Como descompactar arquivo?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Às vezes, quando você deseja baixar um arquivo, você pode notar que ele vem em um formato .zip. Se você não sabe o que é e está tendo problemas para abri-lo, você veio ao lugar certo! Este artigo vai ensinar a você como descompactar arquivos usando aplicativos padrão no Windows e no Mac, bem como programas de terceiros.

Existem duas maneiras de extrair arquivos compactados: usando o software integrado do sistema operacional ou usando ferramentas de terceiros.

Como descompactar arquivo com seu sistema operacional?

Primeiro, vamos dar uma olhada em como extrair arquivos usando o software nativo encontrado no Windows e no Mac. Porque você está usando apenas o que seu computador já tem, não há necessidade de baixar outra ferramenta.

Leia também

1. Windows

Embora seja possível ver o conteúdo de um arquivo zip clicando duas vezes nele no Windows, você ainda precisa extrair os arquivos para usá-lo. O suporte padrão do Windows para .zip vai pelo nome de pastas compactadas (zipadas) e aqui está como usá-lo:

Clique com o botão direito do mouse no arquivo que você deseja descomprimir e escolha Extrair tudo.

Escolha o diretório onde você deseja manter os arquivos extraídos e clicar em Extração. É opcional para verificar a caixa abaixo se precisar ver o conteúdo imediatamente após a extração ter sido concluída.

Os arquivos que estavam dentro do .zip agora podem ser encontrados no local que você escolheu no passo dois.

2. Mac

O Utilitário de Arquivo é a ferramenta integrada do Mac que lida com o formato .zip. Para descompactar um arquivo, siga estas etapas:

Clique duas vezes no arquivo que você deseja descompactar.

Uma vez extraído, o arquivo aparecerá na mesma pasta que seu arquivo.

Se você quiser alterar o local da pasta padrão, acesse o disco rígido interno -> System -> Library -> Core Services -> Utilitário de arquivo. Uma vez lá, selecione Preferências e defina o local clicando em Salvar arquivos expandidos.

Descompactar arquivos zipados

Seja em formato zip ou outro tipo de compactação, aprenda como descompactar arquivos para uso normal. (Imagem: divulgação)

Usando um descompactador de arquivos

Embora não seja necessário baixar ferramentas de terceiros para extrair um arquivo .zip, eles vêm com recursos adicionados que permitem personalizar, proteger por senha e reparar seus arquivos zip. Alguns dos apps abaixo estão disponíveis até para dispositivos móveis e para o Linux. Abaixo estão as nossas recomendações.

1. 7-zip

Este arquivador de arquivo é um programa gratuito e de código aberto com uma taxa de compressão de 2-10% maior em comparação com o Winzip e o PKZIP. Ele também tem sua própria extensão de 7z que compacta os dados 30-70% melhor que o formato .zip.

Embora esteja disponível apenas para o Windows, ele também tem uma porta de comando Linux / POSIX chamada P7zip.

Para descompactar com esta ferramenta, siga estas etapas:

Clique com o botão direito do mouse no arquivo que você planeja extrair. 7-zip deve ser listado lá após a instalação.

Passe o mouse acima do nome do programa e você verá um menu suspenso com vários comandos. Clique em Arquivos de Extrato.

No próximo menu, escolha o local Salvar clicando nos três pontos, deixe-o se quiser na mesma pasta que o original. Clique OK.

Como alternativa, você também pode escolher extrair aqui para salvar imediatamente seu arquivo na localização do arquivo ou extrair para [nome do arquivo] para fazer uma pasta fora dos dados extraídos.

2. PEAZIP

O PEAZIP é um programa sem suporte ao Windows e do Linux, compatível com mais de 180 extensões. Entre seus melhores recursos, é um poderoso gerenciador de arquivos e proteção de segurança confiável com verificação de duas etapas. Além disso, também tem uma versão portátil que você pode usar sem instalá-la.

Usar o PeaZip no Windows é bastante simples e funciona da mesma forma que com a ferramenta anterior. As únicas diferenças são o nome dos comandos:

Extrato – Use para descompactar seus dados para outro local.

Extrato aqui – salva o conteúdo dentro do mesmo local que o arquivo.

Extrair aqui (inteligente) – usado para criar uma pasta autônoma para os arquivos.

3. Zipware

Assim como o 7-Zip, o Zipware também é um extrator somente do Windows. No entanto, tem alguns recursos que se destacam, como um gerenciador de arquivos simplificados, um gerenciador de senha, conversão de todos os formatos compatíveis para .zip, .exe ou .7z e uma varredura de vírus.

Mais uma vez, descompressor usando esta ferramenta segue o mesmo método que os anteriores com opções ligeiramente diferentes:

Extraia para esta pasta – para extração imediata para a localização do zip.

Extraia para esta pasta + \ filenames \ – para um efeito semelhante, mas com uma pasta feita fora do arquivo.

Extrair para outro … – Abre um menu suspenso para escolher outro local.

Independentemente de qual ferramenta você usa, é uma boa prática excluir o arquivo .zip depois de extrair seu conteúdo porque manter ambos consome mais espaço.

4. Gerenciador de arquivos Android

Dispositivos Android podem usar gerenciadores de arquivos para fazer a extração de arquivos compactados em vários formatos diferentes. Digite “gerenciador de arquivos” na Play Store e procure um gerenciador que atenda às suas necessidades.

O que é um arquivo compactado?

Um arquivo compactado é um arquivo contendo um ou mais arquivos que foram compactados para reduzir seu tamanho. Compactar um arquivo é útil para poupar até 80% ou mais espaço de armazenamento.

Além disso, compactar arquivos grandes permite que os usuários façam upload e enviá-los mais rapidamente pela Internet, diminuindo simultaneamente a chance de serem corrompidos. Os usuários também podem usar o formato compactado para criptografar seus dados para segurança extra.

Há muitos softwares que podem ser usados para descompactar arquivos. No entanto, seu computador geralmente já está equipado com um programa embutido que pode executar a tarefa bem.

Um arquivo compactado é um método de arquivamento que é útil para salvar o armazenamento, pois compacta os tamanhos de arquivos.

Você pode descompactar arquivos usando as configurações padrão do Windows, Macou utilizando software de terceiros, como zipware, peazip e 7-zip.

O processo em si leva apenas alguns cliques, para que você possa ter a tarefa em nenhum momento.

E se você tiver dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário