Como funciona o Chromecast?
O Chromecast é diferente da maioria dos dispositivos eletrônicos que estamos acostumados. Outros dispositivos possuem uma interface independente, são maiores, tem uma aparência bonita, um papel de parede para o televisor. Não é assim com o Chromecast pois, basicamente, o dispositivo criado pelo Google para ser uma extensão dos dispositivos Android e dos programas do Google na sua televisão. Vamos entender um pouco melhor isso.
Como funciona o Chromecast?
O Chromecast depende de aplicativos em um smartphone, tablet ou um computador para transmitir conteúdo para o televisor no qual ele está conectado. Basicamente, é uma forma de tornar sua televisão “inteligente”, mas sem ter que comprar uma smart TV cara. O funcionamento do aparelho é simples.
Leia também
Conecte o Chromecast na saída HDMI do seu televisor e em uma saída USB (certas versões do Chromecast). Ligue o televisor e navegue pelo controle remoto com o botão “input” até a entrada HDMI onde você conectou o Chromecast. Ligue seu computador e acesse, pelo navegador Chrome, o site do Chromecast. Siga o passo a passo para configuração.
Com o Chromecast conectado à sua rede doméstica através de um protocolo sem fio, os aplicativos Android e de seu computador que são compatíveis com o aparelho irão reconhecê-lo. Basta apertar o botão “cast”, com a TV ligada no input HDMI onde está o Chromecast, e começar a aproveitar o dispositivo. Todo o controle é realizado através do aplicativo no smartphone, tablet, ou computador.
Chromecast funciona mesmo?
Sim, com certeza. O aplicativo Chromecast pode ser usado para controlar a reprodução de mídia, além do uso de outros aplicativos. Você pode espelhar a tela de seu dispositivo Android em seu televisor, o que é uma grande vantagem. O próprio aplicativo do Chromecast ainda é bem útil, dando muitas sugestões de outros programas, apps, e coisas novas que dá pra fazer com o aplicativo.
Em detalhes, o funcionamento do Chromecast:
Chromecast funciona bem, mas o que dá pra fazer com ele?
O Google Cast é bem suportado dentro das várias lojas de aplicativos do Google e da Apple, com centenas de aplicativos com suporte ao dispositivo. Netflix, Spotify, YouTube, são apenas alguns exemplos. É possível também espelhar a tela do seu dispositivo Android para jogos e outros aplicativos, o que é bem útil para o entretenimento. O melhor disso é que o jogo fica no televisor e o seu smartphone vira um controle de videogame.
Basicamente, o Chromecast vai transformar seu televisor em uma extensão do seu computador, smartphone, ou tablet, com a vantagem de ter uma tela muito maior.
Vale a pena comprar o Chromecast?
O preço é muito barato, e se você não tem uma smart TV, é uma ótima opção de compra. Ele é rápido, a transmissão tem excelente qualidade, e vai dar funções extras até mesmo para uma smart TV.
Agora, se você queria um aparelho independente, não conte com o Chromecast. Tudo que o dispositivo faz depende de um computador, tablet, ou smartphone. Não vai adiantar nada ter o Chromecast sem outro dispositivo para controlá-lo. Portanto, quem tem um notebook ou computador ligado à TV pode não fazer tanto proveito do Chromecast. Mas se for para poder usar na casa de amigos, parentes, e em outros lugares, pode valer a pena pela grande portabilidade do Chromecast.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Controle remoto para notebook: como escolher? Dá pra usar o smartphone?
Como conectar celular na TV?
Como fazer o som da TV sair no Home Theater?
Como ver itens salvos no Google e proteger sua privacidade?