Processador de computador, o que é?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

O processador de um computador, conhecido também como Central Processing Unit ou CPU, é o cérebro do computador. É nesse componente que são realizados os complexos cálculos que tornam possíveis nossa navegação pela internet, jogos, edição de vídeos, música, e muito mais. Mas o que é esse processador?

O que é processador de computador?

A CPU, Unidade Central de Processamento, ou simplesmente processador, é o chip principal em um computador responsável por executar todas as tarefas. É responsável por informar todos os outros componentes de um computador sobre o que fazer, de acordo com as instruções fornecidas pelos programas (softwares) em execução nesse computador.

Leia também

De fato, as CPUs existem em muitos tipos de dispositivos, além dos computadores. Se algo puder rodar programas, é provável que tenha uma CPU. Por exemplo, telefones e TVs tem CPUs dentro deles.

Nos computadores modernos, e especialmente nos smartphones, a CPU pode ficar no mesmo chip físico dos outros componentes. A maioria dos computadores modernos compartilha um chip com a eletrônica gráfica do computador (que decide o que aparece no monitor).

Em smartphones e tablets, o chip contendo a CPU também pode lidar com chamadas telefônicas, Wi-Fi, GPS e muitas outras coisas. Esses chips de múltiplos propósitos são conhecidos como SoCs (system-on-a-chip).

Onde está o processador do computador?

Em um computador, a CPU é encontrada no coração do sistema, conectado à placa-mãe. Você não conseguiria vê-lo se tirasse o painel lateral do PC de mesa, pois ele ficaria escondido sob uma ventoinha de resfriamento. A CPU é um componente poderoso e ficava muito quente sem o resfriamento adequado.

Em um PC de mesa, a CPU e o cooler são projetados para serem fáceis de remover. Isso significa substituir o chip se ele estragar é um processo simples. Isso não significa que um processador pode ser facilmente trocado por um modelo mais poderoso, já que o processador precisará ser compatível com a placa-mãe.

Na maioria das vezes, se você fizer upgrade para uma CPU que é um ano ou dois mais recente que a atual, também será necessário instalar uma nova placa-mãe.

Em laptops, por outro lado, a CPU e o cooler são tão impossíveis de remover (e ainda mais difíceis de substituir). Também não é possível alterar a placa-mãe, por isso é melhor pensar que os laptops não são atualizáveis nesse aspecto.

Entendendo a velocidade de um processador

Existe uma grande diferença no desempenho de computação entre diferentes modelos de CPU. Os fabricantes de PCs e laptops tendem a espalhar três coisas por todo o material de marketing ao tentar vender um computador: modelo de CPU (veja abaixo), velocidade do clock e número de núcleos. A velocidade do clock é expressa em gigahertz, ou GHz, e é uma indicação aproximada de quantos cálculos um processador pode fazer a cada segundo. Quanto maior o número, mais cálculos o computador é capaz de realizar por ciclos, e mais rápido será seu computador.

Processador de computador

Entenda o uso de um processador e compreenda melhor a função desse cérebro dos computadores modernos. (Foto: MakeUseOf)

Núcleos do processador

A rapidez com que uma CPU pode processar dados também é afetada por quantos núcleos ela possui. Cada núcleo é essencialmente uma CPU em si, e muitos programas são escritos para que vários núcleos possam trabalhar no processamento dos dados que o programa requer ao mesmo tempo, aumentando muito a rapidez com que o programa pode ser executado.

CPUs modernas tem pelo menos dois núcleos, com muitas tendo quatro, oito ou até mais. Ter múltiplos núcleos certamente lhe dará um aumento de velocidade, mas isso depende do tipo de programa que você está executando. Um processador quad-core pode realizar algumas tarefas, como edição de vídeo, quase duas vezes mais rápido que um chip dual-core. mas isso não será o caso em todas as situações. Comparações e testes de desempenho podem te ajudar a saber mais sobre isso.

Nomes dos modelos de processadores

Existem dois fabricantes principais de CPU na indústria de computadores: AMD e Intel. Ambas as empresas criam vários CPUs diferentes sob muitos nomes de modelos diferentes, mas esses nomes, como Core M ou Atom, não dizem muito sobre os recursos de uma CPU. A Qualcomm é outra grande empresa do ramo, mas faz processadores voltados para dispositivos móveis.

O que vocês conhecem de processadores? Quais outras dúvidas tem?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário