O que é overclock?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Overclock é a ação de aumentar a taxa de clock de um componente, executando-o em uma velocidade maior do que foi projetada para ser executada. Isso geralmente se aplica à CPU ou à GPU, mas outros componentes também podem ter overclock. Aumentar o clock de um componente faz com que ele realize mais operações por segundo, mas também produz mais calor. O overclocking pode ajudar a extrair mais desempenho de seus componentes, mas eles geralmente precisam de mais refrigeração e cuidado.

O que é overclock no PC?

A CPU do seu computador e de outros componentes, como a memória RAM e o sua placa de vídeo, vem do conjunto de fábrica para rodar a uma determinada velocidade máxima. Se você executar seu processador nessa velocidade com resfriamento adequado, ele deverá funcionar sem problemas.

Leia também

No entanto, muitas vezes você não está limitado a essa velocidade da CPU. Você pode aumentar a velocidade da CPU definindo um clock ou multiplicador mais alto no BIOS do computador, forçando-o a realizar mais operações por segundo.

Isto pode acelerar o seu CPU e, portanto, acelerar o seu computador se o seu computador for limitado pelo seu CPU, mas o CPU irá produzir calor adicional. Ele pode ficar danificado fisicamente se você não fornecer resfriamento adicional ou se ele estiver instável e causar a tela azul do computador ou reiniciar.

Você pode fazer overclock?

Você pode nem conseguir fazer overclock em sua CPU. Muitas placas-mãe e CPUs vem com multiplicadores bloqueados, impedindo que você mexa em seus valores e faça overclock em seu processador. A Intel vende mais CPUs com multiplicadores desbloqueados, direcionados a entusiastas que querem fazer overclock e extrair todo o desempenho do CPU. Pesquise em fóruns e sites especializados para saber quais processadores aceitam overclock.

Se você quer construir o mais potente PC para jogos imaginável com um sistema de refrigeração líquida, então você pode levar seu hardware até os limites com overclock, você precisará levar isso em conta quando comprar os componentes e se certificar de comprar o overclock. hardware amigável. Se você tiver uma CPU padrão, provavelmente não conseguirá mexer muito nela.

Por que você pode querer fazer overclock?

As vantagens do overclock são claras: você obtém uma CPU mais rápida que pode realizar mais operações por segundo. No entanto, o overclocking se tornou menos crítico ao longo do tempo. Onde o overclocking ofereceu um desktop mais ágil e desempenho mais rápido, os computadores se tornaram poderosos o suficiente para que a maioria dos usuários nem notem a diferença. É provável que seu computador tenha gargalos por outras coisas, talvez um disco rígido mecânico (HDD), se você não tiver armazenamento de estado sólido (SSD), portanto, na maioria das vezes, você não verá uma diferença de desempenho perceptível.

Os jogadores ou entusiastas que querem que seu hardware rode o mais rápido possível ainda podem querer fazer overclock. No entanto, até os jogadores descobrirão que os processadores modernos são tão rápidos e os jogos são tão limitados pelas placas gráficas que o overclocking não funciona com a magia que costumava usar. O overclock de uma GPU pode resultar em um pequeno aumento no desempenho, dependendo do sistema e dos jogos que você está jogando.

Computador com overclock

O overclock faz seu computador funcionar acima do que é normalmente configurado, e vai ajudar a fazer seu computador ficar ainda mais rápido. (Foto: Make Tech Easier)

Como fazer overclock no seu processador?

Cada CPU é diferente e cada placa-mãe tem diferentes opções de BIOS. Não é possível fornecer um guia para overclocking que funcione para todos. Mas vamos tentar delinear o básico, de qualquer maneira:

Assegure-se de que seu sistema tenha resfriamento adequado

Sua CPU vem com um dissipador de calor e um ventilador da fábrica, que são projetados para lidar com a quantidade de calor produzida na velocidade padrão da CPU. Acelere e vai produzir mais calor. Isso significa que você provavelmente precisará de mais resfriamento. Isso pode ser na forma de um dissipador de calor de pós-venda que pode dissipar mais calor e/ou um ventilador de CPU mais potente que pode soprar o ar quente para longe. Você deseja ter uma boa quantidade de espaço livre dentro do gabinete do seu computador para que o ar possa se movimentar e, eventualmente, ser apagado pelo ventilador no gabinete do seu computador, que também pode precisar de upgrade. O fluxo de ar é muito importante para o manuseio do calor, já que ter um dissipador de calor ou ventoinha da CPU não ajuda se todo o ar quente ficar preso dentro do seu gabinete.

Considere Resfriamento com Água

Os overclockers mais experientes podem querer usar um sistema de resfriamento a água, que é mais caro. O resfriamento à base de água é bombeado através de tubos dentro do gabinete, onde absorve o calor. Em seguida, é bombeado para fora, onde o radiador expele o calor para o ar fora do gabinete. O resfriamento a água é muito mais eficiente que o resfriamento a ar.

Overclock na BIOS

Você precisará entrar no BIOS do computador e aumentar a frequência e/ou a voltagem do processador. Aumente-a por um pequeno valor e inicialize o seu computador. Veja se o sistema está estável e execute um benchmark exigente (existem vários programas para isso) para simular o uso pesado e monitorar a temperatura do seu computador para garantir que o resfriamento seja bom o suficiente. Se estiver estável, tente aumentar um pouco mais e execute outro teste para garantir que o PC esteja estável. Aumente a quantidade de overclocking pouco a pouco até que fique instável ou o calor seja muito alto e, em seguida, diminua para um nível estável. Faça um overclock pouco a pouco para garantir que está estável, não apenas aumente a velocidade de sua CPU em grande quantidade de uma só vez.

As desvantagens do overclock

Quando você faz overclock em sua CPU, você está fazendo algo que não deveria fazer com ela, e isso muitas vezes anula sua garantia. O calor da sua CPU aumentará quando você fizer o overclock. Sem o resfriamento adequado ou se você acabou de fazer overclock em excesso. o chip da CPU pode ficar muito quente e ficar permanentemente danificado.

Essa falha completa de hardware não é tão comum, mas é comum que o overclock resulte em um sistema instável. A CPU pode retornar resultados incorretos ou se tornar instável, resultando em erros e reinicializações do sistema.

Se você estiver fazendo overclock, aumente a velocidade do clock lentamente e teste cada novo nível para se certificar de que está estável. Você também deve monitorar a temperatura da sua CPU e garantir que você tenha um resfriamento adequado. O resfriamento que veio com sua CPU provavelmente não será o suficiente. Se você estiver usando um laptop sem muito espaço para um fluxo de ar adicional, não tente fazer overclock. Geralmente, não há espaço suficiente em um laptop para lidar com o calor.

Recursos de overclock

Se você estiver interessado em overclock, procure informações que se apliquem ao seu hardware específico. A web está cheia de fóruns onde as pessoas discutem suas experiências de overclock, e guias para CPUs específicas.

Observe que até mesmo CPUs do mesmo modelo não são completamente idênticas. Uma CPU pode ter mais tolerância para overclock, enquanto outra CPU sobre o mesmo modelo pode não ser estável nas mesmas velocidades. Tudo isso se resume a variações naturais no processo de fabricação.

O overclock também pode ser aplicado aos telefones, placas de vídeo e memórias da mesma maneira. Existem aplicativos que podem te ajudar nesse overclock. Pesquise bem antes de fazer o overclock e siga às mesmas dicas que demos nesse artigo, para manter sua segurança.

Não nos responsabilizamos por qualquer dano que você causar ao computador. Faça por sua conta e risco.

Já fez overclock? Como ficou? Deu algo errado? Quais ajustes foram necessários?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário