Usar chaves WAP ou WPA? O que são?
O sinal de rádio emitido pelas redes sem fio podem ser facilmente acessados por qualquer pessoa no raio de alcance do mesmo. Ao contrário das redes com fio em que é possível barrar o acesso físico aos pontos de rede, a rede wireless torna o acesso fácil para qualquer usuário mal intencionado. Para dar segurança aos dados trafegados, somente consegue decodificar os sinais de rádio quem tem a senha da rede. Esta senha utiliza os padrões WEP ou WPA. Na configuração do dispositivo para que ele acesse uma rede sem fio, é necessário informar o padrão e a senha em si. O padrão WEP já teve falhas de segurança expostas e sempre que possível não deve ser utilizado. O WPA é mais seguro e sua utilização é recomendada sempre que possível.
Leia também
- O que fazer se a rede WiFi não aparece no computador?
- Fone de ouvido bluetooth ou com fio? Qual o melhor?
WEP significa Wired Equivalent Privacy e WPA é a sigla Wi-Fi Protected Access.
WEP e WPA são diferentes forma se realizar a autenticação de usuários em uma rede sem fio. Usuários tem acesso à esta sigla quando precisam fazer as configurações de rede sem fio em seus telefones ou computadores. Muitas vezes o tipo de autenticação é detectado automaticamente e o usuário sequer vê as siglas, mas tem apenas que digitar a senha.
Quando se trata de configurar o roteador sem fio ou o access point que irá prover o sinal de rede, aí sim é necessário escolher qual autenticação deverá ser usado. Pelas vulnerabilidades já expostas do WEP, seu uso não é recomendado. Administradores de rede devem usar WPA ou WPA2 para autenticação em suas redes.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Wi-Fi 802.11 a/b/e/g/n/r/ac/ad. Afinal, o que significa isso?
Monitoramento de rede
Como rotear a internet?
10 coisas que você não deve fazer com o seu roteador WiFi