O que é e como usar o OneDrive?
Se você não está usando o recurso de armazenamento em nuvem OneDrive integrado ao Windows 10, você está perdendo. Demorou vários anos, mas a Microsoft desenvolveu metodicamente o OneDrive em um serviço sólido, confiável e tremendamente útil que oferece uma boa quantidade de armazenamento em nuvem gratuitamente, e se você tiver uma conta do Office 365, obterá até mais de 1 TB de armazenamento online com sua assinatura.
Neste artigo, explico como usar alguns dos recursos mais importantes do OneDrive. Mesmo se você for um veterano do OneDrive, pode se surpreender com o que ele é capaz e como pode beneficiar seu uso de recursos online.
Leia também
O que esperar do Microsoft OneDrive?
Para aqueles de nós que usam um PC e dispositivos móveis todos os dias, as vantagens são profundas:
Você pode sincronizar arquivos entre a nuvem e uma pasta local.
Usando software cliente disponível para praticamente qualquer plataforma, você pode acessar arquivos de vários dispositivos.
Seus arquivos de backup oferecem proteção contra ransomware, permitindo que você recupere versões anteriores salvas da nuvem.
Você pode facilmente compartilhar arquivos, fotos e até pastas inteiras com amigos, colegas de trabalho e familiares.
Nuvem do OneDrive para empresas e para uso pessoal: quais as diferenças?
OneDrive é um serviço ao consumidor vinculado a uma conta da Microsoft. Inclui uma camada gratuita que oferece um espaço limitado de armazenamento de arquivos. Você pode atualizar o armazenamento disponível por uma mensalidade, mas o melhor negócio é uma assinatura do Office 365 Home ou Pessoal, que inclui no mínimo 1 TB de armazenamento para até cinco usuários.
OneDrive for Business ou para empresas é uma conta organizacional vinculada aos planos Office 365 Business e Enterprise. Se você tiver um desses planos, também terá pelo menos um terabyte de armazenamento pessoal. A diferença é que seu armazenamento pessoal está sob o controle do administrador da sua organização, enquanto as contas pessoais do OneDrive estão sob seu controle direto.
Ambos os tipos de OneDrive usam o mesmo cliente de sincronização. Este artigo é principalmente sobre o serviço ao consumidor OneDrive e o software cliente OneDrive no Windows 10.
Vários dos recursos que descrevo aqui exigem alterações na caixa de diálogo Configurações do OneDrive. Para acessar as Configurações do OneDrive, abra o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse no ícone do OneDrive no painel de navegação e clique em Configurações.
Sincronização do OneDrive
Ao entrar pela primeira vez no OneDrive, você tem a chance de escolher a pasta onde todos os arquivos que escolher sincronizar da nuvem serão armazenados. O local padrão é uma pasta chamada OneDrive em seu perfil de usuário. Esse local é geralmente OK, mas você pode e deve escolher um local diferente se tiver uma unidade secundária (formatada usando NTFS) com mais armazenamento do que a unidade do sistema.
Em seguida, escolha quais pastas você deseja disponibilizar localmente. Abra as configurações do OneDrive, clique na guia Conta e em Escolher pastas. Observe a opção no topo.
O padrão é tornar todos os arquivos disponíveis; mesmo se você tiver centenas de gigabytes de arquivos na nuvem e armazenamento local limitado, esta ainda é a opção correta, por causa de um recurso chamado Files On Demand, que abordarei a seguir. Se preferir manter algumas pastas offline apenas, sem listá-las no Explorador de Arquivos, vá pelas caixas uma a uma.
Arquivos sob demanda do OneDrive
Arquivos sob demanda é um recurso de assinatura do OneDrive no Windows 10. Ele permite que você navegue por toda a coleção de arquivos do OneDrive usando o gerenciador de arquivos mesmo se esses arquivos não estiverem sincronizados com o seu PC.
Se você abrir um arquivo, o OneDrive fará o download imediatamente (essa é a parte “sob demanda”); você também pode marcar os arquivos como disponíveis, mesmo se não estiver conectado à Internet. Para usar este recurso, clique com o botão direito em qualquer arquivo ou pasta e clique em Manter sempre neste dispositivo. Um ícone verde sólido na coluna Status mostra quais arquivos estão disponíveis offline.
Se você não precisar mais manter essas cópias offline, clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta e clique em Liberar espaço para remover as cópias locais. Eles permanecem disponíveis na nuvem e sob demanda)
Sincronize seu desktop, imagens, documentos e pastas
Esse recurso apareceu há alguns meses com pouco alarde e é extremamente útil. Você tem a opção de redirecionar qualquer uma ou todas as três pastas do sistema que fazem parte do seu perfil de usuário para a nuvem. O efeito é o mesmo como se você tivesse alterado o local padrão da pasta Desktop, Documentos ou Imagens para uma pasta com nomes correspondentes em sua pasta OneDrive.
Para fazer essa alteração, abra as Configurações do OneDrive, clique na guia Salvamento automático e escolha a opção de sua preferência para cada uma das três pastas.
Depois de fazer a alteração, o OneDrive move os arquivos da pasta respectiva em seu perfil local para a pasta correspondente no OneDrive e mescla todos os arquivos existentes da pasta baseada em nuvem. Todas as alterações feitas nos arquivos da pasta OneDrive em qualquer dispositivo serão sincronizadas com todos os seus dispositivos.
Compartilhe arquivos com dois cliques
Se você tem um arquivo armazenado no OneDrive e deseja compartilhá-lo com outra pessoa, existe uma maneira super rápida de realizar essa tarefa. Clique com o botão direito do mouse no arquivo no gerenciador de arquivos e clique em Compartilhar um link do OneDrive. O OneDrive gera um link curto e o copia para a área de transferência, pronto para você colá-lo em uma mensagem de e-mail ou janela de bate-papo.
Qualquer pessoa que tiver esse link pode abrir e editar o arquivo, portanto, use essa opção apenas quando estiver enviando um arquivo para um amigo ou colega confiável.
Compartilhe arquivos com segurança extra
Os links rápidos são convenientes, mas você pode querer um pouco mais de controle ao compartilhar um arquivo ou pasta do OneDrive. Por exemplo, você pode não querer que o destinatário edite o arquivo, ou pode querer que o link expire para que não possa ser reutilizado se alguém o encontrar em um e-mail antigo. Ou talvez você queira proteger o link compartilhado com uma senha (que você deve compartilhar com o destinatário separadamente do próprio link, é claro).
Você pode fazer qualquer uma ou todas essas coisas clicando com o botão direito em um arquivo ou pasta no gerenciador de arquivos e escolhendo Mais opções de compartilhamento do OneDrive. Isso abre o OneDrive em seu navegador da web com a caixa de diálogo Compartilhamento aberto para o objeto selecionado, conforme mostrado aqui.
Ajuste as opções desejadas e clique para obter um link ou abrir uma janela de e-mail. Use o botão Mais para compartilhar um link com o Facebook, Twitter ou outro serviço de mídia social.
Crie uma pasta compartilhada no OneDrive
Uma das maneiras mais fáceis de usar o OneDrive para compartilhamento de arquivos é configurar uma pasta dedicada que você e outras pessoas podem usar para compartilhar arquivos. Esta opção funciona muito bem para compartilhar com amigos ou familiares sua família, com um pequeno escritório, com uma equipe de projeto.
No OneDrive, crie a pasta que deseja usar para compartilhamento. Dê a ele um nome que torne sua finalidade imediatamente óbvia, mesmo que outra pessoa o veja em seu OneDrive: por exemplo, você pode chamá-lo de Orçamento 2019 – Arquivos compartilhados. Sincronize essa pasta com a nuvem e envie um link compartilhado para essa pasta com a outra pessoa (ou pessoas) com quem deseja compartilhá-la. Certifique-se de permitir a edição.
Seus amigos ou colegas de trabalho recebem um link que os leva ao OneDrive na web, onde podem clicar em Adicionar ao meu OneDrive.
Quais outros recursos do OneDrive vocês usam? O que acham do aplicativo?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Melhores serviços de armazenamento na nuvem
Como desativar o diretório Virtual Store no Windows
Como ligar e configurar um notebook pela primeira vez?
Como zipar arquivos, fotos, pastas e documentos?