O que é NTFS? E exFat?
Esteja você formatando uma unidade interna, unidade externa, unidade flash USB ou cartão SD, o Windows oferece a opção de usar três sistemas de arquivos diferentes: NTFS, FAT32 e EXFAT. A caixa de diálogo de formatação no Windows não explica a diferença, então o faremos.
O que é um sistema de arquivos?
Um sistema de arquivos fornece uma maneira de organizar uma unidade. Ele especifica como os dados são armazenados na unidade e que tipos de informações podem ser anexados a arquivos – nomes, permissões e outros atributos. O Windows suporta três sistemas de arquivos diferentes. NTFS é o sistema de arquivos mais moderno. O Windows usa o NTFS para sua unidade de sistema e, por padrão, para a maioria das unidades não removíveis.
Leia também
O FAT32 é um sistema de arquivos mais antigo que não é tão eficiente quanto o NTFS e não suporta um conjunto de recursos tão grande, mas oferece maior compatibilidade com outros sistemas operacionais. O EXFAT é um substituto moderno para o FAT32 – e mais dispositivos e sistemas operacionais suportam -o do que o NTFS -, mas não é tão difundido quanto o FAT32.
O que é NTFS: sistema de Arquivos NT
NTFS é o sistema de arquivos moderno que o Windows gosta de usar por padrão. Ao instalar o Windows, ele formate sua unidade com o sistema de arquivos NTFS. O NTFS possui limites de tamanho de arquivo e partição que são tão teoricamente enormes que você não corre contra eles. O NTFS apareceu pela primeira vez nas versões do consumidor do Windows com o Windows XP, embora tenha estreado originalmente com o Windows NT.
O NTFS está repleto de recursos modernos não disponíveis para FAT32 e EXFAT. O NTFS suporta permissões de arquivo para segurança, um diário de mudança que pode ajudar a recuperar rapidamente erros se o seu computador travar, cópias de sombra para backups, criptografia, limites de cota de disco, links rígidos e vários outros recursos. Muitos deles são cruciais para uma unidade de sistema operacional – especialmente permissões de arquivo.
Sua partição do sistema Windows deve ser NTFS. Se você tiver uma unidade secundária ao lado do Windows e planeja instalar programas, provavelmente deve seguir em frente e fazê-lo também. E, se você tiver alguma unidade em que a compatibilidade não seja realmente um problema, porque você sabe que apenas as usará nos sistemas Windows – vá à frente e escolha o NTFS.
Apesar de suas vantagens, onde o NTFS não possui é compatibilidade. Funciona com todas as versões recentes do Windows – tudo de volta ao Windows XP -, mas possui compatibilidade limitada com outros sistemas operacionais. Por padrão, os Macs só podem ler unidades NTFs, não escrevem para eles.
Algumas distribuições do Linux podem permitir o suporte a escrever NTFS, mas alguns podem ser somente leitura. Nenhum dos consoles do PlayStation da Sony suporta NTFs. Até o próprio Xbox 360 da Microsoft não pode ler unidades NTFS, embora as novas séries Xbox X, S e um possa. Outros dispositivos são ainda menos propensos a suportar NTFS.
Compatibilidade: funciona com todas as versões do Windows, mas somente leitura com Mac por padrão, e pode ser somente leitura por padrão com algumas distribuições Linux. Outros dispositivos – com a exceção do Xbox One da Microsoft – provavelmente não suportarão o NTFS.
Limites: nenhum tamanho realista do arquivo ou limites de tamanho de partição.
Uso ideal: use-o para a unidade do sistema Windows e outras unidades internas que serão usadas apenas com o Windows.
O que é FAT32: File Allocation Table 32
O FAT32 é o mais antigo dos três sistemas de arquivos disponíveis para o Windows. Foi introduzido em todo o Windows 95 para substituir o sistema de arquivos FAT16 mais antigo usado no MS-DOS e Windows 3.
A idade do sistema de arquivos FAT32 tem vantagens e desvantagens. A grande vantagem é que, por ser tão antiga, o FAT32 é o padrão de fato. As unidades flash que você compra geralmente são formatadas com o FAT32 para obter a máxima compatibilidade não apenas com computadores modernos, mas outros dispositivos como consoles de jogos e qualquer coisa com uma porta USB.
As limitações vêm com essa idade, no entanto. Os arquivos individuais em uma unidade FAT32 não podem ter mais de 4 GB de tamanho – esse é o máximo. Uma partição FAT32 também deve ter menos de 8 TB, o que é menos uma limitação, a menos que você esteja usando unidades de alta capacidade.
Embora o FAT32 seja bom para unidades flash USB e outras mídias externas – especialmente se você souber que as usará em algo que não seja o Windows PCs – você não deseja o FAT32 para uma unidade interna. Falta as permissões e outros recursos de segurança incorporados no sistema de arquivos NTFS mais moderno. Além disso, as versões modernas das janelas não podem mais ser instaladas em uma unidade formatada com FAT32; Eles devem ser instalados para unidades formatadas com NTFS.
Compatibilidade: funciona com todas as versões do Windows, Mac, Linux, Consoles de jogos e praticamente qualquer coisa com uma porta USB.
Limites: tamanho máximo de arquivo de 4 GB, tamanho máximo de partição de 8 TB.
Uso ideal: use-o em unidades removíveis nas quais você precisa de compatibilidade máxima com a mais ampla gama de dispositivos, assumindo que você não possui arquivos de 4 GB ou tamanho maior.
O que é exFAT: Extended File Allocation Table
O sistema de arquivos EXFAT foi introduzido em 2006 e foi adicionado às versões mais antigas do Windows com atualizações no Windows XP e Windows Vista. O EXFAT é otimizado para unidades flash – projetado para ser um sistema de arquivos leves como o FAT32, mas sem os recursos extras e a sobrecarga dos NTFs e sem as limitações do FAT32.
Como o NTFS, o EXFAT possui limites muito grandes em tamanhos de arquivo e partição., Permitindo armazenar arquivos muito maiores que os 4 GB permitidos pelo FAT32.
Embora o EXFAT não corresponda à compatibilidade do FAT32, ele é mais amplamente compatível que o NTFS. Enquanto o MacOS inclui suporte somente leitura para o NTFS, os Macs oferecem suporte completo de leitura e gravação para o EXFAT. As unidades EXFAT podem ser acessadas no Linux instalando o software apropriado. Os dispositivos podem ser um pouco misturados. O PlayStation5 e o PlayStation 4 suportam o EXFAT; O PlayStation 3 não. A série Xbox X, S e uma suportam, mas o Xbox 360 não.
Compatibilidade: funciona com todas as versões do Windows e versões modernas do macOS, mas requer software adicional no Linux. Mais dispositivos suportam o EXFAT do que os NTFS, mas alguns – principalmente os mais antigos – podem suportar apenas o FAT32.
Limites: nenhum tamanho realista do arquivo ou limites de tamanho de partição.
Uso ideal: use-o quando precisar de tamanho maior de arquivo e limites de partição do que o FAT32 e quando você precisar de mais compatibilidade do que o NTFS oferece. Supondo que todos os dispositivos que você deseja usar a unidade com suportes EXFAT, você deve formatar seu dispositivo com o EXFAT em vez de FAT32.
O NTFS é ideal para unidades internas, enquanto o EXFAT geralmente é ideal para unidades flash. No entanto, às vezes pode precisar formatar uma unidade externa com o FAT32 se o EXFAT não for suportado em um dispositivo com o qual você precisa usá-lo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como usar o comando chkdsk?
Windows 10, como baixar a ISO original?
Como escolher a versão do Windows que você precisa?
Quais as diferenças entre Mac e Windows?