Como testar uma fonte?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Testar uma fonte de alimentação manualmente com um multímetro é uma das duas maneiras de testar uma fonte de alimentação em um computador. Um teste de fonte corretamente executado usando um multímetro deve confirmar que a fonte de alimentação está em boas condições de funcionamento ou se deve ser substituída.

Estas instruções aplicam-se a uma fonte de alimentação padrão ATX. Quase todas as fontes de alimentação dos computadores feitos consumidores modernos são fontes de alimentação ATX.

Como testar uma fonte de alimentação com um multímetro?

Testar manualmente uma fonte de alimentação envolve trabalhar de perto com eletricidade de alta voltagem. A segurança deve ser sua principal preocupação durante um teste de fonte de alimentação e há vários pontos que você deve estar ciente antes de iniciar este processo, como desligar sua fonte da eletricidade e usar uma luva ou pulseira anti estática. Tome cuidado.

Leia também

Abra o gabinete do seu computador. Em suma, isso envolve desligar o computador, remover o cabo de alimentação e desconectar qualquer outra coisa conectada à parte externa do computador.

Para facilitar o teste de sua fonte de alimentação, você também deve mover seu gabinete desconectado e aberto em algum lugar fácil para trabalhar, como em uma mesa ou outra superfície plana e não estática.

Desconecte os conectores para o teste da fonte de computador

Desconecte os conectores de energia de todos os dispositivos internos.

Uma maneira fácil de confirmar que cada conector de energia está desconectado é trabalhar a partir do conjunto de cabos de energia provenientes da fonte de alimentação dentro do PC. Cada grupo de fios deve terminar com um ou mais conectores de energia.

Não há necessidade de remover a unidade de fornecimento de energia real do computador, nem há qualquer motivo para desconectar cabos de dados ou outros cabos que não sejam provenientes da fonte de alimentação.

Agrupe todos os cabos de alimentação e conectores para facilitar o teste.

Como você está organizando os cabos de energia, é altamente recomendável redirecioná-los e puxá-los o mais longe possível do gabinete do computador. Isso tornará o mais fácil possível testar as conexões da fonte de alimentação.

Teste de fonte

Faça os testes corretos com uma fonte para saber se ela está funcionando perfeitamente e se tudo está em perfeita conservação. (Foto: PCStats)

Começando o preparo para os testes da fonte

Coloque em curto os pinos 15 e 16 no conector de alimentação da placa-mãe de 24 pinos com um pequeno pedaço de fio.

Você provavelmente precisará dar uma olhada na tabela de pinagem de fonte de alimentação ATV de 24 pinos de 12V para determinar os locais desses dois pinos.

Confirme se o interruptor de tensão da fonte de alimentação localizado na fonte de alimentação está configurado corretamente para o Brasil.

Conecte a fonte de alimentação em uma tomada e ligue o interruptor na parte de trás da fonte de alimentação. Supondo que a fonte de alimentação seja pelo menos minimamente funcional e que você tenha encurtado os pinos adequadamente na Etapa 5, você deve ouvir a ventoinha começar a funcionar.

Só porque a ventoinha está funcionando não significa que sua fonte de alimentação está fornecendo energia para seus dispositivos corretamente. Você precisará continuar testando para confirmar isso.

Algumas fontes de alimentação não possuem um interruptor na parte de trás da unidade. Se o PSU que você está testando não, o ventilador deve começar a funcionar imediatamente após conectar a unidade na parede.

Teste da fonte de computador com multímetro

Ligue o multímetro e gire o multímetro para a configuração VDC (Volts DC – Corrente Contínua).

Se o multímetro que você está usando não tiver um recurso de variação automática, defina o intervalo para 10 V.

Primeiro, vamos testar o conector de energia da placa-mãe de 24 pinos:

Conecte a ponta de prova negativa no multímetro (preto) a qualquer pino com fio de aterramento e conecte a ponta de prova positiva (vermelha) à primeira linha de energia que você deseja testar. O conector de alimentação principal de 24 pinos possui linhas de +3,3 VCC, +5 VCC, -5 VCC (opcional), +12 VCC e -12 VCC em vários pinos.

Você precisará fazer referência à pinagem de fonte de alimentação de 24 V ATX de 24 pinos para os locais desses pinos.

Recomendamos testar cada pino no conector de 24 pinos que transporta uma voltagem. Isso confirmará que cada linha está fornecendo a tensão adequada e que cada pino está terminado corretamente.

Documente o número que o multímetro mostra para cada tensão testada e confirme se a tensão informada está dentro da tolerância aprovada. Você pode consultar as tolerâncias de tensão da fonte de alimentação para obter uma lista de intervalos adequados para cada voltagem.

Diagnóstico da fonte do computador

Há alguma voltagem fora da tolerância aprovada? Se sim, substitua a fonte de alimentação. Se todas as tensões estiverem dentro da tolerância, sua fonte de alimentação não está com defeito.

Se a sua fonte de alimentação passar nos seus testes, é altamente recomendável que você continue testando para confirmar se ela pode funcionar corretamente sob uma carga. Se você não estiver interessado em testar sua PSU ainda mais, pode reconectar tudo no computador para realizar outros testes. Agora, se ainda quer testar mais, precisamos continuar.

Desligue o interruptor na parte de trás da fonte de alimentação e desconecte-o da parede.

Reconecte todos os seus dispositivos internos a energia. Além disso, não se esqueça de remover o curto que você criou acima antes de conectar novamente no conector de alimentação da placa-mãe de 24 pinos.

O maior erro cometido neste momento é esquecer de ligar tudo de volta. Além do conector de alimentação principal para a placa-mãe, não se esqueça de fornecer energia para HDD ou SSD, unidade(s) óptica(s), placas de vídeo e outros dispositivos. Algumas placas-mãe requerem um conector de energia adicional de 4, 6 ou 8 pinos e algumas placas de vídeo também precisam de energia dedicada.

Conecte sua fonte de alimentação, ligue a chave na parte traseira, se você tiver um, e depois ligue o computador como você faz normalmente com o interruptor de alimentação na frente do PC.

Sim, você estará executando o seu computador com a tampa do gabinete removida, é perfeitamente seguro, desde que você tenha cuidado.

Não é comum, mas se o seu PC não liga com a tampa removida, você pode ter que mover o jumper apropriado na placa-mãe para permitir isso. Seu computador ou manual da placa-mãe deve explicar como fazer isso.

Repita as etapas de teste com o multímetro, testando e documentando as voltagens de outros conectores de energia, como o conector de alimentação periférico de 4 pinos, o conector de alimentação SATA de 15 pinos e o conector de alimentação de disquete de 4 pinos.

As pinagens necessárias para testar esses conectores de alimentação com um multímetro podem ser encontradas em uma lista de tabelas de pinagem da fonte de alimentação ATX.

Assim como no conector de alimentação da placa-mãe de 24 pinos, se alguma tensão cair muito além da tensão listada, você deve substituir a fonte de alimentação.

Quando o teste estiver concluído, desligue e desconecte o computador e coloque a tampa de volta no gabinete

Supondo que sua fonte de alimentação tenha sido testada corretamente ou que você tenha substituído sua fonte de alimentação por uma nova, você poderá ligar o computador novamente e / ou continuar a solucionar o problema que está tendo.

Dicas e mais informações

A sua fonte de alimentação passou nos seus testes, mas o seu computador ainda não está ligado corretamente? Há várias razões para um computador não iniciar, a não ser uma fonte de alimentação ruim. Continue com outros testes para tentar encontrar o problema.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário