O que é uma fonte modular? Como escolher?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Há uma grande variedade de coisas a considerar ao comprar uma fonte de alimentação, da potência à eficiência, mas antes disso, precisamos abordar a modularidade do componente. Para o novo construtor, as diferenças são óbvias, mas conhecer os benefícios e as desvantagens dos diferentes tipos de PSUs ou fontes às vezes pode não ser claro.

Aqui está um guia rápido sobre fontes de alimentação totalmente, semi e não modulares para fornecer uma melhor indicação do melhor PSU para você.

O que é fonte de alimentação não modular?

As fontes de alimentação não modulares têm a mesma aparência que as outras fontes de alimentação, exceto que os cabos são soldados a uma placa de circuito interna. Isso acelera a fabricação, tornando esses componentes feios mais baratos. Esses tipos de fontes de alimentação costumam aparecer nas compilações mais baratas, embora ainda façam um trabalho eficaz na alimentação do sistema, o ninho de cabos é uma desgraça. Se você está usando o melhor gabinete para PC, a última coisa que você quer são cabos com poeira em todo o lugar.

Leia também

Se você estiver com um orçamento limitado ou construindo um sistema em uma case fechada, uma PSU não modular é aceitável; no entanto, esteja ciente de que os cabos acumulam poeira e o fluxo de ar no interior será afetado negativamente, o que pode aumentar o estresse nos componentes do computador.

O que é fonte de alimentação semi-modular?

Como você pode saber pelo nome, a PSU semi-modular possui alguns, mas nem todos os cabos. As fontes de alimentação semi-modulares têm seus cabos principais, como o da CPU de 24 pinos, 8 pinos e um cabo PCIe, todos conectados a uma placa de circuito. Ao lado dos cabos dedicados, seus cabos SATA e, às vezes, um cabo PCIe extra são suas opções modulares.

Pense em uma PSU semi-modular como uma fonte de alimentação híbrida com uma mistura de atributos das PSUs não totalmente modulares.

Existem vários tipos de fontes de alimentação semi-modulares disponíveis:

As fontes de alimentação semi-modulares são uma ótima maneira de economizar dinheiro em sua nova construção. Com essas PSUs semi-modulares, você não precisa comprometer muito os cabos não utilizados, pois estará conectando a maioria dos cabos pré-conectados importantes. Vale a pena notar que você não pode usar cabos trançados com uma PSU semi-modular totalmente; portanto, lembre-se disso se estiver pensando em adquirir mods de cabos.

O que é uma fonte de alimentação totalmente modular?

Por fim, temos a fonte de alimentação totalmente modular e, como você espera, todos os cabos são colocados individualmente.

Se o seu orçamento permitir, não há negativos para uma fonte de alimentação totalmente modular e você deve estar se perguntando por que se incomodar em ser totalmente modular se você deseja conectar esses cabos importantes independentemente?

Embora isso possa ser um bom argumento, as PSUs totalmente modulares ainda são altamente recomendadas e são compatíveis com os diferentes cabos de energia coloridos, oferecendo um toque extra de design em sua construção.

Os principais benefícios de uma PSU totalmente modular são semelhantes às PSUs semi-modulares:

O fluxo de ar aumenta bastante graças à melhor flexibilidade de gerenciamento de cabos e a alguns soquetes extras para acomodar os cabos na PSU. Você também não terá um ‘ninho’ no meio do seu gabinete, pois apenas os cabos necessários serão usados.

Graças à quantidade reduzida de cabos instalados no interior do gabinete, haverá menos acúmulo de poeira. A falta de cabos e o espaço extra da caixa equivalem a temperaturas mais baixas e componentes mais felizes.

Para saber como escolher sua fonte, listamos alguns aspectos importantes para levar em consideração abaixo.

Fonte modular de computador

Uma fonte modular permite que você use apenas os cabos necessários para ligar o computador. (Foto: Alibaba)

Preço de fonte para computador

Os preços variam dependendo da modularidade da fonte de alimentação, com PSUs não modulares, muitas vezes sendo a opção mais barata. Os preços diferem entre os tipos, mesmo quando tem a mesma potência. Uma fonte de alimentação não modular é geralmente a opção mais barata, custando quase a metade do preço de uma fonte de alimentação totalmente modular.

As PSUs semi-modulares oferecem uma alternativa mais barata às PSUs totalmente modulares, no entanto, a economia não é muito grande e é aí que a sua escolha depende das necessidades individuais de sua construção.

Por fim, as PSUs totalmente modulares mais caras não são muito mais caras que as semi-PSUs; portanto, se você pode economizar um pouco mais de dinheiro, opte sempre pela opção modular. Ir para uma opção modular oferece um pouco mais de flexibilidade com sua versão atual ou futuras atualizações do computador.

Fluxo de ar com a fonte

O fluxo de ar é amplamente afetado por fontes de alimentação não modulares, devido aos cabos que se estendem pelo gabinete, da unidade de energia aos componentes. Esses cabos interrompem o fluxo de ar e também atraem poeira que pode levar ao superaquecimento / quebra dos componentes mais rapidamente. Embora você possa gerenciar PSUs não modulares por cabo para eliminar alguns dos efeitos do “ninho” de cabos, quase sempre há cabos não utilizados que precisam ser colocados em algum lugar e geralmente é uma bagunça desajeitada.

As fontes de alimentação semi-modulares e totalmente modulares permitem a melhor eficiência do fluxo de ar. Embora esses tipos sejam mais caros em comparação às fontes de alimentação não modulares, o fato de fornecerem o melhor desempenho é o que as torna um investimento inteligente.

Lembre-se de um bom fluxo de ar e menos poeira prolongará, na maioria dos casos, a vida útil dos componentes do seu computador.

Estética das fontes modulares

Uma grande desvantagem das fontes de alimentação não modulares é a massa feia de cabos que acaba em uma grande bola. Eles são uma desgraça e só devem ser considerados para o construtor de orçamento ou para casos de PC sem janelas.

Com a capacidade de usar apenas os cabos necessários com fontes de alimentação totalmente modulares e semi-modulares, você pode garantir a capacidade de obter o melhor gerenciamento de cabos. Isso garante que o ar possa fluir eficientemente dentro e fora do seu gabinete, mas você também possui um sistema esteticamente agradável, especialmente quando combinado com um gabinete de PC de vidro temperado.

Temperatura da fonte de computador

Quando se trata de temperaturas, está intimamente ligado ao fluxo de ar. Isso ocorre porque quanto mais cabos estiverem instalados no sistema, menos ar será bombeado pelos componentes quentes, o que pode levar a um aumento da temperatura e, finalmente, reduzir a vida útil dos componentes.

As diferenças entre não modulares e totalmente modulares são bastante significativas, mas uma semi-modular faz um bom trabalho em termos de temperatura, desde que a maioria / todos os cabos estejam sendo utilizados.

Conveniência da fonte de computador

Algumas pessoas disseram que gostam da conveniência de uma fonte de alimentação não modular, pois está tudo em uma peça e pronta para uso, no entanto, elas não são tão convenientes quando você pensa sobre isso. A maioria, se não todas as fontes de alimentação modulares, são rotuladas informando aos usuários onde cada cabo está encaixado no bloco PSU principal, permitindo uma experiência mais amigável.

Ao instalar uma fonte de alimentação modular, é muito mais fácil distribuir seus fios, pois você não tem 3 ou 4 cabos extras não utilizados que você precisa desembaraçar enquanto constrói.

Quando se trata de substituir um componente ou remover um que exija energia, você pode simplesmente remover esse cabo se não for mais necessário ou se você precisar trocá-lo por outro com mais pinos.

Em resumo, quanto mais modular uma PSU, mais conveniente ela é.

Melhor qualidade do material

A qualidade da construção é sempre da marca e não do tipo de PSU. Fabricantes confiáveis produzem fontes de alimentação de alta qualidade, mas lembre-se de que as PSUs não modulares são mais básicas em geral, geralmente com o design ficando atrás. Você obtém o que paga com fontes de alimentação, que geralmente são de conveniência, design e eficiência, em vez de qualidade de construção.

Eficiência da fonte do computador

No passado, alguns fabricantes eram enganosos com as classificações de eficiência que acabaram aparecendo no “80 Plus”. 80 Plus é um programa voluntário que promove o uso eficiente de energia em PSUs. Este programa foi lançado em 2004 e certifica produtos com mais de 80% de eficiência energética em 20%, 50% e 100% da carga nominal.

Totalmente, fontes de alimentação semi e não modulares estão disponíveis em várias classificações de eficiência diferentes, para que você possa obter uma fonte Gold Plus sem gastar muito.

Dito isto, as PSUs não modulares que frequentemente estão em estoque normalmente têm uma classificação de eficiência máxima de bronze, embora algumas tenham melhores classificações. Bronze é bom, então não deixe que isso te desencoraje, mas se você quiser uma PSU mais eficiente, precisará pagar mais.

Suas fontes de alimentação semi e totalmente modulares estão prontamente disponíveis com classificações Silver/Gold+ e sobem até uma classificação chamada Platinum.

No passado, havia algumas preocupações com a eficiência das fontes de alimentação modulares, mas isso foi há muito tempo e você não verá quedas de tensão com uma fonte de alimentação modular moderna.

Por fim, se você pode colocar no seu orçamento, deve sempre obter uma fonte de alimentação totalmente modular.

Nesses cenários em que você está tentando economizar alguns centavos para obter a melhor CPU ou GPU, faz sentido escolher um PSU não modular de orçamento. Uma fonte de alimentação semi-modular não é uma má escolha, mas, a menos que sua construção exija um orçamento estrito, obtenha uma totalmente modular!

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário