Cabo Cat6: o que é?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Quando o CAT6 foi introduzido pela primeira vez, aproximadamente 50% mais caro que o CAT5E, tornando-o proibitivo para muitos instaladores. No entanto, os custos do cabeamento CAT6 reduziram substancialmente ao longo dos anos a ponto de o aumento do custo ser relativamente aceitável.

Mais importante, fornecendo maior largura de banda sobre o CAT5E e permitindo taxas mais altas de transferência de dados, o cabeamento CAT6 agora se tornou um requisito básico para novas instalações para oferecer suporte a aplicativos de rede de gigabits e suportar larguras de banda de até 250MHz.

Leia também

Esta postagem desmistificará o cabo CAT6 e seus aplicativos de rede.

O que é o cabo Cat6?

Aborto para a categoria 6, o CAT6 é um padrão de cabo Ethernet definido pela Associação de Indústrias Eletrônicas (EIA) e pela Associação da Indústria de Telecomunicações (TIA). Para que é o cabo Cat6 usado?

Como a sexta geração de cabos Ethernet de par torcido, o Cat6 consiste em quatro pares torcidos e é encerrado por um RJ45 ou terminado em um patch ou em um keystone jack. Teoricamente, a velocidade máxima do cabo da rede CAT6 é de 10 Gbps.

Qual a distância máxima de um cabo Cat6?

Uma única corrida de cabo Ethernet foi projetada para funcionar a uma distância máxima de 100 metros (328 pés). Um comprimento maior do que isso resultará em problemas como pacotes perdidos, desempenho reduzido e perda de sinal ao implantar o cabo CAT6.

O comprimento máximo de um cabo CAT6 geralmente consiste em 90 metros (295 pés) de cabos “horizontais” sólidos entre o painel de remendo e o conector da parede, mais 5 metros (16 pés) do cabo entre cada conector e o dispositivo anexado. Para 10GBASE-T, um cabo CAT6 não blindado não deve exceder 55 metros.

O cabo Cat6 é compatível com o cabo CAT5E?

Os cabos CAT5E vs Cat6, ambos utilizam a mesma peça final, ou seja, eles podem se conectar às mesmas portas. As diferenças estão em suas capacidades, bem como os métodos e materiais usados para fabricá-los. O “final” que todos os cabos têm em comum é o RJ45, e é capaz de conectar-se a qualquer conector Ethernet em um computador, roteador, interruptor POE ou outros dispositivos.

Quais são as aplicações típicas dos cabos de rede Cat6?

Os instaladores geralmente usam cabos Cat6 no backbone da rede em conjunto com a fibra óptica. Embora um pouco mais caro que o CAT5E, o cabo Cat6 é mais confiável a distâncias mais longas que o CAT 5E e um bom ajuste para a onda de tecnologias de 60W e 90W de energia sobre Ethernet (POE) atualmente no mercado. Com o potencial de velocidades mais altas e menos diafonia, o Cat6 atualmente domina as redes domésticas e corporativas como o cabo de escolha.

Definição do Cat6

O Cabo Cat6 promove um desempenho melhor da transmissão de dados, além de ser uma categoria mais moderna e recente. (Imagem: Cable Wholesale)

Cabos CAT6 para vários cenários em casa ou rede corporativa

Os cabos CAT6 podem ser classificados em diferentes tipos de acordo com diferentes especificações: CAT6 não blindado e CAT6 blindado em termos de tipos de blindagem, e Cat6 sólido e Cat6 encalhado em termos do condutor de cobre em pares. Com relação à classificação da cobertura do cabo, existem cabos CM, CMR e CMP CAT6. As opções de cabo Cat6 variam de diferentes cenários de aplicação.

Cabo Cat6 não blindado versus blindado, como se diferenciar?

O cabo CAT6 não blindado, ou UTP CAT6, é um tipo de cabo com fios que são torcidos juntos para reduzir o ruído e a diafonia.

O CAT6 blindado é um cabo de par torcido confinado em um escudo de folha ou malha que protege o cabo contra interferência eletromagnética (EMI), ideal para redes de alta velocidade, como data centers, onde são usadas redes de 10GBASE-T-10Gbe mais sensíveis para EMI.

O CAT6 não blindado pode ser usado entre o seu computador e a parede, mas os cabos Cat6 blindados são mais adequados em áreas com alta interferência e cabos de passagem ao ar livre ou nas paredes internas.

Cabo CAT6 Sólido vs trançado, qual escolher?

O cabo sólido usa um único pedaço de cobre para o condutor elétrico, enquanto o trançado usa uma série de cabos de cobre torcidos juntos. Portanto, o cabo preso é mais flexível e pode ser usado em sua mesa ou em qualquer lugar que você possa mover o cabo com frequência. O cabo sólido não é tão flexível, mas também é mais durável, o que o torna ideal para instalações permanentes, bem como ao ar livre e nas paredes.

Devido à alta atenuação, as execuções de cabo presas devem ser mantidas curtas para diminuir a chance de introduzir ainda mais atenuação no sistema. É melhor manter os comprimentos dos cabos de remendo encalhados abaixo de 6 metros. É comum o uso de cabos de remendo presos para conectar cartões de interface de rede de estação de trabalho (NICs) e pontos de venda ou entre concentradores e painéis de patch, cubos e outros equipamentos montados em rack.

Cabos CAT6 CM vs CMR vs CMP, onde usar?

CABOS CAT6 CM-geralmente as classificações mínimas de proteção de cabos Ethernet e são apropriadas para instalação dentro de uma residência ou em um edifício comercial de um andar.

Cabo CAT6 CMR- “Riser-rated Cable”. Ele foi projetado para impedir que os incêndios se espalhem entre os pisos através de risers ou eixos verticais.

Cabo CAT6 CMP- “Plenum-rated Cable”. A proteçãoé feita de um material que retarda a disseminação de chamas e não emite muita fumaça ou gás tóxico quando queimado. Portanto, é adequado para espaços de plenum, onde os dutos de ar do edifício são conectados para aquecimento, ventilação e ar condicionado, como pisos elevados e tetos de queda. A maioria das casas não possui espaços de plenum significativos; portanto, o cabeamento plenum raramente é uma preocupação para as instalações residenciais.

Como conectar um cabo CAT6?

Os cabos de rede CAT6 vendidos on-line podem não atender às suas necessidades, ou podem precisar ser personalizados de acordo com algum aplicativo específico. Como fazer uma conexão CAT6? E como encerrar o cabo Cat6

Corte o comprimento necessário: puxe o comprimento necessário para o cabo e corte o cabo para o comprimento necessário. Dica: adicione um pouco de fio extra apenas por precaução.

Remova a proteção externa do cabo: tire o cabo a cerca de 1 polegada da extremidade com a ferramenta de stripper e remova a stripper.

Corte os pares de fios: torne-os retos o máximo possível.

Organize os fios: depende das configurações de fiação T568A / T568B que você está seguindo.

Pressione os fios planos e paralelos e corte a parte superior dos fios: 1/2 “(12,5 mm) de comprimento da base da proteção. NOTA: Deixar mais de 1/2” de desvio pode prejudicar a conectividade e a qualidade.

Insira os fios no plugue RJ45: com a superfície plana do plugue na parte superior.

Coloque o plugue com fio na ferramenta de crimpagem: faça um aperto firme à alça.

Repita: siga as etapas acima com a outra extremidade do cabo.

Teste: verifique se o cabo da rede funcionará no campo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário