Curso de desenvolvimento de jogos: como escolher?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Tornar-se um desenvolvedor profissional de videogame é mais desafiador. Pense em quantos jogos são criados para computadores, consoles e plataformas móveis. Você sabia que a maioria faz pouco ou nenhum dinheiro? Apenas 4% dos jogos que entram na produção resultam em lucro. Mesmo entre os jogos produzidos para Nintendo, Xbox e outras plataformas de alto perfil, apenas 20% são lucrativos.

Ao se tornar um desenvolvedor de jogos, você precisa saber que o desenvolvimento de games é um trabalho de amor que não pode fornecer trabalho constante nem pagar bem. Se, no entanto, você se sentir apaixonado por transformar seu amor por jogos em uma carreira, saiba que isso pode ser feito.

Leia também

Desenvolvimento de jogos eletrônicos na teoria e prática

Exceto por jogos móveis muito simples, o desenvolvimento de videogames requer uma equipe grande. No lado criativo, você precisa de escritores e artistas. No lado da tecnologia, você precisa de programadores, testadores de QA e engenheiros. O desenvolvimento de videogames é um negócio, então você também precisa de profissionais de marketing, contadores e gerentes. A maioria das pessoas, no entanto, que aspira a se tornar desenvolvedores de jogos estão interessadas em carreiras na programação.

Como os videogames modernos incluem muitos elementos (jogabilidade on-ine, gráficos 3D, som digital personalizado, física do jogo personalizada, AI, etc.), os desenvolvedores de videogames têm que resolver alguns problemas de ciência da computação bastante desafiadora. Eles geralmente se especializam em áreas específicas do processo de desenvolvimento de software.

Quais são esses papéis especializados então?

Os programadores de gameplay ajudam a desenvolver a sensação geral de um jogo e podem funcionar em áudio e gráficos

Os programadores da UI constroem e mantêm interfaces de usuário

Programadores de motores de jogos trabalham em gráficos e física simuladas

Programadores de motores de física determinam e programam a física simulada em jogos

Programadores de motores de gráficos Design e solucionar problemas de renderizadores gráficos 3D para jogos 2D e 3D

Projetores de programadores da AI e desenvolver a tecnologia que permite que os NPCs nos jogos se comportem de uma maneira vitalícia

Programadores de rede escrevem o código que permite aos jogadores em diferentes locais jogam juntos online

Programadores de áudio constroem motores de som para jogos

Programadores de entrada Desenvolvam o código que permite que os periféricos serem usados

Programadores de portáteis fazem o que é necessário para fazer jogos criados para uma plataforma jogável em outras plataformas

Em projetos menores e projetos indie, os generalistas podem fazer todas essas coisas e mais. Em projetos maiores, pode haver várias pessoas em cada um dos papéis. Há também programadores de videogames que se especializam na criação de jogos para plataformas específicas ou criando certos tipos de jogos (por exemplo, jogos de ação / aventura ou quebra-cabeças).

O que você precisa aprendr em um curso de desenvolvimento de jogos?

Os ativos mais importantes que você precisará se tornar um desenvolvedor de jogos (além da óbvia aptidão para a programação) são habilidades suaves. Os desenvolvedores de videogames precisam de toneladas de paciência porque a programação é um exercício na resolução de problemas e solucionar problemas de erros difíceis de encontrar.

A menos que você decida funcionar como jogos de design de contratados desde o início para terminar para empresas que não têm programadores internos – você também precisará da capacidade de trabalhar bem como parte de uma equipe e para se comunicar de forma eficaz.

Trabalhar como desenvolvedor de jogos também pode envolver longas horas, prazos curtos e estresse. E, claro, você precisará de habilidades de programação loucas. Nem todo mundo está fazendo o desafio.

Curso de desenvolvimento de jogos

Bons desenvolvedores de jogos estudam em bons cursos além de fazer um trabalho em casa para complementar. (Imagem: Wccftech)

A educação para desenvolvedor de jogos

A melhor maneira que você pode se preparar para ser um desenvolvedor de jogos é desenvolver jogos, os rudimentos dos quais você pode aprender por conta própria. No entanto, se o seu objetivo é trabalhar para uma grande empresa, provavelmente precisará de um diploma de bacharel e talvez um mestrado também.

Não há muito tempo, os desenvolvedores de jogos aspirantes só poderiam escolher entre ciência da computação ou graduações de engenharia de software, mas hoje uma variedade de programas de bacharel específicos em desenvolvimento de jogos existem. Você poderia buscar um grau de engenharia de software mais geral, mas esteja ciente de que existem escolas que oferecem graus de tecnologia no jogo, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento móvel e programação de jogos e simulação.

Ao navegar pelos programas de bacharel, procure aqueles que ajudam a construir fluência nas linguagens de programação orientadas a objetos comumente usadas no design do jogo (por exemplo, Java, C e C ++). Idealmente, você poderá fazer aulas em programação de simulação, modelagem 3D, animação de personagem, inteligência artificial, design mundial, desenvolvimento de motores de jogos e outros tópicos específicos para o desenvolvimento de jogos.

Muitos desses programas exigem que os alunos completam um projeto, durante o qual eles desenvolvem um protótipo de jogo. Esse protótipo não deve representar todo o seu portfólio. Ao perseguir o diploma de bacharel (e o mestrado), pense em como você pode usar seus projetos de classe para construir seu portfólio. Será mais importante que o seu currículo quando você está procurando trabalho após a formatura.

Qual o melhor curso de desenvolvimento de jogos?

A qualificação mais importante para este trabalho, é claro, é a capacidade de desenvolver jogos, o que vai além de escolher o melhor curso para desenvolver jogos.. Comece a construir seu portfólio imediatamente. Você não precisa esperar até que esteja inscrito no programa Bacharel. Há uma abundância de livros, tutoriais on-line e bootcamps que podem te ensinar muito do que você precisa saber para criar jogos simples. Nunca é cedo demais para começar.

Você também precisa de criar boas redes. Mesmo que você ainda esteja na escola, indo para convenções e feiras fornecerá uma janela no mundo do desenvolvimento do jogo e ajudá-lo a fazer conexões valiosas. Aqueles podem eventualmente levar a oportunidades que você não encontraria. Você também pode entrar em mídias sociais. Nem todo programador de jogos experiente vai querer conversar com um novato, mas você pode pousar um mentor incrível apenas alcançando e dizendo olá.

Finalmente, persiga um estágio, mesmo que o seu programa de bacharel não exija. Este é um movimento inteligente por dois motivos:

Primeiro, você fará uma valiosa conexões da indústria apenas aparecendo

Em segundo lugar, você pode aprender muito sobre a indústria e como ele opera mesmo se você não está fazendo muito mais do que buscar café.

Obviamente, nem todo jogador aspirante pode pousar um estágio em Sony e Ea Jogos, mas até mesmo as conexões que você faz na Indie Game Developer firmas podem levar a coisas grandes.

O caminho típico de avanço para desenvolvedores de jogos

Muitos desenvolvedores de jogos começam suas carreiras como programadores júnior. Esses generalistas de nível de entrada normalmente trabalham em pequenas tarefas de programação, que podem estar relacionadas a física, áudio, inteligência artificial, gráficos ou qualquer uma das áreas especiais mencionadas acima. O que você faz como desenvolvedor de jogos júnior dependerá das necessidades do seu empregador e do tamanho da sua equipe. Em equipes maiores, você só pode trabalhar em aspectos específicos de um jogo. Em equipes menores, você pode ter um ferro em quase todos os incêndios.

Quando os desenvolvedores ganham mais experiência, alguns decidem se especializar. As oportunidades para isso geralmente dependem do tamanho e estrutura de seu empregador. Quanto maior a empresa, mais oportunidades haverá provavelmente para os desenvolvedores funcionarem apenas em sua área especializada escolhida.

Os desenvolvedores de videogames mais experientes trabalham em posições de programador de chumbo. Nesse papel, você ainda faz trabalho técnico, mas menos, tanto quanto seu tempo é gasto abordando tarefas gerenciais como criar orçamentos e planos estratégicos, supervisionando equipes e contratação de novos talentos.

Prós e contras de se tornar um desenvolvedor de jogos

Vale a pena se tornar um desenvolvedor de jogos?

Você estará trabalhando em videogames, o que você ama.

O dinheiro é bom: os desenvolvedores de jogos júnior ganham bons salários, e os desenvolvedores de jogos com pleno direito podem ganhar uma renda média anual bem maior do que outras áreas.

Os desenvolvedores de jogos ganham uma boa vida, mas o trabalho não é todos os pontos de bônus e jogos gratuitos. Conseguir um emprego na indústria de videogames é notoriamente difícil porque há mais desenvolvedores aspirantes do que os empregos disponíveis. Apenas o melhor dos melhores são contratados nos maiores e mais famosos estúdios, o que pode se dar ao luxo de ser exigente ao assumir novos talentos

É um trabalho desafiador. Os desenvolvedores rotineiramente lidam com prazos muito curtos, planos excessivamente ambiciosos, longas horas (especialmente durante o tempo de crunch) e mudanças no meio do fluxo. Demissões são frequentes.

O desenvolvimento de jogos também não envolve muita glória pessoal, e mesmo que o pagamento seja decente, os programadores avançados em outras indústrias são frequentemente pagos muito melhor.

Tudo o que significa que, se você quiser ter sucesso como desenvolvedor de jogos, você terá que colocar no máximo esforço – e isso não é fácil. Você provavelmente só deve escolher essa carreira se tiver uma paixão genuína pelo desenvolvimento de jogos que não será derrotada pelos desafios e frustrações endêmicas à indústria. Se tudo que você realmente quer é ver seu nome em um jogo, você se salvará muito estresse, fazendo jogos móveis simples no seu tempo livre.

Dúvidas? Diexem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário