de som Bluetooth?
Como o nome indica, os alto-falantes Bluetooth usam a conectividade Bluetooth para fornecer o link entre a fonte de música e o alto-falante Bluetooth.
O Bluetooth é um padrão de conectividade sem fio para comunicações de curto alcance. Usando a faixa e técnicas de 2.48 GHz ISM, como salto de frequência, ele se desenvolveu em um padrão que pode ser usado não apenas para conexões de áudio, mas muitas outras formas de conectividade sem fio, incluindo IOT, onde a baixa potência é da essência.
O alto-falante ou caixa de som Bluetooth contém a conectividade Bluetooth, um amplificador e os alto-falantes. Uma bateria também está incluída, tornando o alto-falante auto-contido e portátil.
Muitas vezes, uma entrada auxiliar também pode ser fornecida que permita conectividade com fio, se necessário.
Os controles no alto-falante Bluetooth geralmente consistem no botão ON / OFF, controles de volume, um botão de pareamento e indicador e, em algumas instâncias, o NFC pode estar disponível para tornar mais fácil.
Como escolher o melhor alto falante Bluetooth?
O primeiro estágio de escolher o melhor alto-falante Bluetooth para comprar é decidir exatamente o que você quer usá-lo. Algumas caixas de som podem ser para uso em casa, outras podem ser para fora, outras podem ser um portátil para quando você estiver viajando.
Antes de decidir sobre o melhor alto falante para você, é necessário determinar o que é desejado. A melhor caixa de som Bluetooth para a casa, pode não ser o melhor para viajar, pois os requisitos serão totalmente diferentes.
Existem vários pontos a serem considerados ao comprar uma caixa de som Bluetooth.
1. Bateria da caixa de som Bluetooth
A duração da bateria é um parâmetro chave a considerar. Você não quer ser recarregando o orador a cada hora. Deve ser capaz de durar, desde que você espere precisar. Os pequenos alto-falantes tendem a ter baterias menores e não duram tanto tempo, mas algumas das maiores podem durar 24 horas.
Comprimentos mais típicos de operação podem ser de quatro a dez horas, e será especificado como a duração média da bateria. O motivo para isso é que o mais alto você toca o orador, mais atual será usado e a bateria não durará, tanto antes de precisar recarregar. No entanto, ao comprar o altos-falantes Bluetooth, verifique se a duração da bateria é longa o suficiente para o que você precisa.
Lembre-se também que as baterias de íons de lítio usadas não gostam de ser completamente descarregadas, então carregue-as antes de usar a caixa de som e não deixe descarregada. Também como as baterias envelhecem, então a quantidade de carga que eles podem armazenar cai.
2. Qualidade de áudio do alto falante Bluetooth
Obviamente, é bom ter um alto falante Bluetooth que soa bem. Muitas vezes eles dão especificações para distorção total harmônica, e ter abaixo de 1% é um bom objetivo. Quanto menor, melhor. Alguns alto falantes não darão uma especificação para isso, então você pode querer ouvi-lo. Também a resposta de frequência é muito importante.
Algumas caixas de som soam melhor do que outras e isso geralmente é como resultado de uma resposta de frequência muito melhor. Os números incluem as frequências superior e inferior que são ouvidas antes que a resposta se afaste. Figuras como 100 Hz a 20 kHz podem ser vistas. O ponto de 100 Hz é a baixa frequência e 20 kHz a alta frequência. Como a maioria de nós não consegue ouvir até 20 kHz, especialmente à medida que envelhecemos, a maior frequência não é tão importante. O ponto de baixa frequência indica o nível de baixo que podemos esperar – o menor vai melhor.
3. Estilo da caixa de som Bluetooth
Há muitos estilos diferentes que estão disponíveis para alto-falantes Bluetooth. Isso significa que é possível escolher o estilo que mais se adequa ao que você quer. Dos mais formais e discretos aos modelos mais informais e com designs “descolados”, há diversos modelos que podem atender exatamente o que você precisa.
4. Tamanho do alto falante Bluetooth
Alto-falantes Bluetooth vêm em uma variedade de tamanhos. Existem os pequenos tipos cónicos ou cilíndricos destinados a uma operação muito portátil e para embalagem em bagagem, e maiores que tendem a fornecer melhor áudio de qualidade. Estes podem ser retangulares ou mesmo novamente cilíndricos. Geralmente quanto maiores eles são, melhores a qualidade de áudio, e os maiores podem ter uma bateria maior para uso mais longo.
5. Potência de áudio nas caixas de som
Nem todos os alto-falantes Bluetooth têm esse parâmetro especificado. Quando é declarado, é dado em watts. 10 watts é alto, embora a eficiência dos alto-falantes em uma caixa tão pequena seja boa, eles não serão muito eficientes. Esteja ciente de que mais potência é necessária para grandes salas e para uso fora.
6. Caixa de som à prova d’água
Como os alto-falantes Bluetooth são convenientes, muitas vezes por causa do fato de serem portáteis, significa que elas serão colocados em muitas áreas, mesmo perto da água. Água e eletrônica não se misturam, por isso é muitas vezes muito útil ter uma caixa que tenha sido feita à prova d’água. Algumas caixas são ainda submersíveis, mas é mais comum ter aquelas que são resistentes à água. Alto-falantes resistentes à água são especialmente úteis ao serem usados em uma piscina ou na praia.
7. Versão de Bluetooth para a caixa de som
Muitas vezes, haverá uma especificação para a versão Bluetooth. Bluetooth V.1 foi a primeira versão que saiu há muitos anos, e é uma raridade encontrar qualquer equipamento que use isso agora. A versão 2.1 é vista muito, mas também há muitos produtos que usam versões posteriores como Bluetooth 4.0 e até Bluetooth 5.
A grande questão é o que significa o número da versão Bluetooth quando sua compra de um alto-falante. O avanço principal para o áudio veio com Bluetooth 2.1, que tinha um perfil chamado EDR, ou taxa de dados aprimorada. Isso deu um salto na qualidade de áudio atingível, permitindo que o link sem fio transportasse mais dados que, por sua vez, permitiam proporcionar uma representação mais fiel do som.
Assim, o alto-falante tem Bluetooth 2.1 ou superior, será bom – as versões mais altas fornecerão recursos adicionais para coisas como a coleta de dados de coisas como rastreadores de fitness ou outros sensores. Então, a menos que seu alto falante tenha todos os tipos de funções extras (improváveis), não importa, embora não seja de maneira alguma uma desvantagem.
8. Conectando vários alto-falantes sem fio
Algumas caixas de som têm a capacidade de se conectar a um segundo alto-falante para som estéreo. Se som estéreo for importante, então este é um recurso que vale a pena investigar e colocar na lista “desejos”, pois há alguns alto-falantes que fazem isso.
9. Caixa de som com NFC
Conectando uma fonte de música como um telefone ou iPod aos alto-falantes Bluetooth é normalmente muito fácil. No entanto, é possível usar NFC, perto de comunicações de campo em alto-falantes habilitados para NFC para ignorar as configurações e apenas começar a tocar música. NFC permite que dispositivos compatíveis se conectem a um alto-falante via Bluetooth simplesmente tocando nos dois juntos.
A desvantagem é que, embora os iPhones tenham uma capacidade de NFC, é usado para pagamento da Apple, e como resultado, o NFC foi dedicado apenas a isso por razões de segurança. Isso significa que essa capacidade é útil apenas com telefones Android. Mas, ei, é muito simples se conectar com Bluetooth nos dias de hoje.
10. Entradas com fio na caixa de som
Muitos dispositivos mais antigos como o iPod Classic não têm Bluetooth. Ou você pode comprar um pequeno transmissor Bluetooth, ou você pode até mesmo considerar um bom cabo de áudio com fio antigo! Praticamente todos os alto-falantes têm uma entrada de 3,5 mm ou USB-C, portanto, ainda é possível conectar dispositivos somente por meio de um cabo adequado.
11. Capacidade de viva-voz para a caixa de som
Pode ser que usando um telefone como fonte de música, você pode precisar receber chamadas. Isso pode ser feito usando alto-falantes que têm um microfone incorporado junto com a funcionalidade do viva-voz. Isso pode ser útil se o alto-falante for usado por uma mesa – provavelmente bastante irritante para os outros se for usado pelo lado de uma piscina, como todos ouvirão a conversa.
Há uma enorme variedade de alto-falantes Bluetooth que estão disponíveis para comprar de muitas lojas. Alguns são muito baratos, enquanto outros podem ser bastante caros. Dependendo do que você quer, vá para o melhor que puder como a qualidade e o desempenho será melhor – vá para um único barato se é para algo como viajar e você vai deixá-lo para trás e não se preocupar com isso.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Fone de ouvido bluetooth ou com fio? Qual o melhor?
O que são os fones True Wireless (TWS)?
Entrada line-in, como funciona?
Como fazer o som da TV sair no Home Theater?