Como fazer um nebulizador caseiro?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

A inalação de vapor deve aliviar o nariz entupido e também expulsar o escarro obstinado dos pulmões, para que você possa tossir. Normalmente, isso é feito levando água fumegante em uma tigela e, em seguida, inclinando-se sobre ela para colocar o rosto logo acima da tigela sob uma cobertura para evitar que o vapor escape, depois inspire e expire. Pode também ser necessário usar esse vapor para inalar algum tipo de medicamento para seus pulmões.

O bom desse método da tigela é que é fácil de fazer. O ruim é que você está cozinhando o rosto também, em vez de apenas as partes internas do nariz e dos pulmões. A cobertura da toalha com vapor no interior faz você suar muito e o vapor aumenta os poros da pele do rosto.

Leia também

Como fazer nebulizador caseiro: aviso

Este método que vamos te ensinar é um pouco mais trabalhoso para fazê-lo funcionar, mas leva vapor diretamente pela boca e sopra pelo nariz. não vai fazer você suar e pode ser usado para a nebulização, desde que seu médico aprove o procedimento. Não se esqueça de sempre esterilizar e limpar com álcool o nebulizador caseiro.

O que é necessário para fazer um aparelho para nebulização?

Um frasco com a boca um pouco maior que o diâmetro de uma garrafa de coque de 500 ml de plástico, uma toalha pequena, uma lâmina para cortar a garrafa de plástico, um tubo de plástico grosso.

Recorte 2 orifícios no fundo da garrafa e dois logo abaixo do ombro da garrafa. Na foto, os orifícios estão circulados em vermelho.

Coloque o tubo ao lado da garrafa (no orifício da garrafa para posicioná-lo facilmente, mas não é necessário, e você pode escolher).

Enrole os dois juntos em uma toalha dobrada

Nebulizador caseiro

Use um nebulizador caseiro para cuidar de sua saúde sem ter de comprar um aparelho caro. (Foto: British Lung Foundation)

Juntando tudo para a inalação caseira

Insira o frasco embrulhado no jarro para garantir que ele se encaixe firmemente no ombro do frasco e que os orifícios cortados no frasco não sejam obstruídos pela toalha. observe a profundidade em que estão os orifícios superiores da garrafa. Esta é a marca mais alta para encher água.

Remova a garrafa embrulhada, encha a água fumegante na jarra até cerca de 2,5 cm abaixo da marca mais alta observada anteriormente. Coloque a garrafa de volta na jarra e ajuste bem.

É isso, pronto para rolar. Vá em frente e use-o. Inspire pela boca e expire pelo nariz. Você pode adicionar qualquer medicamento à água, conforme necessário para a inalação.

Como funciona um inalador caseiro?

O vapor é amarrado dentro do frasco e da garrafa quando é fechado pela toalha. Isso acumula no topo, pois é gás quente. Então, quando você inspira pela boca da garrafa, todo o vapor coletado é o que você recebe.

Essa sucção reduz a pressão dentro do frasco, que por sua vez aspira o ar frio e fresco do lado de fora, através do único caminho disponível – o pequeno tubo. Esse ar acumula vapor e esquenta novamente, subindo para o topo, pronto para ser inalado novamente.

Você pode cobrir o fundo da jarra com outra toalha para reduzir a perda de calor, para poder cozinhar por mais tempo.

Você pode fazer esse inalador para tratamentos ou como um experimento de ciências. Se ficou alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário