O que é computação em nuvem: serviços e programas!

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

A computação em nuvem é um termo amplo que se refere a uma coleção de serviços que oferecem às empresas uma solução econômica para aumentar sua capacidade e funcionalidade de TI.

Dependendo de seus requisitos específicos, as empresas podem escolher onde, quando e como elas usam computação em nuvem para garantir uma solução de TI eficiente e confiável.

Abaixo, exploramos os diferentes tipos de computação em nuvem, incluindo os três principais modelos de implantação e os serviços de nuvem que podem ser hospedados dentro desses ambientes.

Leia também

O que é computação em nuvem, com exemplos!

Computação em nuvem é o uso de hardware ou software fora do local onde você está e que é acessado por redes para necessidades de computação. Exemplos de computação em nuvem dependem do tipo de serviços de computação em nuvem sendo fornecidos.

Os principais tipos de computação em nuvem incluem software como serviço, plataforma como serviço e infraestrutura como serviço. Computação Sem Server, também conhecida como função como serviço (FAAS), também é um método popular de computação em nuvem para empresas.

1. SaaS ou software como serviço

SAAS significa em vez de instalar software no seu computador, você acessa a plataforma online. Exemplos incluiriam:

Square, que processa pagamentos on-line.

Google Apps como Google Drive ou Google Agenda.

Slack, que permite colaboração e bate-papo entre outros usuários

2. IAAS ou infraestrutura como um serviço

A IAAS fornece componentes de infraestrutura, como servidores, armazenamento, networking, segurança e, além disso, a nuvem. Exemplos incluiriam:

Dropbox, um sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos

Microsoft Azure, que oferece serviços de recuperação de backup e desastre, hospedagem e mais

Rackspace, que oferece serviços de dados, segurança e infraestrutura.

3. PAAS ou plataforma como um serviço

A PaaS fornece plataformas de computação, como sistemas operacionais, programação de ambientes de execução de linguagem, bancos de dados e servidores da Web. Exemplos incluiriam:

Google App Engine e Heroku, que permitem que os desenvolvedores desenvolvam e servem aplicativos

4. Computação sem servidor

Computação Sem Servidor (também chamada de simplesmente “Serverless”) é simplesmente usando um servidor na nuvem. Isso oferece mais elasticidade, manutenção mais fácil e muitas vezes é mais eficaz mais do que hospedagem de servidores no local.

Computação na nuvem

A computação na nuvem é uma forma de poupar recursos e fazer com que sua empresa tenha sempre serviços de qualidade disponíveis. (Imagem: Bernard Marr)

Serviços na nuvem

Como vimos acima, existem três modelos de serviço principais de computação em nuvem – infraestrutura como serviço (IAAS), plataforma como serviço (PAAS) e software como serviço (SaaS). Há diferenças claras entre os três e o que eles podem oferecer uma empresa em termos de armazenamento e agrupamento de recursos, mas também podem interagir uns com os outros para formar um modelo abrangente de computação em nuvem.

1. IAAS (Infraestrutura como serviço)

Este é o modelo de serviço mais comum de computação em nuvem, pois oferece a infraestrutura fundamental de servidores virtuais, redes, sistemas operacionais e drives de armazenamento de dados. Ele permite a flexibilidade, confiabilidade e escalabilidade que muitas empresas buscam a nuvem e removem a necessidade de hardware no escritório. Isso o torna ideal para pequenas e médias organizações que procuram uma solução de TI econômica para apoiar o crescimento dos negócios. O IAAS é um serviço de pagamento totalmente terceirizado e está disponível como uma infraestrutura pública, privada ou híbrida.

2. PAAS (plataforma como um serviço)

É aqui que os provedores de computação em nuvem implementam a infraestrutura e a estrutura de software, mas as empresas podem desenvolver e executar seus próprios aplicativos. Os aplicativos da Web podem ser criados com rapidez e facilidade via Paas, e o serviço é flexível e robusto o suficiente para apoiá-los.

As soluções de PaaS são escaláveis e ideais para ambientes de negócios, onde vários desenvolvedores estão trabalhando em um único projeto. Também é útil para situações em que uma fonte de dados existente (como a ferramenta CRM) precisa ser alavancada.

3. SaaS (software como serviço)

Esta solução de computação em nuvem envolve a implantação de software pela Internet para diversos, que pagam via subscrição ou um modelo de pagamento por uso. É uma ferramenta valiosa para CRM e para aplicativos que precisam de muita web ou acesso móvel – como software de gerenciamento de vendas móveis.

O SaaS é gerido a partir de uma localização central para que as empresas não precisem se preocupar em mantê-lo, e é ideal para projetos de curto prazo.

Tipos de computação baseada em nuvem

Existem três tipos principais de ambiente de nuvem, também conhecidos como modelos de implantação em nuvem. As empresas podem optar por executar aplicativos em nuvens públicas, privadas ou híbridas – dependendo de seus requisitos específicos.

1. Nuvem pública

Um ambiente de nuvem pública é de propriedade de um provedor de nuvem terceirizado e é acessível a muitas empresas através da Internet em um modelo de pagamento por uso. Este modelo de implantação fornece serviços e infraestrutura para empresas que querem economizar dinheiro sobre os custos operacionais de TI, mas é o provedor de nuvem que é responsável pela criação e manutenção dos recursos.

Nuvens públicas são ideais para pequenas e médias empresas com um orçamento apertado que exigem uma plataforma rápida e fácil para implantar recursos de TI.

Vantagens da nuvem pública:

Desvantagens da nuvem pública:

2. Nuvem privada

Este modelo de implantação em nuvem é uma infraestrutura sob medida pertencente a um único negócio. Ele oferece um ambiente mais controlado em que o acesso a recursos de TI é mais centralizado dentro do negócio.

Esse modelo pode ser hospedado externamente ou pode ser gerenciado internamente. Embora hospedagem de nuvem privada possa ser cara, para empresas maiores, pode oferecer um nível mais alto de segurança e mais autonomia para personalizar os componentes de armazenamento, rede e computação para atender aos seus requisitos de TI.

Vantagens de uma nuvem privada:

Desvantagens de uma nuvem privada:

3. Nuvem híbrida

Para as empresas que buscam os benefícios dos modelos privados e públicos de implantação em nuvem, um ambiente de nuvem híbrido é uma boa opção. Combinando os dois modelos, um modelo de nuvem híbrido fornece uma solução de TI mais adaptada que atenda aos requisitos de negócios específicos.

Vantagens de uma nuvem híbrida:

Desvantages de uma nuvem híbrida:

Por que sua empresa precisa de computação em nuvem?

Sua empresa provavelmente já está usando vários serviços de computação em nuvem. Por exemplo, todos os provedores de e-mail hospedados, incluindo o Gmail e o Outlook, são serviços de computação em nuvem SaaS. Assim, os CRMs populares e as plataformas de marketing automatizadas, como Salesforce, Hubspot, MailChimp e muito mais.

No entanto, para muitas empresas, exemplos adicionais de serviços de computação em nuvem incluem:

Máquinas virtuais

Armazenamento de dados

Recuperação de backup e desastre

Aumentando a largura de banda

Plataformas de desenvolvimento de aplicativos

Servidores baseados em nuvem

Monitoramento e Gestão de Infraestrutura

Construção, hospedagem e implantação de serviços SaaS

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário